Sou neto de portugues...

Sou neto de portugues! para que eu possa pedir a minha cidadania portuguesa, necessariamente, minha mãe que é viva tem que fazê-lo primeiro? ou posso adquirir sem que ela tenha?

Comentários

• depende , se tens filhos maior de idade ? caso tenha , e necessário sua mãe pegar primeiro para depois vc pegar e poder passar para seus filhos .caso não tenha filhos maiores , pode pegar diretamente pelo ovo ou avo .
  • Ricardo

Se sua mae pegar, todos beneficiam, seus irmaos, sobrinhos e seus filhos *caso tenha. Ela se tornara portuguesa. Dai vc se torna filho de portugues natural
  • Entendi!!! outra coisa, será que consigo fazer todo o processo sem a ajuda de um advogado ou despachante? Tenho a certidão de nascimento do meu avô e não vejo dificuldade para conseguir o resto da documentação.
  • Outra ajuda... Como devo preencher o requerimento? devo demonstrar o vinculo com a sociedade portuguesa? como faço isso?
  • Ricardo

Não precisa de advogado!
    Não precisa comprovar vinculo c/ a comunidade portugues!
    É só provar q é neto!
    O preenchimento quando chegar a hora nos o orientamos!
    Junte os documentos e informe as duvidas o resto é só esperar a resposta q vai ser dada.
  • NETO...

TAMBEM SOU NETO DE PORTUGUES, MINHA MÃE VAI PEGAR E ME PASSAR, AUTOMATICAMENTE? ME FALARAM QUE OS VALORES PARA AQUISIÇÃO DA DUPLA CIDADANIA SÃO ABSURDOS, É ISSO MESMO? UM ABRAÇO...
  • A taxa de casda processo por atribuicao é 175 euros. Dai tem os gastos dos documentos, legalizacoes e correio.
    O primeiro documento que sua mae necessita é a certidao de nascimento do seu avo portugues.

Se a sua mae nao estiver TAO interessada na nacionalidade e voce nao tem filhos, poderia pedir a sua por aquisicao, ou seja, direto do avo para voce. Nesse caso a taxa é de 200 euros e exigem uns documentos mais.

Veja a guia da comunidade onde se explica tudo isso.
  • dúvidas

é possivel obter a cidadania portuguesa sendo neto(a), sem a necessidade de apresentar o ascendente imediato, ou seja, a mãe ou o pai (filho(a) de portugues), não tendo (a neta(o) filhos maiores de idade)? Se sim, a informação que obtive está errada, por gentileza, se alguem puder me dar essa luz, agradeço. Obrigada.
  • Suzana,

netos podem obter a cidadania por naturalizacao, nao precisa o filho do portugues tirar antes, mas se voce ja tiver filhos, eh melhor optar por atribuicao, do contrario, eles nao terao direito a cidadania.
  • Ola

Cibele, obrigada pela atenção. Nesse caso, não importaria se o bisneto é maior de idade ou não, estou correta? O neto(a), se não incluir seu ascendente imediato, seu filho(a) (no caso, bisneto(a), estará fora do processo. Muito obrigada.
  • Suzana,

qual a sua situacao ?

Bisneto so tem direito, se o filho/a do portugues obter a cidadania ( um dos avos ), e ai o bisneto podera fazer o pedido por naturalizacao de neto.
  • Sou neta de portugues

Boa tarde!

Meu avô era portugues (falecido) e minha avó brasileira(viva) como posso pegar a cidadania portuguesa, minha mãe também é viva qual o primeiro passo que tenho que fazer? A minha vó só tem a certidão de obto do meu avô isso ajuda em alguma coisa, estou perdida quero conseguir a cidadania.

Obrigada!
  • Luciene,
    Em primeiro lugar voce precisa da certidao de nascimento do seu avô.
    Procure o consulado mais proximo de onde ele morava e pergunte se ele tem inscricao consular. Caso nao tenha, tera que conseguir os dados do nascimento dele para poder procurar a certidao: filiacao, data e lugar completo de nascimento (concelho, distrito e freguesia).
    Enquanto isso sua mae deve definir se ela quer a nacionalidade tambem. Se ela quiser voce podera esperar a dela para depois pedir a sua. Seriam processos por atribuicao, ou seja, avô-sua mae-voce.
    Se ela nao quiser, entao vc pediria por aquisicao ou naturalizacao. Este tipo é bom só se voce nao tiver filhos, pois nao poderiam obte-la.
    Os documentos necessarios para um tipo e o outro estao listados na guia de ajuda. De uma olhada la.
  • Ola Cibele

sou neta de portugueses, e tenho um filho, no caso é geração à geração, sem necessidade de naturalização, mas somente a atribuição por etapas, do filho(a) de portugues até o último descendente, estou certa? Ou, nesse caso, meu filho (bisneto) só poderia ter a cidadania por naturalização? Obrigada.
  • Suzana,

para o seu filho ter direito, tera que fazer por etapas, primeiro o filho/a do portugues tera que obter a cidadania, depois voce e so entao o seu filho.
  • Ola

nesse caso, é por atribuição (por descendencia), sem que ninguém faça o opção pela naturalização ou, aquisição. Obrigada Cibele.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.