Antecedentes
Visitei o Site do consulado e na documentação por ele exigido não consta Antecedentes Criminais, em que momento é exigido?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
ou seja vc e filho ou neto de português? ou e pelo tempo que mora em Portugal ou pelo casamento
Nao precisa, so na Aquisicao que sim. Vc sabia que basci em Madureira? KKKKK
Abraço
Se entrar com o processo via consulado tenho que tirar o Cartão Cidadão atualizado para meu pai e se enviar direto para Pt não é necessário?
Se o seu pai portuga vc só manda as certidões p/ pt pelo correio, até mesmo q o consulado do Rio esta um rolo só, demorando muito tempo.
Então mande pelo correio!
pode tbm mandar um copia do BI de seu mesmo vencido só p/ reforçar.
Junte:
1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C. De preferência envie uma certidão de cópia integral, o que pode diminuir o tempo de espera.
Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
Envie o envelope por SEDEX MUNIDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_re
IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
Importantissimo: Certidao de nascimento do portugues como ultimamente estao pedindo com o casamento averbado.
A minha certidão de nascimento de inteiro teor já consta o meu casamento, nesse caso já constará em meus registros em Pt ou ainda terei que fazer a transcrição para posteriormente tirar dos meus filhos
O averbamento que aparece na sua certidao brasileira é para o Brasil. Quando voce tenha a sua certidao portuguesa devera fazer a transcricao do casamento em Portugal.
Houve um tempo em que sendo o portugues o declarante no registro de nascimento dos filhos, eles nao exigiam a transcricao, mas de uns tempos para ca estao pedindo. Algumas pessoas arriscam fazer o processo sem a transcricao, mas nem sempre funciona e ocasiona atrasados.
Reconhecendo a assinatura no formulário 1C por autenticidade não precisa legalizar no consulado?
A menos que quando voce va legalizar os documentos no consulado queira assinar presencialmente. Estou falando do Consulado do Rio de Janeiro.
tem algum problema se a identidade da pessoa requerente for um pouco antiga ou com mais de 5 anos?
obrigado.
Pergunte no cartorio é mais seguro.
Caso tenha problema com o RG pode tambem autenticar uma copia do passaporte e legaliza-la no consulado.
Obrigado pela informação. Vejo que estou no caminho certo.
Sds,
Alexandre
A esposa de portugues que vive no Brasil, ao viajar com o marido não tem nenhum documento que facilite a entrada dela na UE a passeio?
Agora, o pior de tudo é que vemos que Portugal está todo informatizado, mas a gente não consegue ver um andamento dos processos pela net!
Sinceramente, acho que isso é um retrocesso, já que aqui a gente tem todos os tribunais informatizados...