TRANSCRICAO DE CASAMENTO (N)

Amigos,
Estou enroladissima com a minha transcricao de casamento.
Aqui em Honduras nao há Consulado Portugues. Tanto os consulados em Sao Paulo, no Mexico e em Paris nao aceitam fazer a minha transcricao, pois tenho que residir nessas cidades para que aceitem.
Por outro lado, nao posso passar uma procuracao reconhecida no Consulado (nao ha consulado aqui) e aqui nao ha cartorios. Pensei em fazer uma na Embaixada do Brasil, mas nao vejo a logica.
Como faco para transcrever o bendito casamento sem ter que ir a Portugal?

Comentários

• Denise,

voce tentou o consulado de Sao Paulo ? Sei que precisa de comprovante de endereco, mas quando precisei fazer o BI dos meus filhos la, enviei uma conta de telefone no nome da minha irma e uma carta escrita a mao e assinado, dizendo que nao tinha nenhuma conta em meu nome, e que nos moravamos juntas, e deu certo, quem sabe seu irmao nao consegue.

Outra coisa, sua filha nao pode fazer sem procuracao ? Dizendo que o interesse de transcrever o casamento eh dela, nao seu.

Do contrario, so vejo a alternativa de ir a Portugal.
  • Cibele,
    Ontem o meu irmao ligou para o de Sao Paulo e disseram que nao.
    Resolvi ligar hoje e falei com o atendente que depois de consultar disse que nao outra vez e que necessitam que eu esteja la, pois querem que eu faca o cartao do cidadao junto com a transcricao. Imagina!!!
    Minha filha foi ao consulado em Paris e tambem se negaram!!!
    Nao sei como fazer uma procuracao aqui que seja valida em Portugal, pois essa seria uma alternativa ja que um conhecido se dispoe la em Lisboa.
    Sera que uma procuracao feita na Embaixada do Brasil serve?
    Ai, ai, ai....
    Obrigada.
  • Eu pensei da sua filha fazer direto em Portugal, nao na Franca, ja tentou informacao em alguma conservatoria ?

Nao sei se a procuracao, sem legalizacao do consulado portugues, tem validade, mais uma pergunta a ser feita na conservatoria.
  • Ola Denise, em um outro topico vc me alertou da necessidade de transcricao no caso do meu irmao e eu nem sabia que ia precisar. Na ocasiao eu liguei para a conservatoria e a pessoa que me atendeu me disse que eu podia usar a mesma procuracao para efeitos de nacionalidade mas acrescentasse "para efeito de transcricao de casamento no registo civil portugues".Meu irmao optou pelo consulado, mas tai a informacao q obtive.
  • boiei...

a procuração tem q ser reconhecida pelo consulado??? como assim bial?
    tb estou neste dilema... quero averbar meu casamento mas gostaria de mandar direto p portugal e depois dessa eu fiquei sem saber agora do que precisa :P
  • Cibele,
    Sim, escrevi para a primeira conservatoria e me responderam que nao garantem nada se os documentos sao mandados por correio como orientaram a minha filha em Paris.
    Em uma ocasiao disseram que nao era necessaria procuracao se o interessado (filho, neto) solicitam a transcricao.
    Em outra ocasiao disseram que a procuracao é necessária.
    Completamente confusa e aborrecida, pois nao vejo qual é a crise no simples fato de inscrever um casamento com todos os documentos legalizados.
    Enfim... vamos ver se alguem da uma luz nisto tudo!
  • Sandra vc tiro a cidadania pelo crc ou seja se vc fez a sua cidadania pelo registro centrais, vc esta registra nos registros central, em tão liga p ele e se espligue.
    O averbamento de casamento pode ser dadao entrada em gualguer registro civil em pt, mais é mandado p o registro central o gual foi feito o acentamento de nascimento no seu caso registro central, entendeu?
    Apesar de não se fazer averbabento no crc pelo correio, independente do lugar, é p la que ira se mandado.
    A questão é eles abrirem um brexa p vc.
    Ou mande alguem ir la pessoalmente é melhor é a melhor maneira p se resouver este tipo de coisa, Olho no Olho, entende por tel ninguem segura a responsa.
  • Maria

A procuração tem q ser reconhecida no consulado Portugues no Brasil p se ter validade em PT.
  • denise

olá denise,

eu estive pesquisando os direitos que o cidadãos europeus possuem e um deles é ter seus problemas resolvidos em outras embaixadas de países da ue quando o país em questão não tiver representação.

será que não seria o seu caso?
  • Cris,
    Esse poderia ser meu caso se algum consulado quisesse me atender sem que eu resida na sua jurisdicao!!
    Moro na America Central. O de Sao Paulo de onde sou natural e me casei, nao quer fazer. O do Mexico diz que tenho que morar la (helloooo!) e o de Paris onde mora a minha filha diz que tenho que fazer em Sao Paulo ou mandar por correio.
    Consultei isso de mandar por correio e a conservatoria disse que nao é seguro que de certo, ou seja, nao deu uma resposta contundente.
    Nao tenho como reconhecer uma procuracao em consulado portugues, pois aqui NAO ha.

Alexandre,
    Obrigada pelas dicas.
  • outra tentativa.

Denise vc nao tem endereco de algum parente em Sao Paulo e firma em algum cartorio la?

