Sigam as postagens aqui no Fórum sobre o assunto...Façam simulação de valores em dias diferentes...(Com cotações diferentes)...Antes de ir até a agência... Com todo o material publicado aqui...É inacreditável que continuem fazendo Vales Postais com cotação de Euro Exportação...Em nome diferente daquele do Requerente do Processo...Etc...
Importantíssimo levar tudo anotado...(Endereços...Números de telefone...E-mails...)...De Beneficiário de VP...Emitente de VP...Destinatário do envio dos Documentos...Etc... E fique ¨No pé¨ do atendente...Para que nada saia errado...!!! Confira Uma...Duas...Três vezes se for preciso...!!!
Eu tive um problema com um Vale Postal de 20,00 euros...(Foi o primeiro VP que eu fiz...Foi em 2015 para pagamento de uma Certidão de Nascimento a um Arquivo Distrital...)... Os Correios falavam que o VP estava disponível em Portugal...Por outro lado...O Arquivo Distrital me respondia que não tinha nem sinal do VP enviado...!!! Resumo...Após o VP caducar...Fui até a Agência e solicitei o reembolso... Em visita a Portugal...Alguns meses depois...Retirei a Certidão pessoalmente no AD de Leiria...E dei andamento em meus assuntos...
Esse VP...(Que deu problema)...Foi feito em uma agência pequena dos Correios...Depois dessa má experiência e de muita pesquisa aqui no Fórum passei a fazer todos os meus VPs...(E de processos de Familiares)...Na agência Central dos Correios em São Paulo... Nem sempre foi fácil...Como disse @Mtrin falta treinamento...E infelizmente...Muitas vezes...Falta um pouco de boa vontade deles e também de preparo e respeito por parte de quem se dirige à agência dos Correios para solicitar os serviços também... Até hoje...Foram 14 Vales Postais...(Entre Naturalizações...Atribuições...E Transcrições de Casamento)...E nunca voltei a ter qualquer problema...(Além do VP Nº 1 de 20 euritos)...
Portanto repito...As informações de como proceder para fazer o Vale Postal corretamente estão disponíveis aqui no Fórum...(Grátis)...Só precisa pesquisar um pouco e prestar muita atenção na hora H...
Boa tarde.. preciso da ajuda de vocês. Minha filha está fazendo a cidadania através da conservatória de Porto, porem essa semana ela recebeu o email abaixo.. alguem pode me ajudar para sabe que caminho devo seguir? Sou do Rio de Janeiro e ela mora em SP so que está fora do Brasil e talvez perca o prazo citado no email. SOCORO!!! Exma. Senhora
Boa tarde
Com referência ao assunto em epígrafe e na sequência da recepção por estes serviços na data de hoje, dos documentos para processo de atribuição de nacionalidade, respeitante a RENATA PERASO ALENCAR, informo V. Exª que, apenas foi recebido Vale Postal no valor de 171,43 €, conforme fotocópia em anexo.
Informo que, caso não seja recebido o valor em falta (3,57 €) até este vale caducar (09-05-2018), em cumprimento do P.º C.C. 55/2017 STJSR-CC, o pedido será rejeitado e é devolvido, atento o facto de não ter sido recebida a quantia para pagamento do emolumento devido.
Mais informo que o custo do processo de Atribuição de Nacionalidade é de 175,00€ e que o pagamento, do valor em falta, poderá ser efectuado ao balcão desta Conservatória (em numerário ou TPA) e/ou através de cheque visado ou bancário, emitido por Banco Português, ou vale postal à ordem de IRN, IP – 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto.
Aproveitamos, ainda, para informar que (se efetuar o pagamento dentro do prazo), numa primeira apreciação do processo, deverá apresentar certidão de nascimento, por fotocópia, do original do registo estrangeiro de nascimento da registanda - RENATA PERASO ALENCAR, devidamente legalizada ou apostilada.
A Conservadora,
Maria Manuel Ferreira de Campos Folhadela de Oliveira
Faça um vale postal complementar com os dados da sua filha e envie o comprovante por e-mail Coloque em assunto - VALE COMPLEMENTAR PARA PROCESSO DE .....(nome da sua filha) Sugiro que faça um vale no valor de uns 6 euros para não ter problemas novamente Isso tem acontecido bastante por,talvez,falta de atenção dos funcionários dos correios
@Márcia Peraso Cosme Além da diferença do valor do vale eles estão cobrando também a a certidão de sua filha por cópia reprográficas e em inteiro teor devidamente apostilada. A que você mandou não deve ter sido esta.
