Como viajar com seu PET para Portugal?


Para viajar para Portugal com o seu pet (cachorros e gatos) e necessário:

1- Primeiramente colocar um chip, esse chip é para identificação do dono do animal, não é para rastreá-lo, tem várias veterinárias qualificadas que colocam, o chip é colocado no dorso do cachorro ou gato e só deve ser posto por um profissional. Coloquei nas minhas o ano passado e custou 180,00 (chip com a colocação).

2- Após colocar o chip deve-se registrá-lo, isso é feito pelo site do chip escolhido onde se cadastra o animal pelo número chip, com foto, raça, nome, endereço, telefone etc.

3- Vacinar o animal com a vacina antirrábica.

4- Depois de uma semana para os anticorpos da vacina reagirem, deve-se fazer um exame de sangue específico. Faz-se o exame no consultório mesmo mas a veterinária deve saber como proceder com exame para viajar para a Europa, ou seja, o exame tem regras, deve ser enviado para o laboratório em São Paulo o único cadastrado pela Zoonose e aceito.

5- Voltar ao consultório veterinário para buscar o resultado do exame que leva de 1 a 3 meses para ficar pronto, se o resultado for satisfatório ou seja negativo, pedi-se um atestado com o laudo do exame.

6- Marcar o mais rápido possível pois tem validade, uma visita na zoonose da sua cidade, não é preciso levar o pet, apenas o atestado e o laudo com o exame mais docs.

7- Após pegar a liberação da zoonose uma espécie de passaporte animal, você tem de 3 a 5 dias para embarcar senão perde tudo.

8- Para viagem deve-se ter a passagem do pet. Até 8 kg contando com a caixa pode viajar a bordo, mais de 8kg só no porão. A bordo a caixa é de pano (essas macias) porque o pet irá embaixo da cadeira do passageiro da sua frente, e para viagem no porão comprar uma caixa de plástico de boa qualidade (resistente e que trave bem a porta), proporcional ao tamanho do pet, (ele deve conseguir ficar em pé e dar uma volta completa na caixa), NÃO pode ter RODAS.

9- No dia se achar válido levar o pet ao veterinário para colocar um soro para não desidratar, pode também conversar com seu veterinário de confiança sobre cuidados extras (medicação de enjoo, calmantes etc), porem lembro que NÃO é recomendado auto medicar o animal, principalmente com remédios para dormir, pois pet pode se machucar, batendo a cabeça em turbulência, na decolagem, etc. Lembrando também que tem remédios de humano que fazem mal para os pets.

10- No dia da viagem deve se levar todos os documentos do animal e chegar bem antes para a liberação do pet que irá no porão, o animal deve estar alimentado com algumas horas de antecedência e ter feito as necessidades, recomenda-se colocar na caixa cobertor caso a viagem seja para lugares frios (ração, tapete higiênico e água -cuidado para essa não virar e molhar o pet na viagem), tirar objetos que possam machucar ou incomodar o pet (coleiras apertadas, laços...).

11- Ao entrar na aeronave assegurar-se com aeromoça e se necessário piloto que tem um pet no porão paro que liguem o ar condicionado ou o aquecedor do porão (insista até ter certeza, pois a viagem será longa).

12- Viagem para Portugal deve-se avisar ao aeroporto para que disponibilizem um veterinário para a verificação do pet no desembarque, pago pelo dono e custo em média 30 euros.

OBS:
Para ordem cronológica, para escolha da companhia aérea (tem companhia que perde os pets), para os prazos, para a saúde de seu pet, para os documentos...com risco do animal ser deportado se houver algum erro.
O pet deve conhecer e se acostumar com a caixa semanas ou meses antes da viagem e deve levar objetos de seu apego para ter confiança e conforto durante a longa viagem.
Não esquecer da consulta veterinária obrigatória no aeroporto em Portugal.
Verificar as exigências dos outros países da Europa, tem alguns que mudam, acrescentam...
Verificar qual é seu pet, tem alguns que não são aceitos.
Filhotes menores de 3 meses não podem sair do pais para Portugal pois não tomaram a primeira dose da vacina.

