Mais dúvidas.
Acompanho o fórum a um certo tempo só por curiosidade, mas hj minha filha disse que tinha interesse em ter dupla cidadania, pronto..., me vi remexendo todos os tópicos pra tirar duvidas, mas acabei tendo mais, rsrs, Meus avos (mortos) eram de Albergaria-a-Velha distrito de Aveiro, vieram para o Brasil depois de casados, aqui no RJ minha mãe nasceu, mas voltaram pra Portugal onde ela foi criada e só retornou ao Brasil com 22 anos, ela retornou com o passaporte Português, ou seja ela tem os dois passaportes, Português e Brasileiro.
Minha dúvida é: isso é o suficiente? ela casou aqui, divorciou e hj meu pai (brasileiro) é falecido, seria necessário que ela "regularize " toda essa situação lá em Portugal? O que eu posso fazer? obrigada pela ajuda de vcs.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se for naturalizada a sua filha no terá direito a solicitar a cidadania.
Se a cidadania dela foi por atribuicao, entao a sua filha podera solicitar a cidadania por naturalizacao ou esperar que voce solicite a sua por atribuicao e depois solicitar a dela por atribuicao tambem.
A lei diz que devemos transcrever casamento, divorcio, obito, etc. em Portugal. Transcrever casamento e óbito é relativamente fácil, já o divórcio é algo complicado, porque tem que contratar advogado em Portugal.
Primeiro passo: ver o status da sua mae (naturalizacao ou atribuicao).
Segundo passo: procurar informacao no consulado ou diretamente em Portugal sobre a questao do casamento/divorcio/obito do seu pai.
Denise,
se a mãe da Zenaide, realmente, tem a cidadania portuguesa, acredito que só pode ser por atribuição, uma vez que os pais são portugueses.
Zenaide,
sua mãe tem esse passaporte português, vc viu?
Zenaide,
acho que vc deveria verificar esse passaporte português da sua mãe e se ela não tem a certidão de nascimento portuguesa.
Se a sua mae é portuguesa deve ter uma certidao de nascimento, entao voce pode conseguir uma copia no portal do cidadao: https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt
Com a certidao em maos voce podera seguir adiante com o seu processo.
Se ela tem passaporte portugues é porque tem nacionalidade portuguesa.
Veja no passaporte se encontra algo.
No portal que lhe mencionei voce pode pedir uma certidao para tramite para menor que é gratuita. Voce pagaria somente o correio, caso eles a encontrem. De todas formas voce vai precisar os dados da certidao para solicitar a cidadania da sua filha, assim que tente providencia-la.
Vai precisar da data de nascimento e da freguesia onde ela morava.
Como ela nasceu no Brasil é possivel que seus avos tenham pedido a atribuicao de cidadania portuguesa para ela, pois eles eram portugueses. Entao, sempre quando se solicita uma nacionalidade é emitida uma certidao de nascimento nova. Nessa certidao deveria aparecer que ela nasceu no Brasil em tal data, etc. etc.
No portal do cidadao quando voce solicita uma certidao de nascimento ha um custo. Acontece que se essa certidao vai ser usada para fazer tramites relacionados com um menor de idade, nao ha que pagar.
No Portal do Cidadao se concentram todos esses servicos. Se ela nao sabe qual é a Conservatoria, no Portal pode ser mais facil.