qual seria o local com mais rapidez para dar entrada na atribuição de cidadania ?

Sou filha de portuguesa ,com certidão localizada.O bilhete de identidade e passaporte da minha mae já está com o nome de casada.
Será necessario fazer transcrição da certidão de casamento?
Qual seria o local onde terei mais rapidez para finalizar este processo?
«1

Comentários

  • Poderiam me ajudar com a relação atual de documentos para dar entrada por Portugal?
  • @claudia,
    sendo sua mãe a portuguesa,terá que transcrever o casamento
    No momento,a melhor Conservatória para transcrever casamentos é a de Ponta Delgada

    Documentos necessários veja nesse tópico

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7521/tondela-exigindo-transcricao-de-casamento-mesmo-pai-portugues-sendo-declarante
  • Mesmo ela já tendo documentos com o nome e estado civil casada no bilhete de identidade e passaporte?
    E ainda :meu pai e marido dela é Americano . Tenho que mandar a certidão de nascimento dele inteiro teor ,traduzida ,e com o reconhecimento do tradutor pelo consulado português? ou pelo consulado americano? tem como apostilhar ? nem saberia por onde começar!
  • @claudia
    Não me atentei ao CC e passaporte com nome de casada
    Veja no assento de nascimento da sua mãe se consta a averbação do casamento
    Caso não conste e só pra confirmar,envie um e-mail para registos.centrais@irn.mj.pt com os dados dos seus pais e peça o numero da transcrição.

    @Mei,obrigada
  • @Mei Obrigada!
    Mandei um e-mail para a conservatória de origem da certidão de nascimento dela ( Vila Pouca de Aguiar) e me responderam que não havia transcrição .Mas achei estranho pelo fato de os documentos já terem sido atualizados com o nome de casada .
    Vou tentar no registos.centrais@irn.mj.pt
  • @Mei Já enviei para a central,vou aguardar a resposta.
  • @Mei .Mandei a certidão de casamento apostilada pelo correio para uma advogada amiga que tinha procuração para fazer representar a minha mae e a transcrição já está feita.
    Gostaria de me certificar onde seria mais rápido realizar o processo de cidadania.... em qual conservatória está indo mais rápido? E se for lá pessoalmente?...vai realmente adiantar algum tempo no processo? teria que fazer agendamento?
  • @Claudia o tempo entre fazer pessoalmente e pelo correio é o mesmo.
  • @Vlad e @Mei Ainda me resta uma dúvida : qual a conservatoria que tem sido mais rapida ?
  • @Vlad e @Mei o pagamento pelo cartao de credito no site do Instituto de Registos e Notariado serve para qualquer conservatória?
  • Não, @claudia miranda.

    O pagamento via cartão de crédito, no site do IRN é só para processos que irão tramitar nas CRCentrais Lisboa.
    Envie seu processo para outra conservatória e pague através de vale postal internacional.
  • @Vlad e @Mei .Mais uma duvida: o formulario 1C pode ser reconhecido pelo cartorio no Brasil? por autenticidade?
  • @claudia, sim..em qualquer cartório.
  • @Vlad outra duvida.... o vale postal vai dentro do envelope com os documentos?
    E o tipo de envio : qual o melhor ? porque fazer seguro ?
    Estarei com tudo pronto amanha :
    Minha certidão de nascimento apostllada,meu rg apostilado (emissão 1999),a cópia simples da certidão de nascimento da minha mãe portuguesa,e o formulário 1C impresso frente e verso ,preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade.
    Como sou casada não deveria juntar minha certidão de casamento apostilada tambem?
    Tenho a cópia da transcrição da certidao de casamento dos meus pais feita no consulado... acha que deveria mandar?
  • @claudia ,as conservatórias exigem cópia do R.G.com até 10 anos ou passaporte q tenha filiação e sua certidão de nascimento de inteiro teor apostilada. Vc pode enviar pelo Correio SMS 7 dias úteis ou DHL 3 dias uteis.Não precisa enviar sua certidão de casada e nem a cópia da transcrição de casamento dos seus pais.O vale postal vc tira um cópia e coloca junto com os documentos.
  • @Vlad ,obrigada ,vou ter que tirar rg novo!Meu passaporte nao tem nome dos pais.
  • Pessoal, e qual conservatoria esta indo mais rapido para o processo de cidadania de mae pra filha?
  • @Vlad Tirei meu rg e apostilei e quanto a documentação ficou tudo resolvido.
    Tive a oportunidade de vir a Portugal e cheguei a Lisboa hoje,vou ficar uns dias e irei também ao norte de Portugal.
    Qual seria o local que pudesse dar entrada presencialmente que conseguisse maior rapidez?