LEMBRE-SE QUE O PET PAGA A PASSAGEM COM UM VALOR PARA BORDO E OUTRO PARA PORÃO E QUE A COMPANHIA DEVE SER AVISADA NA HORA DA COMPRA PARA RESERVAR O LUGAR DO PET E A PARTIR DE UM DIA ANTES LEMBRADA A TODO MOMENTO DO EMBARQUE DO PET.

PARA DETALHES E MELHOR ESCLARECIMENTO: http://oficina.pequenosmonstros.com/shop/viajando-com-animais/
Esse site tem um ebook grátis que ajuda muito!

Cuidado com os detalhes para que não haja nenhum problema.

BOA VIAGEM, NUNCA ABANDONE SEU MELHOR E FIEL AMIGO ELE JAMAIS TE ABANDONARIA!!!

Comentários

  • @Rita de Cássia, informações muito úteis.
    Realmente agradeço, e penso que vai ajudar muita gente.

    Que tudo corra bem, e que seus planos de viagem, mudança, emprego, e retorno para buscar família e seus pets corram da melhor forma.
  • @Rita de Cássia,

    obrigada pelas informações detalhadas.
  • Caiodib,
    eu que agradeço e muito a você e a todos que me responderam com tanto carinho, esse Fórum me ajudou muito e foi indicado pela ACP. Como não sou tão instruída no assunto, apenas uma estudiosa e curiosa por necessidade deixo o site http://oficina.pequenosmonstros.com/shop/viajando-com-animais/ como apoio, foi o que mais me informou e o que eu estou seguindo pois igualou nas exigências da companhia TAP que eu escolhi para viajar. Até na minha opinião inexperiente é a melhor para minhas cachorras e a que está mais viável para minhas condições.
    Tentei explicar da melhor forma no pouco tempo que tinha disponível, espero ter contribuído e peço desculpa se cometi erros.

    Paulo Moreira2,
    Pois é aqui no Brasil não falamos o melhor português e também estamos longe de falarmos o mais correto, temos muitas gírias que dão enfase a conjugação errada, a erros de gênero, números, grau, pronome...temos carência na educação, saúde, moradias, segurança...vários tipos de analfabetismo como o funcional, mas também temos um povo muito alegre, solidário, inteligente, guerreiro e criativo que sofrem com tanto preconceito de acharem que no Brasil só tem pessoas ignorantes e sem cultura, mas temos vários tipos de culturas como a experiencia de vida, somos muitas vezes doutores no que nos dedicamos, como uma mãe em ser dona de casa, uma avó em fazer crochê, um filho em andar de skate, etc.
    A criatividade vai muito alem como pode ver, aqui uma palavra tem vários sentidos, até as que são "estrangeiras" rsrsrs. Realmente acredito que morar e estudar no exterior nos torna mais cultos porem vejo com seu comentário que também mais críticos, impessoais e mais por fora da nossa "comunicação".
    Aqui nem todos falam o seu brazilêru, senão sabia pet, pets, são palavras usadas até nos consultórios veterinários, placas de rua, lojas veterinárias, livros, etc como referência aos animais.
    Quanto a sua indignação dos pets fazerem parte de uma discussão no Fórum destinado a obtenção da nacionalidade portuguesa é porque tem pessoas como EU que os amam e fazem questão de incluí-los na família, ou seja, na mudança, na viagem e aqui procuram também informação para levá-los com segurança, porque eles também tem documentos como passaporte e pagam passagem.

    ;-) :-) :-|


    No Brasil, infelizmente as garrafas pet como citado de Politereftalato de etileno que podem ser recicladas, muitas são jogadas nos rios e mares, poluindo e matando muitos animais. :-( Garrafas diferente de animais!

