Documentação e Procedimentos

É com pesar que comunico que me Pai - Antonio Alves de Souza, faleceu no dia 12 de julho de 2010, sem conhecer a terra que tanto se orgulhava de ser descendente - Portugal.
Gostaria muito de morar na Europa e de manter a descendencia viva, tenho 39 anos e um filho de 3.
O único documento que tenho de meu avô - Manoel Alves de Souza é uma "Certidão do Registro" emitido pela policia do Estado de São Paulo como serviço de registro de estrangeiro.
Solicito a pessoas que puderem me ajudar, informar os passos que seguir para conseguir a sonhada cidadania Portuguesa.

Grato,

Marcos

Comentários

• Carta

Uma pergunta aos que já deram entrada alguma vez:

Além do requerimento padrão, vocês enviaram junto dos documentos alguma carta, com o pedido? Uma solicitação menos formal, contando o por quê você gostaria de obter a cidadania, etc?

Obrigada,
    Patrícia
  • Nao é necessario mandar carta.
    Mande os documentos bem arrumadinhos e em ordem. Isso é o que interessa para eles.
  • Thiago,

Agradeço sua colaboração, tenho certeza que será de muita valia.
    O problema é que no portal do cidadão para obter uma cópia da certidão de nascimento a mesma não pode ser acima de 100 anos (meu avô nasceu em 1903), para isso há um outro caminho no site, porém, dá erro ao tentar acessar.
    Você conhece algum outro caminho?

Grato,

Marcos
  • Tiago,

Consegui solicitar a certidão. Obrigado!
  • [APAGADO]
  • Chegou

Recebi, hoje (20/08/2010) a certdão de nascimento de meu avô, estou ancioso para conseguir o restante dos documentos para a solicitação.
    Alguma dica importante?
  • Marcos,
    Siga as dicas do Thiago e tambem pode dar uma olhada na Guia de Ajuda da Comunidade para juntar todos os documentos necessarios para o seu caso que é de naturalizacao ou aquisicao.
    Os seus filhos nascidos antes da naturalizacao nao terao direito imediato à cidadania se nao residirem em Portugal.
  • Duvida

Estou providenciando os documentos. A Fotocópia autenticada de certificado de habilitação emitido por estabelecimento de ensino brasileiro (diploma de conclusão do ensino fundamental ou superior) é uma cópia simples com autenticação de cartório??
  • Demora

Enviei os documentos para o Itamaraty no dia 22/09/2010 e os mesmos não retornaram até o momento. Essa demora é normal?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.