Sem resposta de Tondela após 1 mês de documentação e vale postal entregues

Pessoal,
Estou ajudando minha esposa no processo de Cidadania por Aquisição (neto).
Enviamos toda a documentação solicitada pela CRC de Tondela, fizemos e enviamos também o Vale Postal como requerido.
Entretanto está completando 1 mês que o malote foi entregue na CRC e ainda não obtivemos nenhuma resposta sobre o processo. Já enviamos emails e tentei ligar (nunca atende, responde numero inexistente).

Sabem se isto é normal ?
«1

Comentários

• @geraldo ligue na Linha de Registros entre 6:00 e 7:00 e pergunte se o processo foi numerado.Se foi, so esperar..

(+351)
    211 95 05 00 opçao 1, depois opçao 1
  • PRNPRN Member
    geraldof, qual foi a data em que o requerimento de sua esposa chegou à Tondela?
    O requerimento de minha mãe chegou em 30/06/2017 e até o presente momento não foi numerado. Porém, tenho a informação de que o vale postal já foi utilizado.
  • PRN, foi entregue 4 de Julho, um pouco então depois do seu. Consegui ligar hj e disseram que ainda não está enumerado. Como conseguiu ver que o Vale Postal foi sacado ?
  • Vlad Pen,
    Muito obrigado ! Com este numero consegui falar hj com eles, ainda não enumerado. Aguardar para ligar denovo dentro de algumas semanas.
  • PRNPRN Member
    geraldof, entrei em contato com os correios que, por sua vez, contataram o CTT Portugal, onde foi informado que um cheque foi enviado ao destinatário e que o mesmo deveria comparecer a uma agência bancária para fazer o levantamento. Posteriormente, recebi um e-mail da CRC respondendo ao e-mail que enviei indagando sobre o vale, tendo sido confirmada a sua utilização, inclusive obtive a mesma informação depois via contato telefônico com a CRC.
  • Pessoal, consegui via email a confirmação de recebimento do malote (documentos) e vale postal. Agora é esperar a "enumeração" do processo.
  • @geraldof , tem mais gente na mesma situação. @Regilmar @Andre Henriques
  • Alguem tem alguma novidade ?
  • Oi pessoal!o meu chegou a Tondela dia 10/07, não foi enumerado ainda, mandei uma email e recebi essa resposta: "Os documentos foram recebidos, no entanto devido ao elevado volume de entradas de pedidos de Nacionalidade os mesmos irão demorar a finalizar pelo que terá que aguardar pelo nosso contacto." Não vejo a hora de receber enumeração. Boa sorte para nós ; )
  • Mariana Vale, seu processo é de naturalização ou atribuição?
  • Olá pessoal, enfim, recebi hoje, 13/09, e-mail de Tondela informando que o processo de naturalização de minha mãe recebeu a devida numeração.
    Abraço a todos!
  • Ola pessoal meu processo recebido em Portugal dia 10/07 em Tondela foi enumerado esta semana. O meu é por atribuição.
  • Pessoal, resolvi enviar um email neste domingo (1 de Outubro) para a Conservatória cobrando informação da numeração do processo e ontem já responderam, com o número do processo. Portanto entre o envio da documentação e a numeração levou 3 meses. Agora preciso saber quais os próximos passos.
  • Olá pessoal, enviei os documentos para atribuição do meu filho em 04\09 e ainda não obtive qualquer contato da CRC Tondela. Mandei e-mail pedindo alguma posição mas tambem não responderam.
    Mandei para Tondela pois o mesmo processo de minha outra filha, enviado em 08\05, sendo que dia 30\05 abriram o processo e dia 31\05\2017 me enviaram e-mail que o processo havia sido finalizado , ou seja em apenas 01 dia. Mas parece que agora estão sobrecarregados, o jeito é aguardar.
  • Oi Luci,
    Acho que este prazo está normal.
    No caso da minha esposa , entre a chegada da documentos e a conclusão final do registro levou aproximadamente 4 meses. E olha que no meio avisaram que faltou a autenticação de uma assinatura e enviamos novamente do Brasil. Como avisaram de inicio que não haveria uma previsão para conclusão, não ficamos pressionando. Mas aqui pelo forum eu vi que levava entre 3 e 6 meses, portanto 4 meses ficou de bom tamanho. Agora é fazer o Cartão Cidadão e o Passaporte. Espero que o seu seja concluído rápido. abço.
  • geraldof, que bom que o processo de sua esposa já concluiu.
    Como o processo dela chegou em Tondela e recebeu numeração depois do meu acredito que deve estar para concluir também.
    Por acaso ela recebeu e-mail indagando sobre a permanência do processo ao abrigo do art. 6.4 da LN?
    Abs.
  • @geraldof, para qual endereço de e-mail você pediu informações?
  • PRN,
    Sim, na verdade eles aproveitaram uma carta tradicional que pediam uma autenticação faltante e pediram tambem a confirmação se era para manter com o artigo 6.4 ou utilizar a nova lei, neste caso mudaria o processo para a Conservatoria de Registro Central de Lisboa. Minha esposa optou por manter o 6.4 e continuamos com eles. Mandamos a resposta via carta tradicional , assinando e autenticando (somente por via das dúvidas). E parece que foi acertado porque finalizaram aproximadamente 1 mes depois.
  • Flavia CALLE,
    Foi o . Acho que é uma lista/email com várias pessoas porque diferentes “conservadoras” respondiam por ele. l
  • Flavia CALLE,
    Foi o civil.tondela@irn.mj.pt . Acho que é uma lista/email com várias pessoas porque diferentes “conservadoras” respondiam por ele.
  • Obrigado geraldof !
  • Pessoal,
    Chegou a correspondência física para minha esposa, confirmando a cidadania Portuguesa e Assento de Nascimento !
    O processo foi finalizado em 21/11/2017. Agora é somente solicitar o cartão cidadão e Passaporte aqui no Consulado de SP.
    Considerando que a documentação inicial foi enviada do Brasil em 3 de Julho, o processo todo levou 4 meses e meio.
    Queria agradecer a todos aqui do Forum, sem a ajuda de vocês não teríamos conseguido.
  • Parabéns geraldof, pela bela conquista!
  • @geraldof,
    parabéns! Belo presente de Natal!!!!!
  • PRNPRN Member
    Boa noite a todos!
    O processo de aquisição de minha mãe já teve resposta das diligências externas (polícia judiciária, SEF e etc.) e entrou novamente na fase de análise.
    Algum solicitante já teve alguma exigência após essa fase de diligências ou agora só falta mesmo aguardar a fase de despacho?
    Abs.
  • Estou na mesma situação mandei em 12/dez/2017 via EMS, mas não obtive confirmação de recebimento até o momento.

