Gostaria de uma orientação

Oi Pessoal, preciso da ajuda de vcs. Meus avos por parte de pai são portugueses e já são falecidos, meu pai nasceu no Brasil e foi pequeno com 2 anos morar em Portugal e retornou ao Brasil com 12 anos...inclusive ele possui o passaporte informando a data q ele voltou. Mas ele não tem cidadania portuguesa. Sendo assim, eu posso tirar como neto de portugueses? É necessário que o meu pai tire tb? Meu pai por ter morado lá dos 2 aos 10 anos não tem direito de adquirir a cidadania de maneira mais fácil? Até pq ele não tem financeiramente como tirar, e eu estou muito interessado em tirar, mas tb não posso tirar pra ele, a grana só dá para o meu. Tb gostaria de saber o q eu preciso reunir de documentos para tirar, e se alguem conhece alguma empresa/despachante de confiança no Rio de janeiro q possa me indicar...d qq forma, agradeço pela ajuda....Abraço a todos...Fiquem com Deus.
«1

Comentários

• Me ajudem...Pessoal.

Preciso de ajuda sobre as perguntas q fiz no tópico anterior...Obrigado pessoal.
  • Neto

Olha, se vc tirar direto como neto, seus filhos só vão conseguir tirar se provar vínculo com Portugal, o que não é tão fácil.
    Se o seu pai tiver vc poderá passar pra seus filhos.
    O processo agora é simples e eu mesma que fiz o meu, que já foi pra Portugal.
    Com a grana curta vale mais à pena fazer por conta própria.
    Só tem que verificar se a documentação tá correta, se as certidoes estão certinhas, sem erros, pois se tiver vc tem que mandar consertar antes.
    Vamos esperar mais membros da comunidade falar alguma coisa pra vc, e daí vc tira suas conclusões.
    Abs
  • Vamos esperar mais opiniões então

Obrigado zizinha...vamos esperar o q o povo vai falar...até pq eu tô perdido, e não sei nem como começar...vou começar a reunir a documentação q está com uma tia minha e depois ver como a documentação está...e se vai faltar alguma coisa...mas vou precisar da ajuda de vcs pra ver como tirar algum documento q não tenha...e qual é o passo a passo pra iniciar o processo....de qq forma, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
  • Certidão

A primeira coisa a fazer é pedir as certidões dos seus avós em Portugal.
    Eu não sei ao certo, mas sei que o fato de serem os dois portugueses facilita tudo.
    Pode começar com isso, e aos poucos vc vai fazendo o resto.
    Abs
  • Zininha

Como eu procedo pra pedir as certidões dos meus avós em Portugal? Qual é o caminho? Isso tem algum custo? Obrigado minha amiga pela ajuda.
  • Arquivos

Provavelmente vc deve saber de onde eles são.
    Precisa saber a data de nascimento deles e a filiação.
    Ex: no meu caso, meu avô era da Freguesia de Dardavaz, Concelho de Tondela, Distrito de Viseu. Achei no Arquivo Distrital de Viseu, passando o nomde dele, a data de nascimento e o nome da mãe.
    Coloca no Google Arquivo Distrital que aparece um monte.
    Abs
  • Zininha

Entendi...eu seu de onde eles são...mas como eu peço as certidões? De que maneira? através de quem? E onde?
  • Site

Entra no site e pesquise. Lá vai dizer como vc tem que fazer.
    A do meu avô eu pedi em 2008 e o Arquivo de Viseu não tinha como eu pesquisar, então mandei um mail com os dados e eles me responderam que tinham localizado.
    Em alguns casos vc paga com cartão de crédito e eles mandam direto pra sua casa no Brasil.
    Agora preciso dormir...rssss
    Procure o site do Arquivo Distrital de seus avós e divirta-se... amanhã entro aqui pra saber se tens novidade.
    Abs e boa noite.
  • zizinha

Pra onde eu mando essas solicitações? Eu acho q a minha tia tem algumas certidões deles. Mas são antigas...não servem?
  • Obrigado