  • @Rita, boa colaboração com o fórum..
  • Complementando: este fórum é "Cidadania Portuguesa".
    Tem por objetivo a obtenção da nacionalidade, mas também a troca de informações pós nacionalidade (documentação, cartão de residência para família não portuguesa, etc). Como passam por aqui, muitos que têm animais e pretendem se mudar, as informações serão de valia.
  • Marcia,
    obrigada, somos tão massacrados diariamente com tantas críticas em todos os lugares até quanto queremos apenas nos doar, que esquecemos de aproveitarmos mais o que o outro tem para nos oferecer e acabamos retribuindo os massacres e nos privando de contribuir.
  • ESQUECI DE CITAR: QUE SÓ TERÃO UMA ÚNICA VEZ ESSA BUROCRACIA.
    QUE DEPOIS DESSE "TRABALHO" COM O PREPARO DOS PETS PARA A PRIMEIRA VIAGEM AO EXTERIOR, BASTA MANTER A VACINA DO PET VÁLIDA (APLICADA NO DIA CERTINHO, SEM ATRASO) QUE NÃO SERÁ NECESSÁRIO MAIS EXAMES, DOCUMENTOS, CONSULTAS.
    O EXAME E OS DOCUMENTOS SÃO VÁLIDOS PARA AS PRÓXIMAS VIAGENS, AS CAIXAS REAPROVEITADAS E A EXPERIÊNCIA TAMBÉM. ufa!!!
  • OBS: Mas vale lembrar que não pode perder a validade das vacinas, principalmente a antirrábica senão terá que fazer o exame de novo após uma semana da aplicação da antirrábica e após o resultado, o laudo, o atestado, a consulta na zoonose, etc, ou seja tudo de novo tirando a parte do chip. Saber que tudo pode mudar com o tempo e que cada país tem suas normas. Não custa verificar antes se ainda procede a informação dada.
    Viagens do exterior para o Brasil eu ainda não sei informar.
  • editado August 2017
    @Rita de Cássia, ótima complementação. Costumo sempre viajar de TAP quando vou para Portugal, e é bom saber que poderei contar com eles para levar os pets.

    E sobre usar palavras de outros idiomas, isso é bem mais comum que pensam, tanto no Brasil quanto em Portugal. Não só palavras no inglês, bem como do francês e alemão. Não é raro ver em artigos acadêmicos portugueses recheados de palavras francesas ou alemãs. E no cotidiano, para além de ver as placas de sinalização todas em inglês, as bombas de chocolate no Brasil, que levam o nome de Éclair em Portugal, e o exemplo mais forte disso, é a palavra stock, que em Portugal se escreve assim mesmo “stock”.
    Para além disso, pets são pets em Portugal também (petshops, petstores etc….).
    As expressões idiomáticas e neologismos só enriquecem o vocabulário de todos. Aprender e conviver com outros idiomas tem de ser algo natural, e nunca se perde a identidade nacional, mas muito pelo contrário, agrega-se cada vez mais valor e riqueza.
    Um idioma está sempre em constante evolução e transformação, vide diferença entre como o português do Brasil e de Portugal evoluíram ao longo dos séculos, e seus nuances, tanto internos quanto externos.
  • Esta postagem está bastante esclarecedora sobre como levar o seu pet a Portugal.
  • Boa tarde,
    muito bom o post!

    Mas alguém saberia como funciona no caso do transporte de uma passarinho para Portugal? ( Calopsita / Caturra )

    Passar um passo-a-passo ou então alguém que já tenha feito o processo.

    obrigado!
  • Olá, @danielgpb! Sugiro que veja o site da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (Portugal). É como se fosse o Ministério da Agricultura daqui do Brasil. Lá eles têm todas as informações sobre as exigências para entrada de animais de companhia em Portugal. A página específica sobre outros animais que não cães e gatos está em construção, mas acredito que você possa achar algumas informações que lhe interesse ou até tentar ligar para eles e se informar melhor. Espero ter ajudado.
    http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?actualmenu=15089&generico=15272&cboui=15272
  • Você também pode tentar se informar aqui no Brasil com o VIGIAGRO (SISTEMA DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA INTERNACIONAL): - Unidade do Ministério Da Agricultura para vigilância/trânsito de animais.

     AEROPORTO DE GUARULHOS –
    Tels: 2445-5956 / 2445-2800 / 2445-3683
    cvi.gru@agricultura.gov.br
  • @Vefel Obrigado!! Eu vou procurar melhor sobre o Assunto. Eu moro no RJ.

    PORÈM CASO ALGUÉM JÁ TENHA FEITO O PROCESSO DE LEVAR UMA CALOPSITA PARA PORTUGAL, POR FAVOR ME CHAMAR NO PRIVADO.