Estou copiando essa postagem do outro Tópico sobre Vales Postais porque creio que pode ajudar a entender porque muitos VPs estão saindo com valores a menos...
**(Se essa duplicação da postagem for inadequada...Peço aos Moderadores que apaguem...)**
Percebi um erro na emissão dos Vales Postais que fiz hoje na Agência Central dos Correios em São Paulo...
A cotação de hoje...(24/04)...Era 4,4155... Fiz as contas antes de sair de casa e decidi solicitar um VP no valor de R$ 790,00 para ter um valor final da remessa em euros com alguma folga...
Quando estava na Agência...Conferi os comprovantes...(Fiz 3 VPs com valores idênticos para processos de 3 irmãos / Meus Primos)...E sairam assim...:
Remessa EUR : 179,61 Cotação R$ : 4,3985 Valor da Remessa R$ : 790,00 Tarifas / Serviços R$ 46,85 Valor Efetivo Total (VET) : 4,66 Valor Total a Pagar R$ : 836,85
Perceba que foi usado o valor da cotação de ontem...(23/04)...!!! (Só notei isso em casa)...!!!
Como sempre envio um valor pouco maior do que os 175,00 euros...Creio que não haverá problema...(ASSIM ESPERO...!!!)... Mas...Fiquei imaginando se não seria esse o motivo de muitos VPs estarem saindo com valores a menos ultimamente...(Algo que não costumava acontecer com tanta frequência)...Obrigando emitentes a fazerem um outro VP para complementar os custos dos Processos nas Conservatórias...
@Mtrin...Como você tem acesso aos sistemas...Poderia por favor dar uma olhada nisso pra gente...?
Tenho duvidas quanto ao pagamento da taxa de 175 euros. Nao moro no Brasil, mas estive recentemente no Rio de Janeiro e fui ao Consulado de Portugal que fica em Botafogo, e la me informaram que NAO SE PODE FAZER MAIS VALE POSTAL DESDE OS CORREIOS DO BRASIL, e sim deve ser feito pagamento na pagina on line por cartao de credito. Ocorre que , sendo o pagamento por cartao de credito, NECESSARIAMENTE o processo teria que ser enviado a CENTRAL DE LISBOA, o que eu nao quero, pois prefiro fazer o processo onde esta o registro de meu pai portugues. A minha pergunta é : se nao faço por cartao de credito, ja que nao quero que va a Lisboa meu processo, e nao posso fazer por vale postal desde o Rio de Janeiro, como devo fazer este pagamento , se nao posso pagar diretamente em Portugal? teria alguma forma de fazer este pagamento desde Espanha? alguem sabe algo a respeito ? agradeço a resposta
@Nilton Hessel Ontem por um acaso fizemos um vale postal de atribuição, ou seja 175 euros para Tondela. O valor constante na cópia da nota que fica arquivada aqui é o seguinte: Cotação do euro: 4,4155 quantidade de euros enviados: 175,29 Valor da remessa: 774,00 Tarifas/serviços: 46,61 Valor efetivo total (vet) 4,68 Valor total a pagar: R$820,61
pelo o que você pode ver o valor o sistema estava igual ao da sua cotação pela manhã.
Hoje o valor do euro no site dos correios está : 4,4511 O valor constante no meu sistema é : 4,4511
O que pode ter ocorrido: 1 - o sistema ter demorado a atualiza. O vale que foi feito na agencia Barreto foi na parte da tarde. 2- O atendente não ter desligado o computador na véspera, e assim o sistema não foi atualizado.
Pelo o que você pode ver, aqui não teve erro nenhum.
@Mtrin... Obrigado por responder... Então deve ter sido mesmo a falta de atualização no computador do guichê onde fui atendido... Por acaso eu havia feito o cálculo um dia antes...(Segunda-feira)...Só para ter uma ideia de valor... Daí...Terça-feira antes de sair de casa...Refiz o cálculo com a cotação do dia...(4,4155)... Não achei que tinha algo errado porque o valor final em Reais bateu certinho...(Até os Centavos)...Com aquilo que eu tinha calculado antes de sair de casa R$ 836,85... A diferença é muito pequena...E nos comprovantes o valor saiu acima de 179,00 euros... Com sua experiência...Você acha que pelo fato de o VP ter sido emitido num determinado dia...Com cotação do dia anterior...Pode dar algum problema...?
