Formulário 1C tem assinatura do pai e mãe. A minha esposa não poderá comparecer no dia agendado.

editado August 2017 em Processos de Atribuição
É sobre a atribuição para os nossos filhos gêmeos de 5 anos. Nesse caso, como faço? Reconhecemos a assinatura dela no formulário 1C em cartório? Ou tem alguma procuração própria?

Comentários

• Você vai fazer pelo consulado? Eu fiz o dos meus filhos e reconheci a assinatura presencialmente no cartório e enviei direto para Lisboa.
    E olha que mesmo enviando para Lisboa foi bem rápido.
  • Poxa, já paguei a taxa de agendamento para os dois. Mas você imprimiu o formulário 1C, assinou você e seu esposo, reconheceram em cartório as assinaturas e enviou para Lisboa? Você pode falar o custo para Lisboa?
  • @Marcos Stelling,se fizer por Tondela fica pronto muito rápido porque menores de idade tem prioridade

Vc só terá que pagar o envio pelos correios que fica em média R$110,00 por EMS

Menores não pagam emolumentos,o processo é grátis
  • @Marcos Stelling,

pagou a taxa errada. O reconhecimento de assinatura presencial no consulado é gratuito.
    Não envie nada para Lisboa, conforme já escrevemos incansavelmente por aqui.
  • Melhor fazer em qualquer Cartório de Notas onde você e sua esposa tenham firmas abetas. Custa cerca de R$ 6 cada e podem comparecer no cartório em dias diferentes.

Contudo, o(a) português(esa) assina na linha 1 do quadro 5 do 1C.
  • Muito obrigado pelos retornos. Farei o reconhecimento de firma da assinatura dela na linha 2 do quadro 5 e eu que vou e tenho a cidadania, assino na frente do funcionário do consulado na linha 1. A taxa que paguei é de agendamento, estando errada a taxa, creio que posso pedir o ressarcimento. Tomara!!!
  • @Marcos Stelling,
    Vc e sua esposa tem que assinar na frente do funcionário.Seja no Consulado,seja no cartório.Verifique se na etiqueta está escrito a palavra AUTENTICIDADE
    Vc na primeira linha e sua esposa na segunda linha como disse A @Thereza
  • @Marcos assinamos na frente do funcionário do cartório. Paguei uns 30 reais pra enviar, porque conversei com a funcionária dos correios e não vi vantagem de mandar por EMS já que é a mesma empresa que vai enviar e vai tudo junto. Tinha levado os 120 pro EMS mas depois dela me explicar essa parte e que o seguro é de 30 reais na registrada e de 100 no EMS troquei a forma de envio. Mas fiz e mesmo por Lisboa acredito que menores o processo sai mais rápido. Ficou pronto em 6 meses. Mas se você nasceu no Brasil melhor enviar para qualquer outra conservatória que sai mais rapido ainda.
  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado August 2017
    @Marcia ele deve ser de SP, aqui o reconhecimento presencial no Consulado custa a "bagatela" de 125,00! Exceto alguns casos (conjuge e neto) Aqui em SP só não cobram pra respirar dentro do Consulado, quando fui em julho nem água tinha.
  • Recentemente li um relato de atribuição de menor por Tondela que saiu em 3 semanas.
  • @Vanessa, nao entendi a forma de envio que vc usou.. Nao foi EMS ?
  • Não @Flavio, mandei por documento prioritário. Todas as vezes (já mandei 3) e chegou direitinho, a última foi o processo do meu marido. Postei dia 26/07 às 16 horas e chegou dia 04/08 as 8 horas.
    Na ultima mandei por documento prioritário, com registro Internacional e AR e ficou R$ 38,35. Nas anteriores mandei uma sem AR e a outra com, ficou uns 25 reais.
  • Tem razão, @Vanessa RSP.
    Esqueci que o consulado de SP cobra pelo reconhecimento presencial no 1C. Absurdo!

Que bom que seus documentos chegaram bem e rápido!
    Mas, você correu risco, enviando por documento prioritário.
    Se até SEDEX EMS pode ser "perdido" dentro dos correios, imagine um prioritário.
  • Sou de Cabo Frio, Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Sim, vou reconhecer a assinatura da minha esposa no cartório aqui em Cabo Frio e eu assino na frente do funcionário do consulado. Os próximos documentos, envio pelos Correios então. É porque já paguei as taxas de agendamento e vou perder se não fizer agora no consulado do Rio de Janeiro.
  • @Marcos Stelling,

entre em contato com o consulado e veja se é possível eles te devolverem o dinheiro pago indevidamente.
    Bem, fica a seu critério.
  • Então @Marcia a primeira vez que eu fiz, levei dinheiro para o EMS mas a atendente falou que o risco de perder é o mesmo pq vai tudo junto, quando fui mandar agora perguntei de novo em outra agência e me responderam o mesmo.. E olha que o primeiro dos meus filhos mandei 2 vezes pq foi devolvido por eu não ter nascido na Europa ou Brasil e o AR da segunda também chegou direitinho em casa. Acho que mais seguro mesmo só DHL ou Fedex.
  • @Vanessa RSP,

o DHL é com certeza, o mais seguro. O prioritário permite também que se faça seguro?
  • @Marcia o prioritario tem um seguro de 30 reais o EMS de 100 reais. No comprovante dos correios diz que pode ser feito seguro além desse valor, porém nas agências que fui ninguém soube informar.
  • @Vanessa RSP,

então, 30 reais é muito pouco. Ainda acho que não vale a pena.
    Mas, deu super certo com você, ainda bem!!!
  • Boa noite!! Me tirem uma dúvida por favor?!? Já saiu a minha cidadania, dos meus gêmeos também. Já fiz a transcrição do casamento e já recebi. Agora o que preciso para legalizar a minha esposa? Obrigado!
  • Marcos se vc já e casado ha mais de 3 anos vc tem 2 opcoes, Ou nacionalidade base X ( para mulheres casadas anterior a 1981) ou aquisicão de nacionalidade pelo casamento artigo 3 .( para quem é casado ha mais de 3 anos.)

Veja nesses topicos as intrucões:

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2588/nacionalidade-por-efeito-base-x-conjuge-mulher-casada-com-portugues-antes-de-1981/p1

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-por-casamento/p18
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.