SOS AJUDA

Boa Noite!

Estou indo para Portugal com minha mae portuguesa que tem todos documentos em dia.
Gostaria de saber se la fica mais facil de pedir minha cidadania e como faço que documentos tenho que levar onde tenho que ir.
MInha mae e natural de Figueira de Castelo Rodrigo distrito da Guarda.

Desde ja Agradeço Obrigado.
«1

Comentários

• Dê uma olhada no link que há na descrição da comunidade, é o guia para ajuda inicial, lá tem muita informação. Procure por atribuição, mas posso te adiantar que os documentos são os mesmos, só que vc assinará o requerimento pessoalmente.
    Por vc ser filho de portuguesa o seu caso é simples. Procure saber se vc terá que transcrever o casamento da sua mãe, assim poupará tempo e dinheiro.

boa sorte
  • Mais dicas

Recolha sua documentação (certidões, etc), legalize no Itamaraty e no consulado. Não perca tempo e leve tudo já certinho.
    Todo documento que sai do Brasil tem que ser legalizado no Itamaraty, no caso de certidões.
    Os outros documentos, além das certidões, têm que ser tb legalizados no consulado.
    Eu não perderia essa chance!!!!
  • Almir,
    Está fácil, esperando que o casamento da sua mae ja esteja transcrito e apareca a averbacao na certidao de nascimento dela.

1. certidao de nascimento narrativa da sua mae.
    2. sua certidão de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
    2- copia autenticada do seu RG legalizada no Consulado Português
    3- formulário 1C que voce assinará frente ao funcionário la em PT.
    4- 175 euros.

DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25
    IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
  • cidadania

oi alquem por gentileza poderia me informar se tenho direito a cidadania sendo bisneto de portuques ?
    obs : meu pai nem minha avo tem cidadania

obrigado
  • Também Tenho uma Duvida...

Meu Avô não tem condições de ir ao Consulado assinar o requerimento 1C na frente do Cônsul,

Por isso gostaria de saber se a Certidão de inteiro Teor e a Xerox do Rg seria autenticada sem a presença dele? e se eles autenticariam o requerimento 1C com a firma dele reconhecida por Autenticidade no cartório daqui da cidade mesmo sem a presença dele la no consulado.

Me refiro ao Consulado Do Rio.
  • Ellis

Sim!!!
    Mais tudo pode acontecer quando se trata de portugues, vc pode pegar um tuga arrogante, e complicar a sua vida.
    Procure um brasileiro q trabalhe no consulado p/ se informar como fazer.
  • Elis,

seu avo pode assinar o formulario no cartorio, desde que ele va pessoalmente e a assinatura tem que ser por AUTENTICIDADE, sendo assim, ele nao precisara ir ao Consulado.
  • Claudio,

sua avo e seu pai estao vivos ?
  • Claudio,
    Pelo menos o seu avo (o filho do portugues) devera solicitar a nacionalidade por atribuicao antes que voce possa optar.
    Depois que ele consiga voce podera escolher a forma que melhor lhe convem:
    1- atribuicao: sua mae devera solicitar para passar pra voce
    2- aquisicao: voce solicitaria por seu neto de portgues. Se voce tem filhos, o melhor seria escolher atribuicao para que eles possam ser portugueses tambem caso queiram.
  • ops!!!
    seria primeiro a sua avó e depois o seu pai se estiverem vivos. Desculpe a confusao.
  • Claudio e Ellis

Seu avô pode pedir por procuracao tb. Tem até o modelo da procuracao no site do consulado do Rio.
  • Gente....

Então se o requerimento 1C for assinado aqui mesmo no cartório por autenticidade não precisaria da autenticação do consulado no requerimento 1c? porque o problema de vovô é viagens longas...

Obrigada...
  • Zininha...

Vovô é encrencado..Rsrsrs... já é uma vitória ele estar aceitando tudo até agora, se falar em procuração ele vai achar que nós estamos tentando matar ele pra ficar com o resto...kkkkk
  • Ellis

kkkkkkkkk
    Eu nao cheguei a abrir o modelo da procuraçao, mas nesses casos elas sao específicas pra este ato.
    Sou advogada e a procuraçao pode e deve ser especifica pro que a pessoa vai fazer em nome do outro...
    Abs
  • Elis

É valido para efeito assinatura no cartorio do formulario
  • Então vamos lá ?

Muita calma nessa hora..kkkkk

Então o requerimento 1C com a firma reconhecida por Autenticidade não precisa mais de nenhuma autenticação do consulado nele, é só enviar junto com os outros documentos pra CRC? ou mesmo com a firma reconhecida por autenticidade é necessário a autenticação dele no consulado?