    OBRIGADO!
  • Boa tarde @danielgpb,
    Desculpe a demora em tentar lhe ajudar, pois estive sem acessar o site por falta de tempo, estou de mudança para Portugal e ainda tenho que resolver muitas coisas. Sobre sua calopsita, eu realmente não sei ainda sou leiga nesse assunto mas ao procurar mais informações achei algo não atualizado mas que mesmo assim serve de base porém é necessário ter informações atuais e precisa do assunto. Com nossos "filhotes- bicho filhos" não podemos arriscar. Por enquanto o melhor ao meu ver são as informações do @velfe, a Vigiagro é quem dita as normas da saída dos animais no Brasil porém precisará também se interagir com as regras da entrada do animal em Portugal. Pois tem animais que não são aceitos, algumas raças ou fora de período de vacina como os filhotes de cães e gatos antes de 3 meses ou ainda animais silvestres, alguns precisam da autorização do Ibama é se NÃO estou ENGANADA a Calopsita é uma! Também deve se informar com a companhia aérea que escolher para viajar pois elas além de saberem algo mais como consulta veterinaria obrigatório e paga pelo proprietário do cão ou gato no aeroporto de Portugal assim que desembarcar, também lhe informara sobre suas exigências, valores etc para transportar seu pet.
    Desculpas não poder lhe informar com precisão, mas vou colocar a nível de conhecimento o que eu achei relevante mesmo sendo de 2014, mas deve se atualizar pois pode ter havido alterações.
  • Boa tarde @danielgpb,
    Desculpe a demora em tentar lhe ajudar, pois estive sem acessar o site por falta de tempo, estou de mudança para Portugal e ainda tenho que resolver muitas coisas. Sobre sua calopsita, eu realmente não sei ainda sou leiga nesse assunto mas ao procurar mais informações achei algo não atualizado mas que mesmo assim serve de base porém é necessário ter informações atuais e precisa do assunto. Com nossos "filhotes- bicho filhos" não podemos arriscar. Por enquanto o melhor ao meu ver são as informações do @velfe, a Vigiagro é quem dita as normas da saída dos animais no Brasil porém precisará também se interagir com as regras da entrada do animal em Portugal. Pois tem animais que não são aceitos, algumas raças ou fora de período de vacina como os filhotes de cães e gatos antes de 3 meses ou ainda animais silvestres, alguns precisam da autorização do Ibama é se NÃO estou ENGANADA a Calopsita é uma! Também deve se informar com a companhia aérea que escolher para viajar pois elas além de saberem algo mais como consulta veterinaria obrigatório e paga pelo proprietário do cão ou gato no aeroporto de Portugal assim que desembarcar, também lhe informara sobre suas exigências, valores etc para transportar seu pet.
    Desculpas não poder lhe informar com precisão, mas vou colocar a nível de conhecimento o que eu achei relevante mesmo sendo de 2014, 2015 mas DEVE se ATUALIZAR pois pode ter tido algumas alterações.

    http://www.universodascalopsitas.com.br/notas/transporte/viajando-com-sua-calopsita/

    https://m.facebook.com/notes/universo-das-calopsitas/viajando-com-sua-calopsita/719580544757993/

    Espero ter ajudado um pouco.
    ABS Rita
  • @daniel gpb,
    Não sei se ainda é muito burocrático tirar o GTA, e se as companhias aéreas realmente rejeitam as amadas calopsita como li nos comentários, espero que já não seja mais assim pois os postes que te enviei são de 2014 e 2015 apesar de muito explicativos. O QUE QUERO MESMO TE DIZER é que NÃO DESISTA de LEVAR sua CALOPSITA, seus bichinhos de estimação, pois pense nele, como ficariam sem você lembre como eles são fiéis e jamais te abandonariam! Infelizmente tudo na vida, especialmente em nosso país, é custoso e demorado, mas com insistência, paciência e perseverança vencemos e será prazeroso tê-la contigo e terá paz no seu coração.
    ABS e Deus abençoe sua viagem para que tudo dê certo e sua calopsita faça uma ótima viagem.
    ABS Rita Salgado.
  • Adorei as dicas, muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.