Vale Postal (Dúvidas referentes a valor)

2

Comentários

• editado April 2018
    @Mtrin disse...(Escreveu)...Tudo...!!!

Sigam as postagens aqui no Fórum sobre o assunto...Façam simulação de valores em dias diferentes...(Com cotações diferentes)...Antes de ir até a agência...
    Com todo o material publicado aqui...É inacreditável que continuem fazendo Vales Postais com cotação de Euro Exportação...Em nome diferente daquele do Requerente do Processo...Etc...

Importantíssimo levar tudo anotado...(Endereços...Números de telefone...E-mails...)...De Beneficiário de VP...Emitente de VP...Destinatário do envio dos Documentos...Etc...
    E fique ¨No pé¨ do atendente...Para que nada saia errado...!!!
    Confira Uma...Duas...Três vezes se for preciso...!!!

Eu tive um problema com um Vale Postal de 20,00 euros...(Foi o primeiro VP que eu fiz...Foi em 2015 para pagamento de uma Certidão de Nascimento a um Arquivo Distrital...)...
    Os Correios falavam que o VP estava disponível em Portugal...Por outro lado...O Arquivo Distrital me respondia que não tinha nem sinal do VP enviado...!!!
    Resumo...Após o VP caducar...Fui até a Agência e solicitei o reembolso...
    Em visita a Portugal...Alguns meses depois...Retirei a Certidão pessoalmente no AD de Leiria...E dei andamento em meus assuntos...

Esse VP...(Que deu problema)...Foi feito em uma agência pequena dos Correios...Depois dessa má experiência e de muita pesquisa aqui no Fórum passei a fazer todos os meus VPs...(E de processos de Familiares)...Na agência Central dos Correios em São Paulo...
    Nem sempre foi fácil...Como disse @Mtrin falta treinamento...E infelizmente...Muitas vezes...Falta um pouco de boa vontade deles e também de preparo e respeito por parte de quem se dirige à agência dos Correios para solicitar os serviços também...
    Até hoje...Foram 14 Vales Postais...(Entre Naturalizações...Atribuições...E Transcrições de Casamento)...E nunca voltei a ter qualquer problema...(Além do VP Nº 1 de 20 euritos)...

Portanto repito...As informações de como proceder para fazer o Vale Postal corretamente estão disponíveis aqui no Fórum...(Grátis)...Só precisa pesquisar um pouco e prestar muita atenção na hora H...

Boa Sorte...!!!
  • Tem que prestar atenção em todos os detalhes, mas a dica mais importante é levar o valor calculado e anotado.
  • Boa tarde.. preciso da ajuda de vocês. Minha filha está fazendo a cidadania através da conservatória de Porto, porem essa semana ela recebeu o email abaixo.. alguem pode me ajudar para sabe que caminho devo seguir? Sou do Rio de Janeiro e ela mora em SP so que está fora do Brasil e talvez perca o prazo citado no email. SOCORO!!!
    Exma. Senhora

Boa tarde

Com referência ao assunto em epígrafe e na sequência da recepção por estes serviços na data de hoje, dos documentos para processo de atribuição de nacionalidade, respeitante a RENATA PERASO ALENCAR, informo V. Exª que, apenas foi recebido Vale Postal no valor de 171,43 €, conforme fotocópia em anexo.

Informo que, caso não seja recebido o valor em falta (3,57 €) até este vale caducar (09-05-2018), em cumprimento do P.º C.C. 55/2017 STJSR-CC, o pedido será rejeitado e é devolvido, atento o facto de não ter sido recebida a quantia para pagamento do emolumento devido.

Mais informo que o custo do processo de Atribuição de Nacionalidade é de 175,00€ e que o pagamento, do valor em falta, poderá ser efectuado ao balcão desta Conservatória (em numerário ou TPA) e/ou através de cheque visado ou bancário, emitido por Banco Português, ou vale postal à ordem de IRN, IP – 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto.

Aproveitamos, ainda, para informar que (se efetuar o pagamento dentro do prazo), numa primeira apreciação do processo, deverá apresentar certidão de nascimento, por fotocópia, do original do registo estrangeiro de nascimento da registanda - RENATA PERASO ALENCAR, devidamente legalizada ou apostilada.

