Obtenção da Cidadania Portuguesa
Prezados,
Estou feliz por ter econtrado esta comunidade. Agradeço se puderem me auxiliar.
Começo dizendo que sou bisneto de portugueses. Meus bisavós nasceram em Portugal, casaram-se no Brasil e faleceram no Brasil. O meu avô ainda é vivo. Minha mãe, filha do meu avô também é viva. Diante desse cenário, gostaria de iniciar o pedido da cidadania portuguesa. Já sei inicialmente que tenho que obtê-la para o meu avô, depois para minha mãe e em seguida para mim.
Alguns dados que podem servir para que voces me ajudem :
1) Felizmente eu consegui a certidão da minha bisavó, nascida na Freguesia de Campeã, Concelho de Vila Real, Distrito de Vila Real.
1.1) Estou de posse da certidão de casamento e de óbito da minha bisavó
1.2) A questão é que os dados constantes nas certidões de casamento e óbito não batem exatamente com a certidão de nascimento dela. Como proceder neste caso, como alterações em datas, nome, por exemplo?
2) Em relação ao meu bisavô, o único documento que tenho é o documento de identidade dele (RNE) onde consta apenas que ele nasceu em Amarante.
2.1) Descobri que meus bisavós casaram-se na cidade de Jabotical - SP. Solicitei o desentranhamento dos autos e lá constava que meu bisavô havia nascido em Aguadela. Aguadela é uma localidade da Freguesia de Aguada de Baixo, do Concelho de Águeda, o qual pertence ao Distrito de Braga.
2.2) Veja que há conflitos em relação ao local do nascimento. Procurei por alguma localidade em Amarante que se asemelha-se à Aguadela. O que encontrei foi a freguesia de Aboadela, do concelho de Amarante e Distrito do Porto.
2.3) Com base nessas informações, enviei email para as conservatórias e para os arquivos distritais tanto do Porto, quanto de Braga. Nao conseguiram encontrar o registro do bisavô.
Na impossibilidade de não conseguir encontrar o registo de nascimento do meu bisavô, meu avô pode solicitar a cidadania portuguesa por parte da minha bisavó, sabendo que eles se casaram e faleceram no Brasil?
Julio Cezar.
Estou feliz por ter econtrado esta comunidade. Agradeço se puderem me auxiliar.
Começo dizendo que sou bisneto de portugueses. Meus bisavós nasceram em Portugal, casaram-se no Brasil e faleceram no Brasil. O meu avô ainda é vivo. Minha mãe, filha do meu avô também é viva. Diante desse cenário, gostaria de iniciar o pedido da cidadania portuguesa. Já sei inicialmente que tenho que obtê-la para o meu avô, depois para minha mãe e em seguida para mim.
Alguns dados que podem servir para que voces me ajudem :
1) Felizmente eu consegui a certidão da minha bisavó, nascida na Freguesia de Campeã, Concelho de Vila Real, Distrito de Vila Real.
1.1) Estou de posse da certidão de casamento e de óbito da minha bisavó
1.2) A questão é que os dados constantes nas certidões de casamento e óbito não batem exatamente com a certidão de nascimento dela. Como proceder neste caso, como alterações em datas, nome, por exemplo?
2) Em relação ao meu bisavô, o único documento que tenho é o documento de identidade dele (RNE) onde consta apenas que ele nasceu em Amarante.
2.1) Descobri que meus bisavós casaram-se na cidade de Jabotical - SP. Solicitei o desentranhamento dos autos e lá constava que meu bisavô havia nascido em Aguadela. Aguadela é uma localidade da Freguesia de Aguada de Baixo, do Concelho de Águeda, o qual pertence ao Distrito de Braga.
2.2) Veja que há conflitos em relação ao local do nascimento. Procurei por alguma localidade em Amarante que se asemelha-se à Aguadela. O que encontrei foi a freguesia de Aboadela, do concelho de Amarante e Distrito do Porto.
2.3) Com base nessas informações, enviei email para as conservatórias e para os arquivos distritais tanto do Porto, quanto de Braga. Nao conseguiram encontrar o registro do bisavô.
Na impossibilidade de não conseguir encontrar o registo de nascimento do meu bisavô, meu avô pode solicitar a cidadania portuguesa por parte da minha bisavó, sabendo que eles se casaram e faleceram no Brasil?
Julio Cezar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se for em SP recomendo que facam tudo pelo consulado. É verdade que pedem mais coisas, mas sao mais rapidos tambem. Deveria de perguntar no consulado se eles nao tem registro consular (trisavós, bisavós). Tambem pode conseguir dados no Memorial do Imigrante dependendo da data da chegada deles ao BR. Veja se nao encontra tambem o passaporte. Enfim... ha muitos lugares onde procurar pistas sobre o local exato de nascimento do bisavô. Em que ano ele nasceu?
Quem declarou o seu avo na certidao de nascimento?
Va responde essas perguntas e alguem aqui da comunidade talvez possa ajudá-lo.
Voce vai por bom caminho.
Nós residimos no interior do estado de São Paulo.
Vamos a algumas respostas:
- Temos o RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)
- Quem declarou meu avô no nascimento foi o meu bisavô
- No site do memorial do imigrante eu consegui duas possiveis data de desembarque do meu bisavô, ambas no mesmo ano, mas em meses diferentes:
http://www.memorialdoimigrant
O ano do desembarque bate com o que consta na carteira de Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)
Aguardo mais informações.
Obrigado
Julio Cezar.
Voce precisa da certidao do bisavo. Investigue a maior quantidade de dados que puder em documentos, com familiares, no consulado (quem sabe ele nao se registrou la), no memorial, etc. Aqui na comunidade alguns companheiros podem dar dicas sobre os arquivos onde procurar. Leia outros tópicos relacionados com busca de certidoes.
Nâo duvide. Seu avô tem muita chance de ter ficha consular. Assim como o meu avô tinha. Não percar seu tempo. Vai la direto representando seu avô, que é o filho, dizendo que moram longe e que ele e de idade, mas deseja ter sua cidadania reconhecida.
Nao especule, esse sempre foi o caminhod mais eficaz