Através do cod. de rastreio tenho só essa informação:
    12/12/2017 10:30
    SAO PAULO / SP
    Objeto encaminhado
    de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para País em PORTUGAL /

É normal? Preciso ligar para Linha de Registros e confirmar o recebimento?
  • Primeiramente parabéns Geraldo, estou na luta.

Vou narrar meu caso pra vocês a título de conhecimento.

Enviei minhas documentações para tondela para processo de atribuição no dia 01/10/2017 e chegou lá dia 10/10/2017, e somente hoje, após 3 meses que saiu a numeração do processo, 3 longos meses apenas pra sair a numeração, obtive resposta através do telefone de consultas, resumindo, está demorando um pouquinho e me disseram que está sobrecarregado, @Aco1731, tenha paciencia que demora mais vai, qualquer novidade do meu processo posto aqui.

Um abraço.
  • Galera,

Recebi um email de tondela hoje dizendo que estão acabando de tratar os processos do final de JULHO, que sirva de conhecimento de todos.
  • PRNPRN Member
    Caros colegas deste prestigiado fórum, enfim o processo de naturalização (6.4 LN) de minhã mãe foi concluído, com sucesso. Ela já é portuguesa! Gostaria de agradecer a todos que colaboraram nessa empreitada. Acho que o processo dela está fechando a tampa do caixão dos naturalizados, pois a documentação chegou em Tondela exatamente no último dia de vigência da legislação anterior (6.4), em 30/06/2017. Abraço a todos e muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.