Até amanhã..boa noite.
  • certidões

Essas certidões vc pede diretamente no site do arquivo.
    Manda buscar no google o site do arquivo distrital dos seus avós.
    Entre no site. É lá que vc faz o pedido, mas cada aquivo é de uma maneira.
  • ok

vou fazer isso...boa noite.
  • José, os filhos nascidos ANTES da naturalização se forem maiores de idade não terão direito. filhos nascidos DEPOIS da naturalização tem direito, Atribuição, ou seja, de Pai pra Filho sem nenhum impedimento. A Certidão de Nascimento você pede no www.portaldocidadao.pt .
  • Cidadania portuguesa

Mas nenhum dos meus avós são naturalizados...todos são portugueses.
  • Meu pai é quem nasceu no brasil, e nunca tirou a cidadania portuguesa...e agora eu estou querendo tirar a minha.
  • Atribuição

No seu caso, vc pode pedir sua cidadania por atribuição, que é passando de pai pra filho.
    No meu caso foi naturalização, então meus filhos não terão direito, pois meu pai já é falecido e não se tornou cidadão português.
    Primeiro passo: pedir a certidão de nascimento.
  • precure entender passo-a passo!

Parece difícil, mas vamos entendendo aos poucos... Há 2 meses estou literalmente estudando passo-a-passo, ou "dúvida-a-dúvida" deste processo. Consulto exaustivamente o GUIA DE AJUDA desta comunidade, abro os links e tópicos do fórum, para ir me inteirando do assunto. Cada caso é um caso, mas existem situações idênticas... é bom também se inteirar das exigências dos Consulados de Portugal.

- é aconselhável requerer primeiro a nacionalidade de seu pai, conforme já orientaram. irá precisar da CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR dele, mas não se precipite, aguarde até entender a ordem processo (AS CERTIDÕES VALEM POR 180 DIAS SOMENTE);
    Primeiro passo, localizar certidões de seus avós
    Certidões de português com menos de 100 anos, pedir no portal do cidadão pt certidões online. No formulário a ser preenchido aparece: CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO para fins diversos. Terá que preencher dados para localização do registro.

- certidões com mais de 100 anos, são ASSENTO DE BAPTISMO e não certidão narrativa de nascimento. São requeridas nos ARQUIVOS DISTRITAIS. Acabei que requerer a de meu avô. Enviei e-mail para o Arquivo Distrital, informando dados como: possível local e ano de nascimento, nome dos meus bisavós. Fui prontamente respondida pela digníssima directora do AD de Viseu, que me informou valor (20 euros + postagem) e forma de pagto. (vale postal ou transf. bancária)
    Espero ter colaborado e OBRAGADA, COMUNIDADE!!!!!!!!
  • Denise

Estão dizendo que tá tudo informatizado!
    Uma amiga recebeu a cidadania dela na semana de 17/09 e demorou 1 ano e meio.
    Um amigo aqui da comunidade recebeu a dele, depois de 17/09 e demorou 8 meses.
    Vamos ter esperança de processos mais rápidos!
    Enquanto isso a gente vai aqui na ansiedade e esperando...rssss
  • José, eu estava falando em relação a VOCÊ ter filhos. Se VOCÊ não tem filhos tudo bem, se VOCÊ tem filhos, não podera passar a ele. Somente filhos nascidos APÓS a SUA Naturalização!
  • Cidadania Portuguesa

Entendi pessoal...Muito obrigado...vou procurar saber onde e quando eles nasceram e vou enviar o e-mail para adquirir as certidões....Muito obrigado pela ajuda. Vou com calma para não me atrapalhar todo...rs....Abraços.
  • Cidadania Portuguesa

Pessoal, eu preciso pedir as certidões dos meus dois avôs, ou serve de um só, já q os dois são portugueses? E q certidões são essas que eu tenho que pedir ao distrito? Pois o meu avô é do distrito de Aveiro. Ex:Certidão de nascimento/ batismo, casamento, etc)...quais são? Desculpem eu estar sendo chato, mas q isso é uma coisa nova para mim e eu não entendia nada...agora é q tá clareando....Obrigado.
  • Ricardo

A certidão pode ser de um só avô!
    Pode ser de batismo se for nascido antes de 1910, depois vai ser de nascimento!
    Vc tem q ter o distrito, o conselho e freguesia p/ se pedir a certdão.
  • Thiago

Thiago...eu to muito enrolado...eu gostaria de saber passo a passo o que eu preciso...e tb quais os documentos do meu avô e qual os do meu pai...pois estou confundindo tudo...não sei por onde começar....rsrsrsrs.
    Vc anteriormente me disse alguns documentos q preciso ter. Mas eu não entendi ao certo se seria do meu pai ou do meu avô.

