Averbando casamento em PORTUGAL

OI gente .. gostaira de tirar uma duvida com voces......

tenho um conhecido que mora em POrtugal .. no caso vou pedir para ele averbar meu casamento com minha esposa que adquiriu a cidadania portuguesa...quais sao os documentos que terei que providenciar para ele dar entrada la em Pt.. ??? e qual e o procedimento que ele vai ter que tomar la, tipo agendar ? como funciona?? depois de averbado na certidao passara existir o endereco dele de portugal ou continuara o meu do Brasil??? obg a todos..

Bruno.

Comentários

• Sua esposa tera que passar uma procuracao pública para que o conhecido possa solicitar a transcricao la em PT. Legalizar no consulado. Ha um modelo de procuracao na Guia de Ajuda aqui da comunidade.
    Precisarao tambem:
    - certidao de casamento em inteiro teor legalizada no consulado
    - certidao de nascimento do brasileiro autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado.
    - certidao portuguesa dela que podera ser tirada na hora pelo amigo em PT
    - 105 euros.
    A pessoa pode ir a qualquer conservatoria. Algumas exigem agendamento e outras nao.
    Se morarem em SP ou Mato Grosso do Sul a transcricao no consulado em SP demora mais ou menos 15 dias.
  • a certidao do brasileiro e d inteiro teor ou normal??? e depois de averbado o endereco passara a ser d portugal ou continuara o meu do brasil???
  • todas as certidoes brasileiras ( nascimento ou casamento ) tem que ser de inteiro teor.

na certidao de casamento, sai o endereco dos nubentes que esta na procuracao e tambem aparece uma mencao que foi feita por procurador, inclusive com o nome do procurador, o endereco na certidao nao tem valor algum.
  • outra duvida.

gente no caso a minha certidao de nascimento de inteiro teor e a certidao de casamento de inteiro teor tem q ta com o carimbo do itamaraty e do consulado portugues. a duvida e a seguinte.. eu moro em recife e aqui tem consulado Pt. so que eu vou mandar os documentos para um escritorio em brasilia fazer isso para mim que e legalizar junto ao itamaraty aproveitando q la tbm tem embaixada de portugal eu to querendo legalizar junto a embaixada de portugal em brasilia . e possivel? ou tem que ser no consulado de Recife??? a procuracao tbm tem que ser legalizada no consulado e no itamaraty??
  • Geralmente cada consulado portugues é reponsavel por sua area de residência, então pode ser q a embaixada não carimbe os documentos por ser de Recife, pq ai tem consulado, então carimbe ai no Recife mesmo p não ter 2 trabalho, a procuração só carimbada no consulado portugues!
  • Bruno,
    Outra coisa: voce nao precisa pagar a nenhum intermediario para ter os documentos autenticados no Itamaraty. O servico é gratuito e se faz por correio. Entre no site do MRE e procure legalizacoes de documentos.
  • Em Brasilia, certidoes de fora da area de embaixada, tem que ter sinal publico de algum cartorio da area deles, e so assim eles legalizam as certidoes.

Minha irma mora em Brasilia e legalizou a certidao da minha filha ( que eh de SP ), dessa maneira.
  • Posso averbar o casamento da minha avó( Já Portuguesa) através do consulado, sem precisar de procuração??? Se sim, Quanto tempo demora em média para ser averbado, alguém sabe??? Grato.
  • Respondido no outro tópico.
    Em SP, desde que tudo esteja em ordem, demora uns 15 dias uteis.
  • Olá,

alguém sabe dizer se o processo de transcrição de casamento pelo Consulado do RJ é por correio também? Pelo menos isso seria tranquilo pelo consulado daqui? rs

Abraços
  • Marcos

Bom a ultima vez q li sobre este assunto, o consulado do Rio não esta fazendo averbamento de casamento estava mandando as pessoas mandarem pelo correio.
    No entanto os registros civis de pt não estão ceitando pedido pelo correio só pessoalmente.
    É melhor vc ligar p/ o consulado do Rio e se informar, derrepente mudou algo.
  • Alexandre,
    Estou quase segura que nao aceitam por correio, pois a mim me responderam que nao havia nenhuma seguranca que a transcricao fosse feita se mandada por esse meio.
    Como vc mora em PT um dia desses que passe por uma conservatoria voce poderia perguntar se estao aceitando pedidos de transcricao pelo correio e como faze-lo? Seria de grande ajuda para muita gente aqui, inclusive para mim.
    Nao entendo porque o consulado do Rio insiste nisso.
    Obrigada.
  • Denise

Eu já vejo vc nesta luta a muito tempo, e tenho o maior respeito por vc!
    O averbamento de casamento agora esta mais caro!
    As coisas estão ficando cada fez mais dificil!
    Depender da boa vontade de um funciónario do registro civil (d um tuga) é complicado pq eles tem o maior medo de documentos falso, isso da justa causa.
    Os brasileiros aki são o OOO, e isso reflete a todos os Brazucas, noticia ruim corre rapido!
    O sistema em q é feitos o processo de averbamento é cheio de detalhes, como assim, tem a hora do casamento o nome da igreja nome do padre, etc.
    O meu, eles me fezeram um monte de pergunta q eu nem mesmo me lembrava mais, tive até q ligar p/ minha esposa.
    É por isso q o funciónario do registro não lhe deu certeza do averbamento, derrepente os documentos q vc mandaria pelo correio, não teria todos os detalhes e vc não estiria presente p/ responder.
    Se vc kizer eu do entrada p/ vc no registro civil, pq?
    Qualquer duvida eu ligo p/ vc e vc respode as duvidas p/ o funciónario do registro no dia da averbamento.
    Agora é com vc se kizer to aki, faço isso pq sei q vc não tem como fazer de outra forma, em relação a dinheiro vc me paga a gasolina e esta tudo certo 15 euros.
  • Obrigada, Alexandre!
    Meu grande problema é que nao tenho como passar uma procuracao aqui em Honduras!!! Nao ha consulado que possa legalizar!
    Minha filha tem todos os documentos na Franca.
    Vou ver como resolvo isso e dai falamos. Muito gentil da sua parte em oferecer.
  • Olá,

sabem me informar se fazendo um procuração, através do consulado, para um primo em portugal e mandando os documentos legalizados, esse primo consegue mais tranquilamente realizar a transcrição do casamento?

Obrigado ;)
  • Se voce nao esta em SP e nao pode ir a Portugal é a melhor forma de fazer a transcricao de casamento.
  • Denise

Hoje é feriado aki em pt e é o meu dia de folga.
    Vou ligar se não resouver nada pelo telefone.
    Na proxima semana vou ao regitro civil p/ ver um modelo de procuração q eles aceite, tendo em vista o seu caso.
    vamos ver o q o funcionário diz, a respeito da procuração.
  • Alexandre,
    Obrigada.
  • Alexandre

Acha que poderia me mandar também esse modelo de procuração por email se conseguir achá-la numa conservatória? Se achar tranquilo meu e-mail é mvo.gouvea@gmail.com

Abraços
  • Marcos

Se vc qr um modelo de procuração é só ligar p/ o consulado portugues e perguntar q eles lha dão.
    O caso da Denise é q a onde ela mora não tem consulado portugues, então tem q se informar para saber como se faz p/ validar a procuração p/ q a mesma tenha validade em pt.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.