Transcriçao de casament+BI+PASSAPORTE

UMA DUVIDA!!!

Eu ja tenho a cidadania ,porem preciso tirar meu Bi e passaporte

pelo que entendi ,primeiramente eu preciso transcrever meu casamento e entao pedidr meu BI + PASSAPORTE correto?

Referente a transcriçao de casamento ,eu vou fazer pelo consulado de SP !!

Alguem sabe me informar qual o tempo ,quais documentos devo enviar para o consulado ,se as certidoes precisam passar pelo Itamaraty .

Preciso fazer a transcriçao para depois pedir o BI + PASSAPORTE ?

Comentários

• Eu sou uma portuguesa mais otimista, a cidadania so me trouxe boas coisas, ser portugues fora de Portugal ( especificamente vivendo em um pais da UE ), talvez seja mais vantajoso, poucas confusoes e menos rancores, parece-me que o problema eh ser luso-brasileiro em Portugal, concordo que por la eles sao bem pouco simpatizantes da nossa dupla-cidadania.

Quanto as burocracias, essas sempre existiram e existirao, melhor ser um portugues com uma carga burocratica, do que viver em cima do muro como ilegal ou buscando qualquer tipo de visto pra tentar viver legalmente na UE.

Nada como ser um cidadao da Uniao Europeia !
  • Parabens, Jose Alberto !!
  • Agradecimentos...

Obrigado pelas considerações, agradeço a voces TODOS de coração.
    Fico mais feliz ainda, de esta servindo de exemplo para muitos que buscam a Nacionalização, principalmente a voce Oldair, eu passei pelo mesmo sufoco, mais depois de tudo, tenho certeza, que voce vai dar neste forum o seu testemunho, vai em FRENTE que voce vai CONSEGUIR, meu irmão.
    O meu processo foi por atribuição Rico, graças ao meu avo, ao nascimento de cada filho, corria ao Consulado e os registrava. Assim dessa forma, consegui no Consulado Português de Manaus, a certidão do meu Pai, e depois conheci esta comunidade onde tirei e continuo tirando todas as minhas dúvidas e tudo começou.
    Realmente o Maestro quando fala na bendita "saga" a minha já começou.
    Já passei no Consulado, para saber dos trâmites referente ao CC e Passaporte, e fiquei sabendo, que por aqui por Manaus, não se faz nada disso.
    Solução do problema: Tem que ir para Belém e tirar tudo por lá.
    Muita Gente fala de BI mais eu acho melhor tirar o CC.
    Primeiro porque é mais barato, e a validade é maior, ou seja, 10 anos.
    Quem já tem o BI, quando for tirar o CC, vai ter que entregar o BI, senão não tirar.
    Antes de fazer duas despesas, é melhor fazer somente uma.
    O BI custa 70,00 paus, e o CC 43 reais e alguns centavos. O resto voce decide.
    Achei muita válida as observações da Dani e do Alexandre, pois acho que todos nos que buscamos a dupla cidadania, devemos ter esse tipo de consciência.
    Eu já dei uma olhada, na Constituição Portuguesa, lei Penal, eleições, etc.
    É bom esta em dia, com a segunda casa que nos adotamos, e saber como funciona o sistema social português direitinho, no sentido de evitar complicações lá fora.
    É melhor prevenir do que remediar.
  • Eu dei entrada na minha cidadania por atribuição, pelo meu pai, direto no Registos em Lisboa em Agosto!
    Vamos ver quanto tempo vai demorar!
  • Poxa o meu Cartão cidadão tem 5 anos de validade, de 2009 a 2014.
    Eu sou realista, dupla cidadania p/ qm esta na europa é realmente muito bom!
    Agora p/ qm esta no Brasil vendo fotos bonitas, no orkut dos amigos e esta tirando a cidadania p/ vim p/ europa trabalhar e morar e pensa q vai chegar aki com BI e vai ser diferente dos demais esta enganado.
    Eu já trabalhei como aux de cozinha, grelhador, aux de armazem, já limpei muito chão com a exfregona, carreguei muita caixa nas costa, andei muito na chuva, tbm limpei banheiro e não tenho vergonha de fala e tudo isso com o BI, hoje estou um pouco melhor, derrota ninguêm conta, e quando conta a verdade p/ o amigo q pensa em vim p/ cá, o amigo pensa q vc não qr ajudar.
    A minha esposa trabalhava no Bradesco saúde 7 anos, e tem faculdade de administração e tem documentoção e nem por isso arrumou um emprego bom, no começo foi fazer faxina e trabalhar no armazem se não tinha q depender dos outros, só depois q foi chamada p/ trabalhar numa empresa de brasileiros, como aperadora de caixa, tudo pq as empresas portuguesas não quer contratar brasileiro(a), a nivel de faculdade, aki tem muitos jovens formados sem empregos.
    Pq uma empresa vai contratar um brasileiro se tem um monte de portugues sem trabalho nesta área vou contratar um portugues, e estão errados? não!
    Aki tem muita coisa boa tem!
    Agora vai depender da classe social de cada um, p/ se saber se as coisas boas q tem aki ele derrepente tem no Brasil, então sera q vale ou não apena ser imigrante.
  • parabens !!!!!!! e felicidades .
  • Concordo com a Cibele, a cidadania traz muitas vantagens para quem vive num país UE. Moro na Itália há quase 10 anos (daqui a pouco já poderei requerer a cidadania italiana por tempo de residência), mas mesmo já tendo o visto permanente e inclusive a possibilidade de viver em trabalhar legalmente em outros países da UE, um passaporte europeu faz falta. Na prática, já deixei de viajar para vários países que exigem vistos para brasileiros por causa da burocracia e dos custos.
  • Se voce mora em SP pode fazer tudo pelo Consulado.
    Entre no site: www.consuladoportugalsp.org.br.
    Está tudo super bem explicado.
    Pode pedir a transcricao, o cartao do cidadao e o passaporte de uma vez.
  • Agradecimentos...