Obrigada, Vocês são muito gentis...
  • Precisa sim, pois o consulado vai pegar todos os doctos , grampea-los todos juntos e colocar o selo branco com a assinatura do consul, pra dizer pra CRC que tudo esta em ordem e verdadeiro.
    Depois vc podera enviar para a CRC.
  • Paulo, só espero que o Consulado do Rio queira autenticar o requerimento 1C porque eu liguei perguntando se eles autenticariam se eu levasse assinado com firma reconhecida por Autenticidade e eles me responderam que apenas autenticariam se fosse assinado perante ao cônsul... Vou ligar segunda pra ver se me dão outra resposta.
  • Desculpem, mas aqui na comunidade muitas pessoas estao mandando o 1C com firma reconhecida em cartório por AUTENTICIDADE sem que tenha que passar pelo consulado. Meus irmaos fizeram isso e ja tem a cidadania (fevereiro deste ano).
    Naturalmente se a pessoa pode ir ao Consulado assinar frente ao funcionario é interessante.
  • Nem todo consulado funciona assim como disse o Paulo, o de Sao Paulo nao, ja o Consulado aqui de Londres sim, grampeiam tudo, basta assinar no cartorio por autenticidade, nao precisa legalizar o formulario no consulado.
  • Assinatura

Nao pode ser somente assinado na frente do cônsul, pq eu assinei na frente de uma funcionária do consulado, bem brasileira.
    Mas volto a dizer que pode ser feita pra procuraçao, e o modelo dela está no site do consulado do Rio.
    Abs
  • Esclarecendo, eh muito simples, assinatura do formulario tem duas opcoes:

1. O requerente pode assinar APENAS no cartorio, desde que a assinatura seja por AUTENTICIDADE, sendo assim, NAO precisara de nenhuma legalizacao consular, isso basta !

2. ou, o Requerente pode assinar no proprio Consulado, perante o funcionario.
  • Cibele, Denise, Maestro, Zininha e Paulo obrigado a todos, vocês são maravilhosos.
    Adorei essa comunidade, em especial as pessoas que aqui se encontram e mesmo sem receber ou levar nada com isso tem o maior prazer de ajudar.
  • Cibele vc esta certa!
    O mundo é grande e o consulado portugues não esta em todo o mundo, então existe exceções, de q forma o reconhecimento da assinatura num consulado portugues perante o funcionário é uma delas, se não existe consulado portugues a pessoa tem q o reconhecimento em um cartório, sim!
    No entanto isso deixo de ser um problema, deixo de ter importância tanto faz um ou outro.
    Mais se existe um consulado portugues na sua área de residência, se sim, o melhor p/ garantir é fazer a assinatura na presença do funcionário do consulado.
    Pq digo isso, antes o precesso de cidadania p/ qm tinha o declarante o progenitor portugues não era preciso averbar o casamento, hoje isso mudo.
    E tbm Portugal hoje esta num momento muito delicado, o governo qr dinheiro e o reconhecimento da assinatura só no cartório brasileiro, e não no consulado é menos 11 euros p/ o governo.

É a minha opnião.

Sinta-se bem.
    Me deixe a vontade.
  • Alexandre

É realmente eu também preferiria autenticar pelo consulado mais descartando a possibilidade de uma procuração, e descartando também a possibilidade de que o consulado do rio não autentica o requerimento mesmo sendo assinado com firma reconhecida por autenticidade apenas presencialmente, então eu não tenho outra saida, não faria questão de 11 euros, mas bem que o consulado poderia aceitar autenticar o documento com a firma reconhecida por Autenticidade.

Mas de qualquer jeito eu vou mandar para o consulado o requerimento 1C com a firma reconhecida por Autenticidade e os outros documentos para eles autenticarem, se autenticarem todos melhor ainda.

Obrigada.
  • Elis

você está centrada numa parte do processo que tb. muito me interessa. Está se lembrando que a CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR precisa ter firma reconhecida do caratório que a emitiu; ser legalizada no ITMARATY para finalmente ser autenticada no consulado?
    Pessoal, corrija-me caso esteja me confundindo.
    Obrigada, comunidade !
  • Sim, eu já fiz isso, graças a Deus o Itamaraty do Rio Autenticou sem problemas, porque se eu precisasse mandar pra Brasilia seria mais um bom tempo...
  • No site do consulado no Rio diz que ha que agendar para qualquer ato. Ligue para a Central de atendimento e peca informacao.
    No site dao a entender que estao fazendo as transcricoes la mesmo.
  • Alexandre

Meu pai é português e vai transcrever o casamento dele com minha mãe brasileira em PORTUGAL, para ser mais rápido.
    Quais documentos devo enviar para ele? Só certidão de nascimento da minha mãe e de casamento? Tem que ser de inteiro teor?
    Tem que reconhecer no itamaraty?
    Pode me ajudar?
  • Maria
    Calma.......

1º- Certidão de nascimento do portugues(a)

2º-Certidão de nascimento do brasileiro, casamento e Óbito ( de ineiro teor autenticada a firma do escrivão, itamaraty e consulado geral é o consulado portugues)

Levar no itamaraty do Rio, o sinal publico vc tem q te, pôs a certidão é de outro estado do Brasil.

Agende o dia p/ dar entrada no consulado portugues, lembrando q é 120 euro então tem q ver a quanto ta o euro p/ se fazer a conversão da moeda p/ real.

Vc vai dar entrada no averbamento e no óbito no consulado de portugal no Rio de janeiro e vai pagar na ato do pedido em reais!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.