Transcrição sem certidão de nascimento do português (mas tenho o nº de referência no ADB)
Prezados,
Estou para iniciar o processo de transcrição de casamento do meu bisavô português. O requerente será minha mãe (neta do português). Pelo que já andei lendo aqui no fórum, preciso dos seguintes documentos:
- certidão de casamento de inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada
- certidão de nascimento do nubente que for estrangeiro,de inteiro teor, com firma reconhecida do notário, e apostilada
- cópia simples da certidão de nascimento do nubente português.
- requerimento com reconhecimento de assinatura por AUTENTICIDADE (o requerente assina na frente do funcionário do cartório)
- cópia autenticada do documento de identificação (RG) do requerente
- Vale postal no valor de 120.00Euros
O único documento que ainda não tenho é a certidão de nascimento do português. Entretanto, já localizei o assento de batismo no Arquivo Distrital de Braga. Eles me passaram o número de referência "450.30.01 - P1726 - S2486".
Preciso solicitar a certidão de nascimento ao Arquivo Distrital de Braga ou somente informar no processo de transcrição o número de referência do assento de batismo já resolve?
Estou para iniciar o processo de transcrição de casamento do meu bisavô português. O requerente será minha mãe (neta do português). Pelo que já andei lendo aqui no fórum, preciso dos seguintes documentos:
- certidão de casamento de inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada
- certidão de nascimento do nubente que for estrangeiro,de inteiro teor, com firma reconhecida do notário, e apostilada
- cópia simples da certidão de nascimento do nubente português.
- requerimento com reconhecimento de assinatura por AUTENTICIDADE (o requerente assina na frente do funcionário do cartório)
- cópia autenticada do documento de identificação (RG) do requerente
- Vale postal no valor de 120.00Euros
O único documento que ainda não tenho é a certidão de nascimento do português. Entretanto, já localizei o assento de batismo no Arquivo Distrital de Braga. Eles me passaram o número de referência "450.30.01 - P1726 - S2486".
Preciso solicitar a certidão de nascimento ao Arquivo Distrital de Braga ou somente informar no processo de transcrição o número de referência do assento de batismo já resolve?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para a transcrição basta uma cópia simples.
A sua mãe vai requerer a nacionalidade como neta? Ela possui ligações efetivas com Portugal?
Então estou indo por partes. Primeiro vou fazer a transcrição de casamento do meu bisavô. Daí já surge a primeira dúvida. Eu, como bisneto, posso ser o requerente da transcrição?
A segunda dúvida é em relação à transcrição de óbito. Ela realmente é necessária?
A terceira dúvida é sobre o requerimento da nacionalidade para minha avó. Ela tem 94 anos, está debilitada e não tem condições de sair casa. Isso pode ser um problema?
O caminho é esse mesmo.Como é difícil para a avó assinar, a requerente poderá ser a sua mãe desde que ela envie uma certidão de nascimento junto aos documentos exigidos para provar a ligação com os avó portugueses. Ponta Delgada está exigindo que seja assim.
Não precisa informar o óbito.
Faça uma procuração específica da sua avó para a sua mãe, no site do IRN tem o modelo, um funcionário do cartório poderá reconhecer a firma da sua avó por AUTENTICIDADE em casa. Ou se preferir colha a assinatura diretamente no formulário 1-C. A vantagem da procuração é que servirá para cumprir alguma exigência futura.
A identidade da sua avó precisa ser recente. Algumas Conservatórias estão exigindo prova de vida quando o requerente é idoso.
A identidade precisa estar no prazo de validade - 10 anos - mas se a sua avó tiver uma nova identidade não precisaria da prova de vida que é uma declaração feita no cartório que no final é mais burocrático e caro.
muito obrigada pela sua resposta.
Vou solicitar a cópia do assento do meu bisavô ao Arquivo Distrital de Braga para poder fazer a transcrição de casamento.
A transcrição de casamento é só o primeiro passo. Depois ainda vou ter que requerer a nacionalidade para minha avó, depois para minha mãe e só depois a minha.
Minha dúvida é: preciso solicitar mais de uma cópia do assento do meu bisavô para os demais processos? Quero fazer um só pedido ao Arquivo Distrital de Braga já com a quantidade de cópias que vou necessitar.
Desde já agradeço.
Uma cópia será suficiente, pois para a transcrição você enviará um xerox simples. A que virá do Arquivo, acompanhada de certificação, será necessária apenas para a atribuição de sua avó.