Registro tardio

Bom dia,

Gostaria de saber, se é possível dar entrada em um processo de cidadania PORTUGUESA, com uma certidão de registro tardio.

Pois a minha avó é filha de um portugues, mas ela não tem certidão de nascimento.
Ela nunca teve a certidão de nascimento.

Possui o nome do português somente na certidão de casamento da igreja e na certidão de batismo da igreja.

Assim, pensei em contratar um advogado e fazer o registro tardio judicial do nascimento dela, será aceitam esse documento para o fim de nacionalidade portuguesa ?

Comentários

  • @Felipe, antigamente os registros de nascimento eram feito nas paróquias.Verifique os dados e o local de nascimento de sua avó.
  • Ola! Estou passando pelo mesmo problema, minha avó diz que não tem certidao de nascimento, mas achei a certidao de batismo e casamento dela constando o nome do pai dela, que era portugues, Queria saber se eles aceitam o processo, se souber de alguma coisa me avise! Att, Paula Chaves
  • Bom dia! @felipe descobriu se é possivel?
  • editado April 2021

    Olá . Boa Noite.

    Estou numa situação complicada. Necessito do Registro de Nascimento de meu pai (filho do português).

    Já procurei ( fiz buscas ) em todos os RCPNs da Cidade do Rio de Janeiro, onde realmente ele nasceu.

    Mas, por um motivo ou outro não encontrei.

    Minha pergunta aos mais experientes, aos que nessa página conhecem bem do assunto, é a seguinte:

    PORTUGAL aceita Certidão de Nascimento Tardio de filho de português para a cidadania Portuguesa ?

    Eu agradeço muito aos quer puderem me dar essa informação.

    Cordialmente,

    EMILIO SALGUEIRO

  • @EMILIO_SALGUEIRO , você pediu busca em todos os RCPN?

    Por que não procura nos índices das circunscrições que estão no Family Search?

    Há diversos livros não indexados.

    Portugal não aceita registro tardio de nascimento nem restauração !

    Com um pouco de tempo e paciência, quem sabe você encontra?

    As circunscrições estão aqui: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DB13-BCV?owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573&wc=9GR9-T3F%3A113334201%2C113334204%2C117877301&cc=1582573

  • Olá @Leticialele

    Fiz buscas e todas negativas, em todos os RCPNs da Cidade do Rio de Janeiro, e infelizmente não encontrei.

    Tenho todas as negativas.

    Encontrei a da minha tia, irmã de meu pai, no 3º RCPN, onde ele deveria também ter sido registrado.

    No mesmo Cartório, 3º RCPN meu pai casou, e lá me disseram que os documentos anexados aos livros de casamentos foram incinerados, ou seja, se lá se encontrava a Certidão de Nascimento já não se encontra mais.

    É uma notícia ruim de que Portugal não aceita Registro de Nascimento Tardio. Talvez eu tenha que pedir uma Ação de Suprimento de Certidão de Nascimento.

    Vou seguir sua indicação e procurarei nos índices das circunscrições que estão no Family Search.

    Muito obrigado @Leticialele

  • editado April 2021

    @EMILIO_SALGUEIRO , alguns cartórios têm má vontade nas buscas.

    Preste atenção porque os índices de algumas circunscrições estão bagunçados, e há livros sem índice.

    É 3º RCPN ou 3a Circunscrição? Os RCPN só foram reformulados em 2012!

    De 1894 a 1939 eram pretorias; de 1940 eram Circunscrições; a partir de 2012 foram nomeados RCPN. Muitas digitalizações do FS são anteriores a 2012!

    É um trabalho de formiguinha, mesmo!!

    O cartório do casamento incinera os documentos apresentados na habilitação (o que inclui a certidão de nascimento) mas os livros não são incinerados!

    Também não dá para confiar muito na indexação do Family Search. Os três irmãos mais velhos da minha mãe foram registrados no mesmo cartório, mas o nome de uma das tias estava indexado com o sobrenome de uma das testemunhas! Só encontrei porque li nome por nome, livro por livro!

    Leva tempo, mas encontrar é recompensador!

  • @EMILIO_SALGUEIRO , como é o nome do seu pai?

  • editado April 2021

    @Leticialele .

    Boa Noite.