Se tiver faca a procuracao , coloque o endereco do parente ou conhecido , assine , mande um documento de identificacao . Converse no cartorio que precisa fazer a tal procuracao publica. Depois envie para Consularizar.

Ligue para algum cartorio em SP e explique seu problema . Quem sabe vc nao consegue mesmo sem sua presenca fisica.

Abs boa sorte!
  • F.
    Ja nao tenho firma reconhecida no Brasil, pois a ultima procuracao que passei foi a 28 anos!!
    De la pra ca, nunca houve necessidade e nao voltei a registrar a minha firma!
    Obrigada pela dica, mas...
  • continuando....

Se vc conseguir essa procuracao, ai vem o segundo passo que eh achar alguem em Pt.
    Ou acho mais conveniente sua filha ir ate PT e fazer a transcricao do casamento na conservatoria em Lisboa. Creio que eh na 11a Conservatoria, acho que ainda tenho o endereco. De la ela ja sai com o protocolo ( numero do processo da transcricao) e coloca a copia desse protocolo junto com a papelada dela e da entrada em seguida pessoalmente em Lisboa na atribiucao dela.

Os dois processos ( transcricao e atribuicao ) vao correndo em paralelo.

abs.

fatima
  • Tenta ligar para algum cartorio e explique seu problema ......Acho que algum pode aceitar vc fazer a firma sem a presenca fisica e enviando talvez seu documento original de identificao para alguem apresentar la.

Quando algeum eh muito velho eles vao ate a casa e levam o cartao para assinar.

Sera que eles nao aceitariam uma carta da embaixada Brasileira dizendo que aquela assinatura eh sua mesmo?

Nao desista , insita pode ser q algum cartorio em SP possa aceitar essa solucao.
  • F.
    Vou falar com o pessoal do cartorio onde fui registrada, me casei, onde tinha a minha firma e onde tambem fiz uma procuracao para a minha mae quando sai do BR. Eles tem sido muito atenciosos comigo e vamos ver que dizem.
    Obrigada pela dica.
  • Denise

É assim vc pode tbm fazer da seguinte forma.
    O consulado do Brasil em pt pode autenticar a sua procuaração p/ q tenha validade aki em pt!
    O consulado neste momento não esta autenticando documento vindo do Brasil! Motivo fasificação.
    A ordem é mandar p/ o consulado portugues de sua area de residencia p/ qm mora no Brasil, mais como vc mora em um paiz q não tem consulado portugues vc tem q entrar em contato com o consulado brasileiro aki em pt e se informa, como fazer validar a sua procuração.
    Os documentos q se valida tem ter a assinatura reconhecida em cartório ( presensual) e como vc esta em outro paiz leva na relações extrangeira e no consulado do Brasil a onde vc esta morando.
    Antes de se fazer isso entra em contato com o consulado do Brasil em Lisboa.
    Pode tbm tentar ir ao registro civil e tentar dar entrada com a procuração sem o carimbo branco, tem q existir uma maneira de validar este documento o problema é q os tugas não da informação nenhuma.
  • Alexandre e demais amigos,
    Como comentei anteriormente, o consulado mais perto da minha residencia esta no Mexico. Hoje liguei para la e a resposta que tive foi que para fazer a transcricao de casamento necessito ter um BI valido!!!! O detalhe é que para tirar o BI teria que viajar ao Mexico. Nao quis discutir com o funcionario que muito amavelmente me atendia, mas nao entendo essa nova exigencia!
    Mencionei tambem que poderia fazer uma procuracao para que a minha filha gestionasse a transcricao em Paris ou em Portugal e ele voltou a dizer que para fazer a procuracao preciso do bendito BI!!!!!!!
    Sera que vao me "obrigar" a viajar a PT para poder fazer uma simples transcricao de casamento?
    Ai, ai, ai....
  • Amiga vc não entendeu......
    Vc faz um procuração como Brasileira!
    Vai a um registro civil autenticar a sua assinatura!
    Manda p/ pessoa aki em pt com uma copia de seu passaporte e de sua certidão de nascimento portuguesa.
    A pessoa vai ter q explicar e pedir q validem a procuração.
    A ideia é levar ao consulado do Brasil aki em Lisboa p/ q o consulado Brasileiro cologue um selo validando a sua procuração aki em pt.
    Assim vc não precisa do selo branco portugues q se da no consulado de portugal.
    Agora tem se ver com o consulado do Brasil aki em Pt se pode ser feito desta forma.
  • Alexandre,
    Obrigada. Vou ver como posso fazer essa procuracao aqui onde moro.
  • Denise

Amanhã eu vou ao centro de Lisboa e vou perguntar sobre o seu problema, vai torcendo p/ q eu seja bem atendido, rsrsrsrs mais tbm são 11 registro civil um deles alguem tem q saber como fazer neste caso.
  • Alexandre,
    Obrigada!
  • Denise

O seu problema eu já resolvi!
    Vc vai ter q mandar pelo correio, a juiza do registro civil abril uma brexa p/ vc
    Eu tenho um formulario p/ vc preencher, e explicar como vc tem q fazer, o meu e-mail xande1606@yahoo.com.br o msn é o mesmo, me mande o seu e-mail ou da sua filha p/ q eu mande o formulario e orientar como vc ou sua filha tem q fazer.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.