É verdade Cibelle, devido essa tensão, gerada pelo processo de Nacionalização, ficamos com a nossa visão bem bitolada esperando angustiado o resultado final da CRC.
    Com certeza os Portugueses, como nos Brasileiros, não gostariam de dividir os nossos interesses com estrangeiros, pois quem deseja perder o seu emprego, para um americano, um francês, ou até um português, em nosso Pais?
    Ser Cidadão da União Européia, pra mim é um orgulho, pois é um feito muito grande, para quem conseguiu, afinal de contas são 27 países, para serem explorados.
    Um verdadeiro leque de opções culturais em todos os sentidos, o que facilitou a vida de muita gente na Europa.
    Quanto a ralada narrativa do Alexandre, não só em Portugal acontece esse tipo de serviço pesado, nos Estados Unidos os serviços oferecidos para estrangeiros, são parecidos, mais a temática é a mesma.
    O que interessa é o propósito de cada um.
    Um grande abraço a todos.
  • ok ,obrigado ,alguem sabe me informar quanto tempo demora pelo consulado de sp
  • No site aparecem tambem os prazos médios. Para quem deseja, há uma taxa de emergencia. Eles tambem respondem consulas via telefone.
  • hummm

Para tirar o Bi e passaporte... ou cartao do cidadão la em lisboa... que documentos preciso quais as taxas e quanto tempo leva?
    obg ;)
  • eu só levei a certidão de nascimento , numero de utente , contribuinte , seg social , mas quem não possui estes números basta o certidão de nascimento e um endereço pra vc receber a carta pin do cartão de cidadão .

custa 15 euros pedido normal demora em media 8 dias úteis .

pedido urgente custa 30 euros e demora 3 dias úteis .

em qualquer loja do cidadão vc consegue tirar o cc .
  • para tirar o passaporte vc so precisa levar o cartão de cidadão , o pedido normal custa 60 euros , urgente custa 90 .
  • Humm

n tem como pegar no mesmo dia n?
  • pq tipo..

n vou p ficar em portugal.... to indo p a inglaterra... no caso icaria apenas dias numa pousada ou hotel sei la... entao n teria endereço de morada... tem problema?
  • o senhora que me atendeu semana passada me disse que ainda não esta disponível a opção de tirar o cartão de cidadão no mesmo dia , a única maneira e 3 dias mesmo .

já o passaporte se vc chegar cedo antes das 10 da manha ele sai no mesmo dia . 95 euros .
  • o endereço pode ser qualquer um , ele serve apenas para vc receber a carta pin , para vc levantar o cc , leve o cep e o endereço pode ser o do hotel onde vc vai ficar ou pousada .
  • bem...

entao n poderei tirar o cartao do cidadão la em portugal mas posso tirar o bi e o passaporte... ai p ambos posso levar minha certidao de nascimento com ocasamento averbado ou ainda falta algum doc?
  • ahh ta

entao posso dar o endereço do hotel pedir urgencia e ele chegar em 3 dias :d entao fico mais tranquila :D
  • isso mesmo .

mas isso e cartão de cidadão , BI acho que nem estão emitindo mais , só emitem o cartão de cidadão que e mais seguro e todo informatizado .
  • ok

Muuuito abrigada pelas informações :)
  • José Alberto B.

Parabéns, gosto quando uma pessoa conta em detalhes a sua conquista. Parece um livro quando nos transportamos para dentro dele como se estivessemos fazendo parte naquele momento.
    Continue por aqui com as suascolocações sempre muito inteligentes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.