Acho que no seu caso, que mandou mais um pouquinho não deve dar nenhuma diferença no saque. O problema é quando a pessoa manda o valor certinho. Acho que pode ser isso que está acontecendo com várias pessoas de ficar faltando 2 ou 3 euros. Calculo do dia anterior, sem conferir com o valor do euro do dia, mais o valor certinho = faltar 2 ou 3 euros.
Sou da mesma opinião que você quanto a isso @Mtrin... E...Como sempre dissemos aqui no Fórum...Toda a atenção é pouca no momento de fazer o Vale Postal...
Para contribuir com a discussão sobre o Euro do dia, este ano eu fiz um Vale Postal, onde eu calculei com o Euro do dia antes de sair de casa, e na agência dos Correios, o valor à pagar foi um pouco acima do que eu calculei, e como foi acima, eu paguei. Pode ser esse detalhe de o computador da agência dos Correios está com a cotação do dia anterior, que no meu caso poderia estar maior em relação ao dia que eu fui pagar.
Tive problema com os meus dois processos enviados: atribuição e transcrição. Tenho certeza absoluta que não fiz euro exportação, acompanhei na tela do atendente dos correios todo o processo. E me devolveram toda a documentação. Em nenhum dos dois casos foi solicitado complementação do VP enviado a menor. O da atribuição chegou lá 174,64 e o da transcrição chegou 118,50. Uso a agencia dos correios em Niterói/RJ (AC São Francisco). Além de mandar 2 ou 3 euros a mais, tem alguma outa sugestão para isso não ocorrer? Já fiz os mesmos processos (minha avó e minha mãe) na mesma agencia e nao tive esse problema...tenso isso...
Faça as contas (valor em euro) x (cotação do dia) = valor em reais sem taxas. Precisa enviar nesse valor. Peça uma prévia para conferir e não concorde se der menos.
O valor efetivo a ser pago precisa incluir taxas: (valor em reais sem taxas) + 1,5% + 35,00 reais = valor a ser pago
Pessoal, essa dica do @MarceloDF foi a minha salvação! Levei impresso a cotação do site dos correios do dia que fiz o vale postal, chegando lá o atendente me disse a cotação e eu disse que estava errado. Depois de muita insistência, ele reiniciou o computador e...pronto! cotação atualizada!. O atendente me disse que o computador fica sempre ligado, que não tem habito de desligar,etc. Um detalhe que nunca iria desconfiar. Obrigada a esse forum!
Acabei de fazer o vale para Ponta Delgada para a transcrição de casamento, saiu em reais também, o atendente falou q é um erro do sistema e que não teria problema. Acrescentei 2 euros no vale para garantir e utilizei o euro com cotação maior. Realizei nos correios do centro de São Caetano do Sul - SP. Espero que dê certo!
