Onde procurar certidão no período do ano de 1905 à 1913, Trás os Montes?

Estou procurando a certidão de nascimento da minha avo Olga Bastos Rodrigues, nascida entre os anos de 1905 à 1913, filha de João Bastos Rodrigues e Amélia Pereira Rodrigues. Tenho a informação que os seus pais eram donos do Café Brasil localizado no Porto, próximo da estação de São Bento.
Sei também que minha avo Olga Bastos Rodrigues veio para o Brasil no ano de 1935 e morou em uma cidade chamada Tracuateua - Distrito de Bragança - Belém - Brasil, onde faleceu em 1953.

Comentários

  • Oi eu também estou atrás da certidão de nascimento do meu avô que é da região de Trás os Montes mas não sei de qual local. O nome dele é Antonio Mattos Lourenço, porém no Brasil o documento dele saiu Matos. Seus pais eram Antonio de Mattos Lourenço e Maria José Alves Soares. Meu avô nasceu em 30/08/1906.
    Achei um documento dele no familysearch mas não tem muita informação e a data de nascimento está diferente.
    Tenho a certidão de óbito de minha bisavó que diz que ela é de Santa Combadão mas já tentei falar com eles e não obtive sucesso. Agradeceria de alguém pudesse me ajudar.
  • será que alguém poderia me ajudar???
  • Após diversas buscas, foi encontrado 03 certidões de nascimentos dos filhos de João Bastos Rodrigues, nascido em Portugal, casado com Amélia Maria Bastos, nascida no estado do Pará - BR -

    É possível localizar o local de nascimento do João Bastos Rodrigues??
  • @Olga

    Nos registros dos filhos tem a freguesia do pai? No registro de casamento tem a idade dele. Eles se casaram no Brasil e a filha Olga, sua avó, nasceu em Portugal?
  • Olá, talvez meu relato possa ajudar em algo.
    em 2010 minha avó foi a Montalegre procurar os assentos de nascimento (na verdade eram as certidões de batismo) de meus bisavós que eram de aldeias próximas da cidade. O senhor que a atendeu informou que como eram nascidos há mais de 100 anos (eram de 1905 e 1908) ele teria que ver se estavam ainda nos livros que ele tinha lá ou se já tinham ido para o arquivo distrital de Vila Real. Por sorte, estavam no mesmo livro que continha as certidões de 1910, então ainda estavam lá.
    Segue o link para o arquivo distrital de vila real http://www.advrl.org.pt/
    e este para os outros arquivos distritais http://arquivos.dglab.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/rede-dgarq/arquivos-regionais/#advrl

  • Olga,vc já tentou entrar em contato com o Café Brasil no Porto para saber se tem algum registro de seus parentes?Tem até telefone no site do Café Brasil,tenta quem sabe!!!
  • Prezados,
    Nas certidões encontradas, que foi declarado pelo meu próprio bisavó João Bastos Rodrigues, somente declarou que era Português, mas não identificou o local da frequência.

    Em junho de desse ano fui até Portugal e estive por 03 vezes no Café Brasil, e fui muito mal tratada pela nova proprietária, que depois de muito pedir ela me entregou os documentos fiscais do Café Brasil e pude analisar todos, mas nada tinha o sobrenome dos meus familiares.
  • Encontrei a vinda do irmão do meu bisavó para o Rio de Janeiro, mas não consigo encontrar a certidão de nascimento dele.

    Joaquim Bastos Rodrigues - Naturalidade e Conselho VIANA DO CASTELO.


    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado November 2017
    @Olga

    Esses sobrenomes são comuns, além do Joaquim que encontrou tem um Antonio que teve o Pará como destino e é natural de Aveiro.

    122049 António De Bastos Rodrigues
    Talhadas
    Oliveira de Azemeis
    Manuel de Bastos Sem Indicação Serviçal 26 Pará Solteiro


    271965 Joaquim Bastos Rodrigues
    Viana do Castelo Viana do Castelo &bnsp; &bnsp; Trabalhador 36 Rio de Janeiro Casado
  • Mariza,

    Mas se encontrasse a certidão de nascimento de um deles, poderíamos checar os nomes dos pais, no caso do meu bisavô João Bastos Rodrigues, são: Custodio Bastos Rodrigues e Maria Custodia Bastos.

    Até porque tenho relatos de um tio que morou no Rio de Janeiro chamado Sebastião Bastos Rodrigues e os demais só tenho notícias que moravam aqui no Pará.
  • Mariza Guerra,

    será que temos como conseguir essas certidões do Antonio e Joaquim??
  • Mariza, pelas minhas buscas, você é a pessoa que tem mais experiência e queria pedir ajuda.

    As únicas informações que tenho são: meu bisavô saiu de Lisboa aos 41 anos e era casado, chegou no Rio de Janeiro em 12/05/1887. Eu queria uma luz para encontrar ou a certidão de casamento dele ou de batismo (nascimento), mas já pesquisei em diversos sites, inclusive em alguns deixados em comentários aqui no forum e nada.

    Será que algum cartório de Portugal pode ajudar? Ou onde mais posso buscar? Obrigada!
  • @Olga

    As informações do Cepese se limitam ao número e data de passaporte, nem sempre tem a freguesia. Tem um custo de 10 euros por identidade. Compensa solicitar quando há indícios de ser quem se procura. Penso que ainda é cedo para você pedir esses dados. Fica a seu critério
  • Mariza, bom dia!

    Tudo bem, vamos aguardar eu encontrar mas alguma coisa, mas o meu medo é não conseguir mas nenhuma informação.


    Obrigada,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.