Antecedentes

Visitei o Site do consulado e na documentação por ele exigido não consta Antecedentes Criminais, em que momento é exigido?

Comentários

• vc esta entrando com pedido de atribuição ou naturalização?

ou seja vc e filho ou neto de português? ou e pelo tempo que mora em Portugal ou pelo casamento
  • Marcelo é por Atribuição!
  • Medureira

Nao precisa, so na Aquisicao que sim. Vc sabia que basci em Madureira? KKKKK
  • Maestro, obrigado pela informação, quando for no Rio vou conhecer.

Abraço
  • Mais uma duvida

Se entrar com o processo via consulado tenho que tirar o Cartão Cidadão atualizado para meu pai e se enviar direto para Pt não é necessário?
  • Madureira aki é o vila valqueire rsrsrsrsrs
    Se o seu pai portuga vc só manda as certidões p/ pt pelo correio, até mesmo q o consulado do Rio esta um rolo só, demorando muito tempo.
    Então mande pelo correio!
    pode tbm mandar um copia do BI de seu mesmo vencido só p/ reforçar.
  • COMO ARMAR OS PROCESSOS (ATRIBUICAO)
    Junte:
    1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
    2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.

Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C. De preferência envie uma certidão de cópia integral, o que pode diminuir o tempo de espera.

Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
    Envie o envelope por SEDEX MUNIDI.

Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
  • Muito obrigado pelas orientações!!
  • Madureira,
    Importantissimo: Certidao de nascimento do portugues como ultimamente estao pedindo com o casamento averbado.
  • Mais uma duvida

A minha certidão de nascimento de inteiro teor já consta o meu casamento, nesse caso já constará em meus registros em Pt ou ainda terei que fazer a transcrição para posteriormente tirar dos meus filhos
  • tera que fazer a transcriçao pra portugal na mesma .
  • Madureira,
    O averbamento que aparece na sua certidao brasileira é para o Brasil. Quando voce tenha a sua certidao portuguesa devera fazer a transcricao do casamento em Portugal.
    Houve um tempo em que sendo o portugues o declarante no registro de nascimento dos filhos, eles nao exigiam a transcricao, mas de uns tempos para ca estao pedindo. Algumas pessoas arriscam fazer o processo sem a transcricao, mas nem sempre funciona e ocasiona atrasados.
  • Mais uma

Reconhecendo a assinatura no formulário 1C por autenticidade não precisa legalizar no consulado?
  • Exatamente.
    A menos que quando voce va legalizar os documentos no consulado queira assinar presencialmente. Estou falando do Consulado do Rio de Janeiro.
  • Denise,
    tem algum problema se a identidade da pessoa requerente for um pouco antiga ou com mais de 5 anos?
    obrigado.
  • Nao sei. Tem que ver se o cartorio autentica copias de RGs plastificados. Estou fora do BR ha muitos anos e nao sei como esta isso da validade dos RGs. Sei que nao os de mais recente emissao nao devem ser plastificados.
    Pergunte no cartorio é mais seguro.
    Caso tenha problema com o RG pode tambem autenticar uma copia do passaporte e legaliza-la no consulado.
  • Boa Noite Denise,
    Obrigado pela informação. Vejo que estou no caminho certo.
    Sds,
    Alexandre
  • Duvida

A esposa de portugues que vive no Brasil, ao viajar com o marido não tem nenhum documento que facilite a entrada dela na UE a passeio?
  • tem sim , a certidao de casamento !
  • Mas para etrar em PT tera que entrar na fila de turista?
  • convem vc passar com ela na fila dos turistas , mas e super tranquilo nao se preoculpe com isso .
  • O que me deixa chateado é que casei em 14/11/81 e já vivia com minha esposa, pois quando casamos estava gravida de 4 meses, será que não cabe processo para tentar a cidadania?
  • Tenta uma declaracao de uniao estavel. Pergunte ao Consulado
  • Processo

Agora, o pior de tudo é que vemos que Portugal está todo informatizado, mas a gente não consegue ver um andamento dos processos pela net!
    Sinceramente, acho que isso é um retrocesso, já que aqui a gente tem todos os tribunais informatizados...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.