Enviei os documentos sem Apostilar o Formulário 1C

Caros amigos do fórum, uma boa noite!

Alguém poderia me ajudar com minhas dúvidas?

Pois bem,

Enviei meus documentos a Portugal via correios apostilados (minha certidão de nascimento em inteiro teor, meu RG, tudo de acordo), porém o formulário 1C apenas reconheci minha assinatura presencialmente no cartório sem apostilar o mesmo, pois acreditava que não era necessário. Minhas dúvidas são:

1 - Será que meu processo pode "cair em exigência" por conta disso (somente por não ter apostilado o formulário 1C)?

1.1 - Se "cair em exigência" terei de pagar o vale postal novamente?

2 - Se "cair em exigência" e eu não precise pagar o vale postal, como faço para enviar sem pagar novamente?

OBS.: Estou tirando minha cidadania através de meu pai, que tirou a dele através de minha avó (portuguesa legítima), sendo também meu avô português legítimo.

Outra OBS.: Enviei ainda documentos portugueses, tais como: Cópia do cartão cidadão de meu pai, passaporte, CPF de minha avó, certidão de nascimento de minha avó.Tudo para poder comprovar que sou neto e filho de portugueses, alimentando ainda mais o processo com essas informações.

Desde já, agradeço à todos!

Bernardo.




Comentários

  • @Bernardo,

    Não se apostila o Formulário Modelo 1 C
    Somente o reconhecimento da firma por autenticidade
    Vc fez certo
  • @Maria Nélida

    Ah, sim! Ufa! rs

    Postei este questionamento, devido me informarem o seguinte via e-mail (uma das informações):

    "...O Impresso-modelo legal (imprimir frente e verso, 1 folha), anexo,
    devidamente preenchido e assinado, devendo a assinatura ser
    reconhecida presencialmente em Cartório e com Apostila de Haia;..."

    Essa informação acima diz respeito ao Arquivo Central do Porto (eles que informaram isso através de um anexo)

    Quando me informaram isso, fiquei preocupado.

    De qualquer forma, muito obrigado, Maria.

    Se tem algo a mais a acrescentar, serei grato! :]

    Bernardo.
  • eu acabei de enviar e apostilhei meu formulário, pois como já citado acima, o texto menciona o apostilhamento.
  • Boa tarde, desculpe repetir a pergunta, mas devemos apostilar o formulário 1c ou não?

    Agradeço a informação.
  • @marianaglguimaraes,
    Não, o formulário 1C é um documento português, no Brasil são apostiladas apenas documentos brasileiros. Apenas reconheça firma por autenticidade (deve ser assinado na presença do funcionário do cartório).
  • @Bernardo seu processo foi concluído, mesmo sem apostilamento no Mod.1C?
  • Pessoal, boa noite.
    Tenho duas dúvidas muito importantes para tirar e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar:
    1- Eu imprimi o formulário em duas páginas distintas, porém no cartório foi feito o apostilamento com o carimbo e visto nas duas páginas. Corre o risco de ser indeferido apenas por este motivo?
    2-Nos dados de documento de identificação eu coloquei as informações do RG, porém já há a naturalização e cartão cidadão. Devo fazer um novo formulário com os dados do cartão cidadão, ao invés do RG?
    Obrigado!
  • DeboraAvilaSilva sigo no aguardo. Assim que tiver novidades, posto aqui.
  • Alguém já recebeu sua cidadania enviando diretamente pelos correios para a Conservatória dos Registros Centrais?

    Posso reconhecer firma no formulário 1C sem fazer o apostilamento?

  • @Rogeriof nao mande para CRC, pois o processo demora mais de 1 ano. Mande para o Arquivo Central do Porto, que está demorando 6 meses.

    Nao precisa apostilar o formulário, somente reconhecer a assinatura por autenticidade

  • Valeu a dica Silvestre. Era o que eu precisava saber.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.