Segue abaixo minhas dúvidas:

-copia do passaporte brasileiro ou do rg tem que estar dentro da validade (Esse documento é de quem? Meu pai ou meu avô)? Se for o RG do meu pai, tá na validade.

- a certidao (original) deve ser devidamente legalizada pelo itamaraty e pelo consulado de portugal .( Esse certidão nascimento é de quem? Meu pai ou meu avô)?

o rg aconselho tb a legalizar no cosulado (xéros autenticada)... .( Esse rg é de quem? Meu pai ou meu avô)?

Poxa meu amigo...se vc puder me ajudar passoa a passo...eu agradeceria muito. Pois só tenho a certidão de óbito do meu avô e da minha vó. Daí em diante só tenho esperança....Muito Obrigado...Abraço.
  • Thiago

Meu amigo....agora eu entendi sim.
    Mas vc sabe mais ou menos quanto sai o custo total disso para fazer a do meu pai? Pq sabendo o custo dele, já saberei mais ou menos o custo da minha.

Muito Obrigado pela ajuda...de coração.
    Mas com certeza vão surgir outras dúvidas e ai vou te pertubar mais...rsrsrsrsrs.
    Vou atrás do primeiro passo a certidão do meu avô...ele é do distrito de Aveiro.

Grande Abraço...Fica com Deus.
  • Dúvidas...

Aproveitando...

to querendo tirar minha cidadania por atribuição.

Meu pai é portugues, nasceu lá, solicitei a certidão de nascimento dele pelo portal.

os proximos passos são estes? estou certo?

1- certidao do meu pai (solicitada pelo portal do cidadao)
    2- minha certidao nascimento do brasil de inteiro teor legalizada. (onde legalizo?)
    3- minha copia do rg legalizada (onde legalizo isso?)
    4- preencho o formulario 1c e assino por autenticidade no cartorio (onde encontro este 1c?)
    5- pago a taxa em meu nome (pago a quem e onde?)
    6- Envio tudo pra CRC em meu nome para o respectivo endereço (qual endereco?)

Meu pai casou aqui no Brasil com minha mãe, preciso fazer alguma referência a isso? preciso realizar o averbamento antes de realizar os passos 2 a 6 ?

valeu....
  • Márcio

Primeiro precisamos saber onde vc está, pra saber onde vc vai legalizar as certidões.
  • Pessoal,
    Na guia de ajuda esta a explicacao dos documentos para atribuicao e para aquisicao.
    Volto a dizer que aqueles que moram em SP ou MS deveriam optar por fazer seus processos no Consulado Geral de Portugal em Sao Paulo. Demora menos apesar que exigem as transcricoes de casamento e obito, quando cabiveis.
    De uns tempos para ca, a CRC comecou a exigir, nao sabemos bem se para todo o mundo, a transcricao de casamento do portugues para depois aprovar os processos. Cabe ao interessado decidir se quer arriscar e correr o risco de ter que esperar mais tempo para receber sua aprovacao.

O rapaz cujas tias ja tem certidoes antigas, deve servir-se destas para poder localizar e pedir as novas.

Sempre o primeiro passo é ter a certidao de nascimento do portugues que "herdara" aos demais a nacionalidade nao importando se por atribuicao (seguindo a sucessao avo-pai-filho) ou aquisicao (avo-neto).

Boa Sorte a todos!
  • Rio

Eu estou no Rio de Janeiro!!

Solicitei a certidão de meu pai, qto tempo demora?

Para fazer o averbamento do casamento dele que aconteceu aqui no Brasil, qual o procedimento ? Quais documentos e ordem que devo providenciar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.