    Nome: ANTONIO SALGUEIRO

    Filiação: JOAQUIM SALGUEIRO e ERIDITA LONGO SALGUEIRO

    Data de Nascimento : 26 / 11 / 1930

    Batizado e Casamento na Freguesia de Santana-FST

    Entendo. Antes era área da 3º Pretoria, depois passou a ser 6º Circunscrição e hoje é o 3º RCPN.

    Ele é que é responsável por todos os Livros de Casamento e Nascimento das antigas 1ª, 2ª e 6ª Circunscrição.

    O 3º RCPN é o Cartório onde ele se casou, e certamente ele foi registrado lá também,. Isso é certo.

    Todos que nasceram naquela casa, naquele endereço, naquele bairro (Freguesia de Santana) foram registrados na 6ª Circunscrição que hoje é o 3º RCPN.

    > A coisa tá muito esquisita, meio estranha. Eu tenho a minha teoria de que, eles perderam, ou foi extraviado o livro de registro de nascimento e assim não podem emitir a segunda via, e eles não admitem isso.

    > Por outro lado existe sim, as anotações dos dados da certidão de nascimento dele às margens do Livro de Registro de Casamento.

    Mas, eles afirmam que não tem, pois se confirmam e me dão os dados, as informações, eles sabem que eu vou pedir a segunda via da certidão de nascimento do meu pai. E eles como ficam, se o Livro de Registro de Nascimento foi extraviado,....? Entende ?

    Não vejo outra opção a não ser, via judicial entrar com uma Ação e pedir a busca e apreensão do livro de registro de casamento em que meu pai está incluído, e pedir um perito judicial para folhear o livro e confirmar se tem ou não as anotações. Não vejo outra opção. 

    Muito Obrigado @Leticialele

  • @EMILIO_SALGUEIRO , você não encontrou nos índices do Family Search? Você procurou ou está confiando na negativa do Cartório?

    Se quiser, me dá o nome do seu pai e o ano do nascimento e procuro para você.

  • editado April 2021

    @Leticialele .

    • Procurei sim.....
    • Mas, entenda que, para Nascimento só vai até: Nascimentos 1930, Nov-1931, Ago, , e meu pai nasceu em 26/11/1930, nesse Livro eu já procurei um a um cuidadosamente.
    • Para Casamento só vai até Matrimônios 1950, Jun-Nov , e meu pai se casou em 1959.
    • Tá difícil.
    • Ontem mesmo eu recebi a Certidão de Nascimento da minha tia (irmã de meu pai), ela nasceu em 1933, foi registrada na 6² Circunscrição que hoje é o 3º RCPN.
    • Nome: ANTONIO SALGUEIRO
    • Filiação: JOAQUIM SALGUEIRO e ERIDITA LONGO SALGUEIRO
    • Nascimento: 26 / 11 / 1930
    • Muitíssimo Obrigado .
    • Abraços @Leticialele


  • @EMILIO_SALGUEIRO

    Você solicitou a busca na 3 RCPN pessoalmente? Esse cartório é um pouco complicado, é preciso insistir.

    Os livros da Freguesia de Santana não estão disponíveis online para o ano que você busca, do livro 313 (10/05 a 28/05/1929) pula para o livro 341 (06/10 a 30/10/1933). Com certeza a certidão que busca está compreendida nesses livros que faltam.

    O cartório te informou como foi feita essa busca? Se buscaram apenas na data informada?

    Eu li os seus tópicos antigos e talvez outra questão que deva considerar é que a data de nascimento do seu pai possa estar errada. Eu confirmei todos os dados da irmã dele, a Mafalda, no site do Detran http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

    Quando tento com o do Antonio, não confirma. Quando isso acontece, é pq algum dado da busca está incorreto.

    Também sou do Rio e tive que aprender sobre busca e cartórios para conseguir os documentos que eu precisava pq aqui é tudo muito complicado!

  • Olá @GlauciaBuarque

    Bom dia.

    Pedi as buscas de todas as formas possíveis. Através do site do 3º RCPN, e minha filha fez pediu 2 buscas diferentes pessoalmente, com espaço de até 5 anos depois e 10 anos. Ambas NEGATIVAS.