@Solelaine Primeiro ponto é nunca usar Euro Exportação. Para a remessa que queremos: - no site dos Correios aparece somente “Euro”, - no terminal do atendente aparece “Euro Vale Postal” * O sistema não é errado. O sistema é “pé duro”. Somente deveria enviar Euros para a Zona do Euro, não importando se o cliente dissesse “quero enviar 175 euros” ou “quero enviar R$ 1000”, fazendo automaticamente as contas correspondentes; mas não faz. * Atualmente, o atendente sempre tem duas opções: 1. Converter outra moeda para Reais e 2. Converter Reais para outra moeda. A opção que queremos é a 2 (com o vale em Euros). Nesta, muitos atendentes esperam que o cliente informe o valor em R$ para chegar aos pretendido Euros. Se não falamos, eles usam a opção 1 e mandam em R$ mesmo. Embora possa dar certo, ficamos em total insegurança, principalmente com relação aos centavos de Euros que podem causar problemas. * Uma possibilidade é calcular você mesma a partir da cotação informada no site dos correios ( http://bit.ly/cota-euro ) no dia da remessa. É só multiplicar o valor pretendido em Euros pela cotação (do Euro) e terá o valor líquido em R$ que o atendente terá que informar na opção “Reais para outra moeda”. Isso é líquido, não inclui as taxas que serão acrescidas pelo sistema dos Correios. * Se quiser saber as taxas antes – para prevenir a grana – é só multiplicar o valor líquido obtido em Reais por 0,015 e somar R$ 35,00. * Outra possibilidade, que os atendentes mais experientes fazem é usar a opção 1 (informando os Euros) para calcular o valor líquido em reais, o qual anotam em um rascunho. Posteriormente, efetivam a operação pela opção 2, informando aquele valor anotado em Reais. Isso é o mesmo de “usar” o sistema dos Correios para calcular para você. Simples, mas depende do atendente. * Fora isso, antes de autorizar e pagar, o sistema dos Correios emite a simulação impressa. Nessa hora, muita calma. Se não tiver em EUR peça para refazer pela outra opção. Se tiver uma pequena diferença de centavos a menor, refaça com acréscimo mínimo (R$ 1,00) por exemplo, que deve dar certo. Também aproveitar para conferir detalhadamente os dados de remetente e destinatário (sempre endereço da Conservatória e nome de IRN,IP).
Olá pessoal boa tarde, quanto ao depósito do vale postal, posso fazer de 180 euros ao invés de 175 para não ter problemas de voltar por falta de dinheiro?
Pessoal, amigo meu está com a documentação toda em Portugal no envelope , mas ele está no brasil, mas tem dinheiro em conta lá.
Tem como fazer transferência lá dentro?, mas ele não tem cartão de crédito.( gostaria de resolver pagamentos tudo,pois o amigo apenas irá enviar)
Outra pergunta caso ele.consiga cartão de crédito, no site pagamento conservatória gera número aí ele coloca no formulário e coloca o comprovante da transação no envelope?
@raphaelvalerio, não sei se entendi muito bem a situação do seu amigo. Eles está no Brasil e os documentos em Portugal e alguém em Portugal irá enviar para a conservatória, é isso?
Penso em algumas opções:
Caso essa pessoa vá pessoalmente a conservatória (terá que agendar), pode pagar em dinheiro no momento de deixar os documentos.
Não sei se em Portugal essa pessoa consegue fazer o VP no CTT em nome do requerente, se conseguir pode ser uma opção
Ele pode fazer o VP no Brasil, mandar foto do comprovante e essa pessoa imprime e junta aos documentos e preenche no campo adequado no formulário
Ele pode fazer o pagamento pela plataforma, vai receber por e-mail um formulário, repassa esse e-mail para a pessoa em Portugal que imprime e junta ao restante dos documentos. Esse formulário fica em branco mesmo, serve para comprovação do pagamento
As formas de pagamento são somente pela plataforma (cartão), VP ou dinheiro (presencial), não é possível pagar por transferência, etc...
@raphaelvalerio eu envio o vale postal em meu nome para o processo de cidadania da minha esposa, estou em Portugal, mandei do ctt para a conservatória, será que terá algum problema o vale postal ter cido enviado por mim em meu nome? Ele foi enviado junto ao processo, está para manutenção de residentes, se eles não aceitarem eles liberam o pagamento pelo site?
Comentários
Sigam as postagens aqui no Fórum sobre o assunto...Façam simulação de valores em dias diferentes...(Com cotações diferentes)...Antes de ir até a agência...
Com todo o material publicado aqui...É inacreditável que continuem fazendo Vales Postais com cotação de Euro Exportação...Em nome diferente daquele do Requerente do Processo...Etc...
Importantíssimo levar tudo anotado...(Endereços...Números de telefone...E-mails...)...De Beneficiário de VP...Emitente de VP...Destinatário do envio dos Documentos...Etc...
E fique ¨No pé¨ do atendente...Para que nada saia errado...!!!
Confira Uma...Duas...Três vezes se for preciso...!!!
Eu tive um problema com um Vale Postal de 20,00 euros...(Foi o primeiro VP que eu fiz...Foi em 2015 para pagamento de uma Certidão de Nascimento a um Arquivo Distrital...)...
Os Correios falavam que o VP estava disponível em Portugal...Por outro lado...O Arquivo Distrital me respondia que não tinha nem sinal do VP enviado...!!!