A Conservadora,

Maria Manuel Ferreira de Campos Folhadela de Oliveira

• @Márcia Peraso Cosme,

Faça um vale postal complementar com os dados da sua filha e envie o comprovante por e-mail
    Coloque em assunto - VALE COMPLEMENTAR PARA PROCESSO DE .....(nome da sua filha)
    Sugiro que faça um vale no valor de uns 6 euros para não ter problemas novamente
    Isso tem acontecido bastante por,talvez,falta de atenção dos funcionários dos correios
  • @Márcia Peraso Cosme
    Além da diferença do valor do vale eles estão cobrando também a a certidão de sua filha por cópia reprográficas e em inteiro teor devidamente apostilada. A que você mandou não deve ter sido esta.
  • @Maria Nélida

Obrigada pela ajuda... Quais os dados seriam importantes colocar nesse vale postal alem de RG ?

• @Marcia..no vale postal coloca somente o q o correio determina.
  • editado April 2018
    Boa Noite...

Estou copiando essa postagem do outro Tópico sobre Vales Postais porque creio que pode ajudar a entender porque muitos VPs estão saindo com valores a menos...

**(Se essa duplicação da postagem for inadequada...Peço aos Moderadores que apaguem...)**

Percebi um erro na emissão dos Vales Postais que fiz hoje na Agência Central dos Correios em São Paulo...

A cotação de hoje...(24/04)...Era 4,4155...
    Fiz as contas antes de sair de casa e decidi solicitar um VP no valor de R$ 790,00 para ter um valor final da remessa em euros com alguma folga...

Seria + - isso...:

R$ 790,00 + R$ 11,85...(1.5%) + R$ 35,00...(Taxa fixa)...= TOTAL >> R$ 836,85

Quando estava na Agência...Conferi os comprovantes...(Fiz 3 VPs com valores idênticos para processos de 3 irmãos / Meus Primos)...E sairam assim...:

Remessa EUR : 179,61
    Cotação R$ : 4,3985
    Valor da Remessa R$ : 790,00
    Tarifas / Serviços R$ 46,85
    Valor Efetivo Total (VET) : 4,66
    Valor Total a Pagar R$ : 836,85

Perceba que foi usado o valor da cotação de ontem...(23/04)...!!! (Só notei isso em casa)...!!!

Como sempre envio um valor pouco maior do que os 175,00 euros...Creio que não haverá problema...(ASSIM ESPERO...!!!)...
    Mas...Fiquei imaginando se não seria esse o motivo de muitos VPs estarem saindo com valores a menos ultimamente...(Algo que não costumava acontecer com tanta frequência)...Obrigando emitentes a fazerem um outro VP para complementar os custos dos Processos nas Conservatórias...

@Mtrin...Como você tem acesso aos sistemas...Poderia por favor dar uma olhada nisso pra gente...?
  • Tenho duvidas quanto ao pagamento da taxa de 175 euros. Nao moro no Brasil, mas estive recentemente no Rio de Janeiro e fui ao Consulado de Portugal que fica em Botafogo, e la me informaram que NAO SE PODE FAZER MAIS VALE POSTAL DESDE OS CORREIOS DO BRASIL, e sim deve ser feito pagamento na pagina on line por cartao de credito. Ocorre que , sendo o pagamento por cartao de credito, NECESSARIAMENTE o processo teria que ser enviado a CENTRAL DE LISBOA, o que eu nao quero, pois prefiro fazer o processo onde esta o registro de meu pai portugues. A minha pergunta é : se nao faço por cartao de credito, ja que nao quero que va a Lisboa meu processo, e nao posso fazer por vale postal desde o Rio de Janeiro, como devo fazer este pagamento , se nao posso pagar diretamente em Portugal? teria alguma forma de fazer este pagamento desde Espanha? alguem sabe algo a respeito ? agradeço a resposta
  • @RMARINS

Faça o vale postal na agencia da Rua Primeiro de Março,63 - Centro do RJ
    Lá,com certeza,vc consegue fazer
  • @Nilton Hessel
    Ontem por um acaso fizemos um vale postal de atribuição, ou seja 175 euros para Tondela.
    O valor constante na cópia da nota que fica arquivada aqui é o seguinte:
    Cotação do euro: 4,4155
    quantidade de euros enviados: 175,29
    Valor da remessa: 774,00
    Tarifas/serviços: 46,61
    Valor efetivo total (vet) 4,68
    Valor total a pagar: R$820,61

pelo o que você pode ver o valor o sistema estava igual ao da sua cotação pela manhã.

Hoje o valor do euro no site dos correios está : 4,4511
    O valor constante no meu sistema é : 4,4511

O que pode ter ocorrido:
    1 - o sistema ter demorado a atualiza. O vale que foi feito na agencia Barreto foi na parte da tarde.
    2- O atendente não ter desligado o computador na véspera, e assim o sistema não foi atualizado.

