Pai português sem certidão de nascimento
SimoneMachado
Member
Boa tarde,
Estou iniciando meu processo por atribuição e gostaria de algumas orientações.
1.Meu pai é português, porém não tem certidão de nascimento, somente cartão cidadão. Como devo proceder? Devo solicitar uma segunda via ou não há necessidade ?
2. Para onde é melhor enviar a documentação via Vale postal?
Muito obrigada!
Estou iniciando meu processo por atribuição e gostaria de algumas orientações.
1.Meu pai é português, porém não tem certidão de nascimento, somente cartão cidadão. Como devo proceder? Devo solicitar uma segunda via ou não há necessidade ?
2. Para onde é melhor enviar a documentação via Vale postal?
Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
2-envie a documentação para uma das conservatórias listadas aqui no fórum
Estou dando entrada no meu processo de atribuição pelo meu pai português. Já consegui pelo Portal do Cidadão a certidão de nascimento do meu pai e estou juntando os outros documentos. Gostaria de rever aqui a documentação necessária e qual a melhor conservatória para enviar o processo. Pelo o que entendi nas discussões seriam:
- certidão nascimento do meu pai;
- cópia autenticada da minha identidade; (precisa ser apostilada? onde eu faço isso?)
- minha certidão de nascimento de inteiro teor, por cópia reprográfica e apostilada;
- Formulário modelo 1C preenchido e assinado, com assinatura reconhecida em cartório;
- pagamento do vale postal nos correios.
Estou fazendo tudo sozinha, então agradeço a ajuda de vocês.
A identidade, emitida há menos de 10 anos, cópia autenticada e apostilada,
O formulário assinatura reconhecida por autenticidade (tem que assinar na presença do funcionário do cartório)
é isso mesmo, o vale postal tem que ser enviado em nome do IRN com o endereço da mesma conservatória pra onde vai mandar os documentos. Motivo do vale é manutenção de residentes e a cotação do euro é a maior, no site dos correios consta como "EURO" e no sistema dos correios "euro para vale postal internacional". Não utilizar a euro exportação.
Estou com toda documentação pronta para enviar pelo correio para Tondela, porém uma amiga está indo para Portugal e se prontificou a entregá-la para mim. Alguém sabe me dizer se este caminho é melhor do que enviar pelo correio? Para isso, ela precisa de uma procuração minha?
Obrigada!
estou dando inicio a solicitação de atribuição pelo meu pai. Ele não possui certidão.
Tentei pelo portal do cidadão mas pede uma chave que eu não possuo.
Sei a data de nascimento, o ano e o local. Com essas informações consigo obter a certidão online?
Alguem sabe o passo a passo?
Desde já agradeço.
Ele nasceu em 21/03/1958.
João Luís Dias Santos da Fonseca
Marmeleira
Muitissimo obrigada.
Tentarei seguir esses caminhos.
Grande abraço