Resumo...Após o VP caducar...Fui até a Agência e solicitei o reembolso...
Em visita a Portugal...Alguns meses depois...Retirei a Certidão pessoalmente no AD de Leiria...E dei andamento em meus assuntos...
Esse VP...(Que deu problema)...Foi feito em uma agência pequena dos Correios...Depois dessa má experiência e de muita pesquisa aqui no Fórum passei a fazer todos os meus VPs...(E de processos de Familiares)...Na agência Central dos Correios em São Paulo...
Nem sempre foi fácil...Como disse @Mtrin falta treinamento...E infelizmente...Muitas vezes...Falta um pouco de boa vontade deles e também de preparo e respeito por parte de quem se dirige à agência dos Correios para solicitar os serviços também...
Até hoje...Foram 14 Vales Postais...(Entre Naturalizações...Atribuições...E Transcrições de Casamento)...E nunca voltei a ter qualquer problema...(Além do VP Nº 1 de 20 euritos)...
Portanto repito...As informações de como proceder para fazer o Vale Postal corretamente estão disponíveis aqui no Fórum...(Grátis)...Só precisa pesquisar um pouco e prestar muita atenção na hora H...
Boa Sorte...!!!
Exma. Senhora
Boa tarde
Com referência ao assunto em epígrafe e na sequência da recepção por estes serviços na data de hoje, dos documentos para processo de atribuição de nacionalidade, respeitante a RENATA PERASO ALENCAR, informo V. Exª que, apenas foi recebido Vale Postal no valor de 171,43 €, conforme fotocópia em anexo.
Informo que, caso não seja recebido o valor em falta (3,57 €) até este vale caducar (09-05-2018), em cumprimento do P.º C.C. 55/2017 STJSR-CC, o pedido será rejeitado e é devolvido, atento o facto de não ter sido recebida a quantia para pagamento do emolumento devido.
Mais informo que o custo do processo de Atribuição de Nacionalidade é de 175,00€ e que o pagamento, do valor em falta, poderá ser efectuado ao balcão desta Conservatória (em numerário ou TPA) e/ou através de cheque visado ou bancário, emitido por Banco Português, ou vale postal à ordem de IRN, IP – 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto.
Aproveitamos, ainda, para informar que (se efetuar o pagamento dentro do prazo), numa primeira apreciação do processo, deverá apresentar certidão de nascimento, por fotocópia, do original do registo estrangeiro de nascimento da registanda - RENATA PERASO ALENCAR, devidamente legalizada ou apostilada.
A Conservadora,
Maria Manuel Ferreira de Campos Folhadela de Oliveira
Faça um vale postal complementar com os dados da sua filha e envie o comprovante por e-mail
Coloque em assunto - VALE COMPLEMENTAR PARA PROCESSO DE .....(nome da sua filha)
Sugiro que faça um vale no valor de uns 6 euros para não ter problemas novamente
Isso tem acontecido bastante por,talvez,falta de atenção dos funcionários dos correios
Além da diferença do valor do vale eles estão cobrando também a a certidão de sua filha por cópia reprográficas e em inteiro teor devidamente apostilada. A que você mandou não deve ter sido esta.
Obrigada pela ajuda... Quais os dados seriam importantes colocar nesse vale postal alem de RG ?
Estou copiando essa postagem do outro Tópico sobre Vales Postais porque creio que pode ajudar a entender porque muitos VPs estão saindo com valores a menos...
**(Se essa duplicação da postagem for inadequada...Peço aos Moderadores que apaguem...)**
Percebi um erro na emissão dos Vales Postais que fiz hoje na Agência Central dos Correios em São Paulo...
A cotação de hoje...(24/04)...Era 4,4155...
Fiz as contas antes de sair de casa e decidi solicitar um VP no valor de R$ 790,00 para ter um valor final da remessa em euros com alguma folga...