    Pois é o que eu venho dizendo. Faltam os Livros de 1930 e depois pula para 1933. No acervo do Arquivo Nacional acontece a mesma coisa. Questionei essa lacuna como Acervo do AN, e eles me disseram que não foram entregues para a digitalização. Estranho né mesmo? Entregaram de 1889 até 1929 e depois só de 1933 em diante. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    A Certidão de Nascimento de minha tia eu encontrei, e ela foi registrada na 6ª Circunscrição, atual 3º RCPN, pedi a busca e eles encontraram rapidinho.

    Todos os dados do meu pai estão corretos, nome, filiação, data de nascimento etc.......

    É aquilo o que já falei, tem algo de podre no Reino da Dinamarca.

    Wlw pela força @GlauciaBuarque

  • @EMILIO_SALGUEIRO , de quais RCPN você tem as certidões negativas?

  • @Leticialele

    Bom Dia.

    De todos os RCPNs da Cidade do Rio de Janeiro.

    DO 1º ao 14º. TODOS.

  • @EMILIO_SALGUEIRO , você tem a certidão de casamento dos JOAQUIM SALGUEIRO e ERIDITA LONGO SALGUEIRO? De que cidade era a Eridita?

  • editado April 2021

    @Leticialele .

    Boa Tarde.

    Desculpe-me pela demora em responder-lhe.

    Tenho sim a Certidão de Nascimento dos meus avós, JOAQUIM SALGUEIRO e ERIDITA LONGO SALGUEIRO.

    A minha avó ERITIDA LONGO SALGUEIRO nasceu na Cidade do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal.

    Mando-lhe a Certidão de Casamento deles e Cert. Nascimento da Eridita Longo Salgueiro, minha avó.

    @Leticialele , desculpe-me por não remeter as Certidões antes.

    Boa noite, e wlw muito.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @EMILIO_SALGUEIRO

    Boa noite,

    O seu caso seria melhor resolvido se vc falasse diretamente com o arquivo do cartório, informalmente.

    Sugiro que vc ligue para o cartório e peça para te repassar para o arquivo e informe a data de nascimento e a freguesia, pedindo para procurar um Antonio (filho de joaquim e eridita - foque no nome da mãe, pois é incomum) nos livros de novembro ou dezembro de 1930.

    ***RESSALTE QUE É DA FREGUESIA DE SANTANA***

    Eu imagino que o registro tenha sido feito na primeira semana de dezembro/1930.

    Vc liga e retorna horas depois ou no dia seguinte, sempre pedindo para falar com o responsavel do arquivo.

    Se tudo der certo, peça pelo NUMERO DO LIVRO + NUMERO DA PAGINA + NUMERO DO REGISTRO OU TERMO.

    No FS, está meio enrolado, pois a 6a Circunscrição teve varias pretorias. Para saber se é a terceira (santana), tem que olhar na primeira ou ultima pagina do livro.

    Esse talvez tenha sido o motivo de vc nao ter achado no livro de nov/1930 a Ago/1931, pois deve ter sido um livro da primeira ou segunda pretorias, que ficavam no centro, junto da terceira.

    Boa sorte!

  • @EMILIO_SALGUEIRO vc possui a certidão de casamento dos seus pais? Se tiver, post

  • @EMILIO_SALGUEIRO , procurei os registros do seu pai na 6a e 7a circunscrições. No site do Detran

    Que documentos você tem que comprovam que ele nasceu o dia 26 de novembro de 1930? A primeira identidade? Primeira carteira de trabalho? Certificado de alistamento/dispensa militar? Todos estão com a mesma data?

  • @guimoss . Boa Tarde. O escrevente responsável disse-me a mesma coisa e me forneceu o telefone do Arquivo. Mas, nunca atendem, nunca.

    O Livro com certeza é o da antiga 3ª Pretoria. Mas procurarei na 1ª e 2ª.

    Muito Obrigado pela força. Wlw mesmo.

  • @GlauciaBuarque .

    Boa Tarde.

    Anexo a Cert. Casamento de Antonio Salgueiro, meu pai.

    Uma tirada no Cartório 3º RCPN e outra retirada do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

    Muito obrigado pela força.....

  • @Leticialele .

    Boa Tarde.

    Todos os documentos estão com a mesma filiação e data de nascimento.

