Novo na comu com dúvidas.

Me desculpem abrir novo tópico, mas ñ encontrei minha situação.

Sou neto de portugueses, mas já sou maior de idade, e meus avós e meus pais já são falecidos. Tenho como tentar a cidadania? Se sim, o q preciso??

Muito obrigado.

Comentários

• Pode. Seu caso seria por aquisicao-naturalizacao.
    Na Guia de Ajuda estao todos os documentos que voce precisa. De uma olhada.
    Ha tambem diversos topicos similares ao seu.
    Em primeiro lugar as certidoes de nascimento dos portugueses.
  • Obrigado Denise.

Tenho uma amiga q mora lá. Vou pedir ajuda para conseguir a certidão dos meus avós.

Um abraço.
  • Nao me lembro em que Estado voce esta.
    A transcricao nao pode ser feita pelo correio até onde nós sabemos aqui na comunidade. Só no consulado ou diretamente em Portugal, por um dos nubentes se vivo ou filho ou neto. Se a pessoa nao viaja a Portugal pode passar uma procuracao a alguem em PT. A procuracao tem que ser feita no cartorio e legalizada no consulado.
    Sei que o Consulado em SP trabalha muito bem no que se refere a transcricoes, porem so atende residentes nesse estado e em MS.
    A transcricao pode ser feita CONCOMITANTEMENTE com o pedido de atribuicao, mas sao processos separados e devem ser feitos individualmente.
    Espero haver me explicado.
  • Custos / Jose Ricardo

Vc perguntou pelos custos para a cidadania. Isso varia um pouco, dependendo do ano da certidao solicitada, mas gira em torno de 60 a 70 reais cada uma, mais 5,00 reais para reconhecer firma no cartorio.
    No Itamaraty nada é cobrado.
    No Consulado me parece que cada documento sai por volta de 20,00 reais.
    A cidadania custa 173 euros ( cotacao do dia) mais 55,00 do serviço do correio.
  • Obrigado Denise, então devo fazer o averbamento em conjunto com a atribuição para evitar atraso.

Denise, Se eu for enviar para Portugal eu preciso ir até o consulado para alguma coisa?

Alexandre, na minha certidão não tem a informação que meus pais eram casados, apenas observa-se que o sobrenome é o mesmo. Mas diz apenas filho de... e de...

Obrigado !!!
  • Marcio

Na pratica tem sido assim.
    Se estiver escrito na certidão de nascimento q os eram casados.
    Então é pedido o averbamento do casamento.
    Se não tiver escrito nada, deduz q o casal não era casados e q viviam em união de facto.
    Na pratica tem sido assim q tem acontecido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.