Pelo o que você pode ver, aqui não teve erro nenhum.
  • @Mtrin...
    Obrigado por responder...
    Então deve ter sido mesmo a falta de atualização no computador do guichê onde fui atendido...
    Por acaso eu havia feito o cálculo um dia antes...(Segunda-feira)...Só para ter uma ideia de valor...
    Daí...Terça-feira antes de sair de casa...Refiz o cálculo com a cotação do dia...(4,4155)...
    Não achei que tinha algo errado porque o valor final em Reais bateu certinho...(Até os Centavos)...Com aquilo que eu tinha calculado antes de sair de casa R$ 836,85...
    A diferença é muito pequena...E nos comprovantes o valor saiu acima de 179,00 euros...
    Com sua experiência...Você acha que pelo fato de o VP ter sido emitido num determinado dia...Com cotação do dia anterior...Pode dar algum problema...?
  • @Nilton Hessel,

Acho que no seu caso, que mandou mais um pouquinho não deve dar nenhuma diferença no saque.
    O problema é quando a pessoa manda o valor certinho. Acho que pode ser isso que está acontecendo com várias pessoas de ficar faltando 2 ou 3 euros. Calculo do dia anterior, sem conferir com o valor do euro do dia, mais o valor certinho = faltar 2 ou 3 euros.
  • Sou da mesma opinião que você quanto a isso @Mtrin...
    E...Como sempre dissemos aqui no Fórum...Toda a atenção é pouca no momento de fazer o Vale Postal...
  • Para contribuir com a discussão sobre o Euro do dia, este ano eu fiz um Vale Postal, onde eu calculei com o Euro do dia antes de sair de casa, e na agência dos Correios, o valor à pagar foi um pouco acima do que eu calculei, e como foi acima, eu paguei. Pode ser esse detalhe de o computador da agência dos Correios está com a cotação do dia anterior, que no meu caso poderia estar maior em relação ao dia que eu fui pagar.
  • Tive problema com os meus dois processos enviados: atribuição e transcrição. Tenho certeza absoluta que não fiz euro exportação, acompanhei na tela do atendente dos correios todo o processo. E me devolveram toda a documentação. Em nenhum dos dois casos foi solicitado complementação do VP enviado a menor. O da atribuição chegou lá 174,64 e o da transcrição chegou 118,50. Uso a agencia dos correios em Niterói/RJ (AC São Francisco).
    Além de mandar 2 ou 3 euros a mais, tem alguma outa sugestão para isso não ocorrer?
    Já fiz os mesmos processos (minha avó e minha mãe) na mesma agencia e nao tive esse problema...tenso isso...
  • MarceloDFMarceloDF Member
    editado June 2018
    @giselenatura,

O que geralmente ocorre é que a cotação do computador do atendente está desatualizada e o sistema demora um pouco para atualizar.

Antes de se dirigir aos correios, consulte a cotação do dia no site dos correios:
    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

Faça as contas (valor em euro) x (cotação do dia) = valor em reais sem taxas.
    Precisa enviar nesse valor. Peça uma prévia para conferir e não concorde se der menos.

O valor efetivo a ser pago precisa incluir taxas:
    (valor em reais sem taxas) + 1,5% + 35,00 reais = valor a ser pago