    RG, CPF, CTPS, CRC/RJ, Cart Funcional, ertc.......

    Acontece que a primeira identidade foi tirada no IFP/RJ quando já casado, e então tirou pela Cert. de Casamento.

    A Escola Técnica Mendonça de Carvalho no RJ, onde ele fez o Téc de Contabilidade, passou a ser do Grupo Tamandaré de Ensino, mudou de endereço e telefone, e quando ligo dizem que não podem fornecer essa informação.

    O Cert. de Reservista já não se sabe mais por onde está. Pedi ao Exército Brasileiro, mas tenho que saber a unidade militar em que ele serviu para poderem dar buscas, e eu não me lembro. Já passei e-mails para todas as unidades , nem todas responderam, mas as que responderam foram negativas.

    Quanto ao casamento, eu receio que ele tenha se casado apenas com a Certidão de Batismo, rsrsrsrsrsrs. Naquela época podia-se quase tudo né.

    Procurei o site do Detran/RJ e nada, no site do TJRJ e nada......

    Difícil. Mas, ainda sim fico com a minha teoria de que extraviaram o Livro de Nascimento dele, e existe informações averbadas no Livro de Casamento e eles dizem que não existe tais dados, informações, pois se me fornecem sabem que eu pedirei uma segunda via da Certidão de Nascimento. E, então eles não vão poder me fornecer. É isso.

    Difícil @Leticialele , @GlauciaBuarque , @guimoss

    Muito obrigado a todos vocês pelo esforço concentrado em ajudar-me.

  • @EMILIO_SALGUEIRO , tentou ver com a Igreja Santo Antonio dos Pobres se eles ainda têm os documentos antigos?

    R. dos Inválidos, 42 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20231-040

     ⋅Telefone(21) 2222-2586

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @EMILIO_SALGUEIRO

    Talvez vc tenha me entendido errado. Eu quis dizer que o livro mencionado pode ser de outra freguesia, ou seja, nao seria de santana.

    Eu imagino que o seu antepassado tenha sido registrado na freguesia de santana. Mas busque em tds os livros das freguesias que formam o atual 3 rcpn (1, 2 e 3 pretorias = 6 circunscrição).

    E tem que continuar ligando para o arquivo ou pedir para o funvionario do cartorio repassar diretamente para o arquivo.

    Vc tb poderia verificar a igreja de santana.

    Igreja de Sant'Ana

    Endereço: Praça Cardeal Leme, 11 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20230-250

    Telefone(21) 2222-1299

    E tambem há o arquivo da cúria do RJ, que possui os livros, conforme informação da propria instituição:

    "Em Acervo temos livros de casamentos desta igreja que vão até 1915 e após este período a partir de janeiro/1931."

    Talvez o do seu parente esteja em um ou ambos desses lugares.

    Boa sorte!

  • Olá @Leticialele

    Bom dia.

    Já vi sim na Igreja onde ele se casou e a que foi batizado. Não existe documentação alguma de nascimento.

    Abraços.

  • @guimoss

    Bom dia.

    Eu já pesquisei em todos os livros do atual 3º RCPN, ou seja, as antigas 1ª, 2ª e 3ª Pretorias que depois formou-se a 6º Circunscrição, bem como nas 1ª e 2ª Circunscrições.

    Acontece é que, existe uma laguna bem grande em todas elas, de1929 passa logo para 1933, em algumas só vão até Novembro de 1931 e nessas eu já procurei.

    O grande problema é que não tem os livros, é isso. Fiz buscas em mais de 8.000 certidões de nascimentos entre Novembro de 11930 até Dezembro de 1934 no acervo do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, bem como nos arquivos da FamilySearch.

    Ainda sim fico com a minha teoria. Mas, só com pedido judicial de Busca e Apreensão do Livro de casamento dele para ver se tem ou não tem as informações do nascimento averbados as margens desse livro. Estou viabilizando isso.

    Muito obrigado, agradeço a todos de coração pelo interesse e orientação.

  • @EMILIO_SALGUEIRO

    Vc tentou mandar um email para o arquivo da cúria?

    Vai demorar bastante, mas é mais uma fonte.

    Enquanto isso, vc tem que insistir no arquivo do cartório ou, se este continuar indisponível, tentar pela via judicial, na vara de registros públicos.

    Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.