  • @Claudia..acabei de postar em outro topico o mesmo assunto.Se tiver tempo, de um passada em Évora..é ainda desconhecida, mas vale a pena tentar e conhecer a Conservatória e sentir o clima.Quem sabe vc não será a pioneira a abrir caminho para outros.Se achar q não é favorável..tente Mangualde ou Tondela.Dizem q até Coimbra é interessante.
  • @Vlad vi algum comentario ruim sobre Évora...aqui no forum...mas vou tentar ir lá ! será que fazem por lá mesmo? porque se mandarem para Lisboa fica ruim!
    Será que Évora ou Tondela atendem sem agendamento?
  • editado September 2017
    @Claudia..confirme tudo pessoalmente..Evora ja informou q não envia para Lisboa..e acredito q não precisa agendar.Não custa tentar.,mas certifique-se tudo pessoalmente se é favorável fazer a atribuiçao por la...quem sabe vc não tem a grata surpresa do seu processo sair rapidamente..depois nos conte como foi

    .http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8390/atribuicao-crc-de-evora-informacoes-e-processos#latest
  • @Vlad Vou ligar e amanha vou tentar ir ate lá ... depois conto como foi!
  • @Vlad Estive hj em Évora , atendimento sem a menor condição ! A funcionária viu minha documentação superficialmente , disse que iria mostrar à conservadora .
    como havia juntado o formulário 1 C preenchido e assinado e com firma reconhecida por autenticidade ela retornou e falou que a conservadora disse que não ia analisar meus documentos e que daquela forma eu deveria enviar pelo correio !
    Falei que estava lá com o propósito de dar entrada pessoalmente e tinha me deslocado de Lisboa para isto , mas de nada adiantou !
    Falei que tinha um formulário em branco e preencheria e assinaria na presença ... mas de nada adiantou !
    A conservadora pelo visto quer se livrar de trabalho ...
    A atendente disse que casos simples como o meu são processados lá mesmo mas quando são mais difíceis mandam pra Lisboa ( SIC)
    Em suma, perdi meu tempo ... disse que estaria levando de 7 a 8 meses ...
    o telefone toda hora tocava pra ela , enquanto eu aguardava , com pessoas querendo falar sobre processos de nacionalidade , mas ela mandava dizer que estava ocupada e ligar outro dia.
    Eu tentei ligar antes várias vezes e o telefone estava fora de serviço .
    Achei muita má vontade e resolvi não dar entrada por lá .
  • @Claudia..então ÉVORA RISCADA DO MAPA...Quer um conselho? Faça na boa e velha Tondela.
  • @Vlad e @Mei , estive pensando em Mangualde .... vou de qq forma para o Norte e meu caminho é próximo a Viseu ... o que me dizem de lá ?
  • @Vlad liguei para Tondela , fui atendida pela Carla que me disse que só atendem com agendamento e só teriam pra data que já não estarei aqui .
    No porto atendem sem agendamento .
  • @Claudia vc pode tentar Mangualde ..veja se tá tudo certo com nomes e datas nas certidões e se não há divergências.
  • @claudiamiranda O mjrjunior conseguiu presencialmente em Mangualde em 25 dias(entre abril e maio), e presencialmente na 3 CRC do Porto em 31 dias(entre junho e julho). Na época, essas conservatórias eram novas, com poucos processos enviados, pelo menos aqui pelo fórum.
    Assim como fez o mjrjunior e deu certo, estando em Portugal, você tem a oportunidade de descobrir uma nova conservatória, que tenha poucos processos e quem sabe você possa fazer o seu com menos tempo ainda.
  • @Vlad e @Mei Já estou quase indo direto ao Porto mesmo....Liguei para Mangualde e disseram que o atendimento só com agendamento por e-mail,e para poderem agendar seria melhor encaminhar tudo por e-mail.
    Quanto ao tempo disseram que estão agora atendendo aos processos de Maio.
  • @Vlad e @Mei ,terminei minhas buscas!
    Ainda em Lisboa liguei para a conservatória de Amadora,fui bem atendida,informaram que poderia ir sem agendamento para mostrar os documentos ,mas que se tudo estivesse correto agendariam um retorno pra umas duas semanas após,e como falei que ia embora esta semana,disseram que poderiam haver desistências e me encaixar.
    Disseram ainda que tem autonomia para decidir ,nos casos mais simples ( mae pra filha ,no meu caso).
    Mas como já havia ligado para a 3CRC do Porto (alias 2 vezes) e me certificado que atenderiam sem agendamento,e ainda estava no meu caminho para a casa de familiares no Norte,resolvi ir direto pra lá.
    A conservatoria é pequena,só tinha um casal de brasileiros na minha frente consultando sobre a documentação.
    Logo fui atendida por Maria Manuela,que checou a minha documentação,mas disse que teria que agendar para fazer o processamentos documentos!....argumentei que havia ligado e sido informada que não necessitava agendar e vindo de propósito de Lisboa para isso e ainda que estava indo embora no dia seguinte... então ela foi falar com a conservadora que liberou o atendimento ,dai ela processou todos os documentos no sistema e já me forneceu um numero .
    Segundo ela esse numero vai ser trocado mais a frente?!
    Como estava com os documentos de meus tres irmãos também prontos ( uma vez que eles não estavam presentes) e ia dar entrada pelos correios,perguntei a ela como poderia fazer e mais uma vez ela foi questionar à Conservadora que liberou também o recebimento dos mesmos.Paguei tudo na conservatória em dinheiro mesmo ( podia ser multibanco também).
    Quanto ao prazo ela me informou que como o meu já estava lançado no sistema pessoalmente, irá levar de 2 a 3 meses.
    E quanto ao dos meus irmãos,sim.... vão ter que entrar na fila e como tinha havido o período férias estavam com muitos processos recebidos pelo correio acumulados ....devem demorar mais um pouco .
    Fiquei muito satisfeita com o atendimento!
    Agradeço a voces por todas as orientações!
    O unico senão foi a certidão de nascimento por inteiro teor original apostilada que levei
    ,que ela falou que solicitam só a cópia reprografica apostilada, mas que serviu mesmo assim.
    Agora é esperar ... quando tiver notícias , posto aqui!
    Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.