Tem até uma calculadora que um colega do forum fez para ajudar:
    http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/
  • Pessoal, essa dica do @MarceloDF foi a minha salvação! Levei impresso a cotação do site dos correios do dia que fiz o vale postal, chegando lá o atendente me disse a cotação e eu disse que estava errado. Depois de muita insistência, ele reiniciou o computador e...pronto! cotação atualizada!. O atendente me disse que o computador fica sempre ligado, que não tem habito de desligar,etc. Um detalhe que nunca iria desconfiar. Obrigada a esse forum!
  • @giselenatura, que bom que deu certo! Na verdade eu aprendi essa dica com @Mtrin!
  • Acabei de fazer o vale para Ponta Delgada para a transcrição de casamento, saiu em reais também, o atendente falou q é um erro do sistema e que não teria problema. Acrescentei 2 euros no vale para garantir e utilizei o euro com cotação maior. Realizei nos correios do centro de São Caetano do Sul - SP.
    Espero que dê certo!
  • @Solelaine
    Primeiro ponto é nunca usar Euro Exportação.
    Para a remessa que queremos:
    - no site dos Correios aparece somente “Euro”,
    - no terminal do atendente aparece “Euro Vale Postal”
    *
    O sistema não é errado. O sistema é “pé duro”.
    Somente deveria enviar Euros para a Zona do Euro, não importando se o cliente dissesse “quero enviar 175 euros” ou “quero enviar R$ 1000”, fazendo automaticamente as contas correspondentes; mas não faz.
    *
    Atualmente, o atendente sempre tem duas opções: 1. Converter outra moeda para Reais e 2. Converter Reais para outra moeda.
    A opção que queremos é a 2 (com o vale em Euros). Nesta, muitos atendentes esperam que o cliente informe o valor em R$ para chegar aos pretendido Euros. Se não falamos, eles usam a opção 1 e mandam em R$ mesmo. Embora possa dar certo, ficamos em total insegurança, principalmente com relação aos centavos de Euros que podem causar problemas.
    *
    Uma possibilidade é calcular você mesma a partir da cotação informada no site dos correios ( http://bit.ly/cota-euro ) no dia da remessa.
    É só multiplicar o valor pretendido em Euros pela cotação (do Euro) e terá o valor líquido em R$ que o atendente terá que informar na opção “Reais para outra moeda”.
    Isso é líquido, não inclui as taxas que serão acrescidas pelo sistema dos Correios.
    *
    Se quiser saber as taxas antes – para prevenir a grana – é só multiplicar o valor líquido obtido em Reais por 0,015 e somar R$ 35,00.
    *
    Outra possibilidade, que os atendentes mais experientes fazem é usar a opção 1 (informando os Euros) para calcular o valor líquido em reais, o qual anotam em um rascunho. Posteriormente, efetivam a operação pela opção 2, informando aquele valor anotado em Reais. Isso é o mesmo de “usar” o sistema dos Correios para calcular para você. Simples, mas depende do atendente.
    *
    Fora isso, antes de autorizar e pagar, o sistema dos Correios emite a simulação impressa. Nessa hora, muita calma. Se não tiver em EUR peça para refazer pela outra opção. Se tiver uma pequena diferença de centavos a menor, refaça com acréscimo mínimo (R$ 1,00) por exemplo, que deve dar certo. Também aproveitar para conferir detalhadamente os dados de remetente e destinatário (sempre endereço da Conservatória e nome de IRN,IP).
  • Solelaine
    Para hoje, € 120, daria um líquido de R$ 566,68 (esse é o valor que importa). O total do vale seria de R$ 610,18.
  • @cerqueirasa muito obrigada pelas suas informações! O valor total do meu vale foi R$ 619,76 hoje. Então, acho que dará certo! Muito obrigada!!
  • @Solelaine. hj o valor do VP de 120 euros na conversão dos correios deu 566,68
  • Olá pessoal boa tarde, quanto ao depósito do vale postal, posso fazer de 180 euros ao invés de 175 para não ter problemas de voltar por falta de dinheiro?
  • @Eliana pode sim, mas para não ter problema..consulte a tabela dos correios no dia que for fazer a conversão.( não use euro exportação)
    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • Pessoal, amigo meu está com a documentação toda em Portugal no envelope , mas ele está no brasil, mas tem dinheiro em conta lá.

Tem como fazer transferência lá dentro?, mas ele não tem cartão de crédito.( gostaria de resolver pagamentos tudo,pois o amigo apenas irá enviar)

Outra pergunta caso ele.consiga cartão de crédito, no site pagamento conservatória gera número aí ele coloca no formulário e coloca o comprovante da transação no envelope?

• @raphaelvalerio, não sei se entendi muito bem a situação do seu amigo. Eles está no Brasil e os documentos em Portugal e alguém em Portugal irá enviar para a conservatória, é isso?

Penso em algumas opções:

Caso essa pessoa vá pessoalmente a conservatória (terá que agendar), pode pagar em dinheiro no momento de deixar os documentos.

Não sei se em Portugal essa pessoa consegue fazer o VP no CTT em nome do requerente, se conseguir pode ser uma opção

Ele pode fazer o VP no Brasil, mandar foto do comprovante e essa pessoa imprime e junta aos documentos e preenche no campo adequado no formulário

Ele pode fazer o pagamento pela plataforma, vai receber por e-mail um formulário, repassa esse e-mail para a pessoa em Portugal que imprime e junta ao restante dos documentos. Esse formulário fica em branco mesmo, serve para comprovação do pagamento

As formas de pagamento são somente pela plataforma (cartão), VP ou dinheiro (presencial), não é possível pagar por transferência, etc...

• @raphaelvalerio eu envio o vale postal em meu nome para o processo de cidadania da minha esposa, estou em Portugal, mandei do ctt para a conservatória, será que terá algum problema o vale postal ter cido enviado por mim em meu nome? Ele foi enviado junto ao processo, está para manutenção de residentes, se eles não aceitarem eles liberam o pagamento pelo site?

• @raphaelvalerio o VP tem que ser em nome do requerente da transcrição de casamento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.