Seria + - isso...:
R$ 790,00 + R$ 11,85...(1.5%) + R$ 35,00...(Taxa fixa)...= TOTAL >> R$ 836,85
Quando estava na Agência...Conferi os comprovantes...(Fiz 3 VPs com valores idênticos para processos de 3 irmãos / Meus Primos)...E sairam assim...:
Remessa EUR : 179,61
Cotação R$ : 4,3985
Valor da Remessa R$ : 790,00
Tarifas / Serviços R$ 46,85
Valor Efetivo Total (VET) : 4,66
Valor Total a Pagar R$ : 836,85
Perceba que foi usado o valor da cotação de ontem...(23/04)...!!! (Só notei isso em casa)...!!!
Como sempre envio um valor pouco maior do que os 175,00 euros...Creio que não haverá problema...(ASSIM ESPERO...!!!)...
Mas...Fiquei imaginando se não seria esse o motivo de muitos VPs estarem saindo com valores a menos ultimamente...(Algo que não costumava acontecer com tanta frequência)...Obrigando emitentes a fazerem um outro VP para complementar os custos dos Processos nas Conservatórias...
@Mtrin...Como você tem acesso aos sistemas...Poderia por favor dar uma olhada nisso pra gente...?
Faça o vale postal na agencia da Rua Primeiro de Março,63 - Centro do RJ
Lá,com certeza,vc consegue fazer
Ontem por um acaso fizemos um vale postal de atribuição, ou seja 175 euros para Tondela.
O valor constante na cópia da nota que fica arquivada aqui é o seguinte:
Cotação do euro: 4,4155
quantidade de euros enviados: 175,29
Valor da remessa: 774,00
Tarifas/serviços: 46,61
Valor efetivo total (vet) 4,68
Valor total a pagar: R$820,61
pelo o que você pode ver o valor o sistema estava igual ao da sua cotação pela manhã.
Hoje o valor do euro no site dos correios está : 4,4511
O valor constante no meu sistema é : 4,4511
O que pode ter ocorrido:
1 - o sistema ter demorado a atualiza. O vale que foi feito na agencia Barreto foi na parte da tarde.
2- O atendente não ter desligado o computador na véspera, e assim o sistema não foi atualizado.
Pelo o que você pode ver, aqui não teve erro nenhum.
Obrigado por responder...
Então deve ter sido mesmo a falta de atualização no computador do guichê onde fui atendido...
Por acaso eu havia feito o cálculo um dia antes...(Segunda-feira)...Só para ter uma ideia de valor...
Daí...Terça-feira antes de sair de casa...Refiz o cálculo com a cotação do dia...(4,4155)...
Não achei que tinha algo errado porque o valor final em Reais bateu certinho...(Até os Centavos)...Com aquilo que eu tinha calculado antes de sair de casa R$ 836,85...
A diferença é muito pequena...E nos comprovantes o valor saiu acima de 179,00 euros...
Com sua experiência...Você acha que pelo fato de o VP ter sido emitido num determinado dia...Com cotação do dia anterior...Pode dar algum problema...?
Acho que no seu caso, que mandou mais um pouquinho não deve dar nenhuma diferença no saque.
O problema é quando a pessoa manda o valor certinho. Acho que pode ser isso que está acontecendo com várias pessoas de ficar faltando 2 ou 3 euros. Calculo do dia anterior, sem conferir com o valor do euro do dia, mais o valor certinho = faltar 2 ou 3 euros.
E...Como sempre dissemos aqui no Fórum...Toda a atenção é pouca no momento de fazer o Vale Postal...
Além de mandar 2 ou 3 euros a mais, tem alguma outa sugestão para isso não ocorrer?
Já fiz os mesmos processos (minha avó e minha mãe) na mesma agencia e nao tive esse problema...tenso isso...
O que geralmente ocorre é que a cotação do computador do atendente está desatualizada e o sistema demora um pouco para atualizar.
Antes de se dirigir aos correios, consulte a cotação do dia no site dos correios:
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Faça as contas (valor em euro) x (cotação do dia) = valor em reais sem taxas.
Precisa enviar nesse valor. Peça uma prévia para conferir e não concorde se der menos.
O valor efetivo a ser pago precisa incluir taxas:
(valor em reais sem taxas) + 1,5% + 35,00 reais = valor a ser pago
Tem até uma calculadora que um colega do forum fez para ajudar:
http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/
Espero que dê certo!
Primeiro ponto é nunca usar Euro Exportação.
Para a remessa que queremos:
- no site dos Correios aparece somente “Euro”,
- no terminal do atendente aparece “Euro Vale Postal”
*
O sistema não é errado. O sistema é “pé duro”.
