Averbação de Casamento do requerente brasileiro
Boa tarde,
Meu pai, filho do português, entrará com o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa.
A certidão de nascimento do meu pai, por cópia reprográfica, que será utilizada no processo, tem anotações do casamento e da separação dele, logo, me surgiu a seguinte dúvida:
Para se efetivar a atribuição da nacionalidade portuguesa do meu pai, é necessário transcrever o casamento dele antes?
Meu pai, filho do português, entrará com o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa.
A certidão de nascimento do meu pai, por cópia reprográfica, que será utilizada no processo, tem anotações do casamento e da separação dele, logo, me surgiu a seguinte dúvida:
Para se efetivar a atribuição da nacionalidade portuguesa do meu pai, é necessário transcrever o casamento dele antes?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Há uma sequência, primeiro o seu pai requere a nacionalidade, ele terá um registro de nascimento português, em seguida ele atualiza o estado civil transcrevendo o casamento.
Se ele não teve filhos após o divórcio não precisará homogar a separação. Ficará com o estado civil de casado no cartão cidadão.
Mandei e-mail a três CRCivil, CRCentrais Lisboa e Arquivo Central Porto, pedindo um modelo de requerimento para Transcrição de Casamento fora de Portugal, entre português e estrangeiro, sem pacto nupcial. E eles não me respondem. O site do IRN não tem tal modelo. Um link antigo em outro fórum não funciona.
Alguém poderia me fornecer?
O processo de atribuição do meu pai foi concluído por Ovar. Fui atrás para ele requerer o cartão do cidadão e o consulado informou que antes ele precisa fazer a transcrição do casamento, não sendo necessário averbar o divórcio.
1º dúvida - Realmente não é necessário averbar o divórcio?
2º dúvida - Atualmente qual tem sido a melhor opção para efetuar a transcrição do casamento?
Obrigado,
1. não é necessário, se ele não quiser morar lá, ou se não tiver casado de novo (ou seja, se a nova esposa quiser a nacionalidade, tem que homologar o divórcio).
2. Ponta Delgada.
Hoje recebi a correspondência de ACP informando que meu processo de atribuição foi concluído com sucesso.
Tenho duas dúvidas:
1 - A última informação que obtive é que agora devo transcrever o meu casamento antes de solicitar o cartão do cidadão e o passaporte. Continua da mesma forma?
2 - Ponta Delgada continua sendo a conservatória mais indicada para transcrição de casamento?
Desde já agradeço!