Somente deveria enviar Euros para a Zona do Euro, não importando se o cliente dissesse “quero enviar 175 euros” ou “quero enviar R$ 1000”, fazendo automaticamente as contas correspondentes; mas não faz.
*
Atualmente, o atendente sempre tem duas opções: 1. Converter outra moeda para Reais e 2. Converter Reais para outra moeda.
A opção que queremos é a 2 (com o vale em Euros). Nesta, muitos atendentes esperam que o cliente informe o valor em R$ para chegar aos pretendido Euros. Se não falamos, eles usam a opção 1 e mandam em R$ mesmo. Embora possa dar certo, ficamos em total insegurança, principalmente com relação aos centavos de Euros que podem causar problemas.
*
Uma possibilidade é calcular você mesma a partir da cotação informada no site dos correios ( http://bit.ly/cota-euro ) no dia da remessa.
É só multiplicar o valor pretendido em Euros pela cotação (do Euro) e terá o valor líquido em R$ que o atendente terá que informar na opção “Reais para outra moeda”.
Isso é líquido, não inclui as taxas que serão acrescidas pelo sistema dos Correios.
*
Se quiser saber as taxas antes – para prevenir a grana – é só multiplicar o valor líquido obtido em Reais por 0,015 e somar R$ 35,00.
*
Outra possibilidade, que os atendentes mais experientes fazem é usar a opção 1 (informando os Euros) para calcular o valor líquido em reais, o qual anotam em um rascunho. Posteriormente, efetivam a operação pela opção 2, informando aquele valor anotado em Reais. Isso é o mesmo de “usar” o sistema dos Correios para calcular para você. Simples, mas depende do atendente.
*
Fora isso, antes de autorizar e pagar, o sistema dos Correios emite a simulação impressa. Nessa hora, muita calma. Se não tiver em EUR peça para refazer pela outra opção. Se tiver uma pequena diferença de centavos a menor, refaça com acréscimo mínimo (R$ 1,00) por exemplo, que deve dar certo. Também aproveitar para conferir detalhadamente os dados de remetente e destinatário (sempre endereço da Conservatória e nome de IRN,IP).
Para hoje, € 120, daria um líquido de R$ 566,68 (esse é o valor que importa). O total do vale seria de R$ 610,18.
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Pessoal, amigo meu está com a documentação toda em Portugal no envelope , mas ele está no brasil, mas tem dinheiro em conta lá.
Tem como fazer transferência lá dentro?, mas ele não tem cartão de crédito.( gostaria de resolver pagamentos tudo,pois o amigo apenas irá enviar)
Outra pergunta caso ele.consiga cartão de crédito, no site pagamento conservatória gera número aí ele coloca no formulário e coloca o comprovante da transação no envelope?
@raphaelvalerio, não sei se entendi muito bem a situação do seu amigo. Eles está no Brasil e os documentos em Portugal e alguém em Portugal irá enviar para a conservatória, é isso?
Penso em algumas opções:
Caso essa pessoa vá pessoalmente a conservatória (terá que agendar), pode pagar em dinheiro no momento de deixar os documentos.
Não sei se em Portugal essa pessoa consegue fazer o VP no CTT em nome do requerente, se conseguir pode ser uma opção
Ele pode fazer o VP no Brasil, mandar foto do comprovante e essa pessoa imprime e junta aos documentos e preenche no campo adequado no formulário
Ele pode fazer o pagamento pela plataforma, vai receber por e-mail um formulário, repassa esse e-mail para a pessoa em Portugal que imprime e junta ao restante dos documentos. Esse formulário fica em branco mesmo, serve para comprovação do pagamento
As formas de pagamento são somente pela plataforma (cartão), VP ou dinheiro (presencial), não é possível pagar por transferência, etc...
@raphaelvalerio eu envio o vale postal em meu nome para o processo de cidadania da minha esposa, estou em Portugal, mandei do ctt para a conservatória, será que terá algum problema o vale postal ter cido enviado por mim em meu nome? Ele foi enviado junto ao processo, está para manutenção de residentes, se eles não aceitarem eles liberam o pagamento pelo site?
@raphaelvalerio o VP tem que ser em nome do requerente da transcrição de casamento