Minha mãe (portuguesa) não quer conceder seus docs. O que posso fazer?

Olá Meu nome é Maria Angélica Prioste.
Minha mãe é portuguesa, nascida na ilha da Madeira em 1950. Veio para o Brasil com 5 anos.
Casou-se com meu pai (brasileiro), enviou a transcrição do casamento para Portugal. Eles se separarão há 5 anos sem transcrever.
Quero dar entrada na minha aquisição e minha mãe não quer conceder os documentos dela para começar o processo.
Tenho uma prima que fez a dupla cidadania, foi para Portugal, viajou pela Europa, conheceu um Frances e está morando por lá desde então...
Minha mãe tem medo que eu vá e não volte mais... Já sou casada com dois filhos e para ela ficar longe dos netos é impensável. Porém quero muito passar por essa experiência.
Gostaria de saber se posso conseguir a certidão de nascimento da minha mãe sem precisar do consentimento dela?
Preciso transcrever a separação dos meus pais? Como faço isso?
Preciso da certidão do meu pai? Já que ele é o declarante na minha certidão de nascimento?

Comentários

  • editado July 2017
    @Angélica, vc não precisa de autorizaçao da sua mãe para fazer sua atribuiçao.Vc precisa do assento nascimento dela, ou só o nr° do registro e a freguesia onde ela nasceu na Ilha da Madeira.Como vc ja disse q o casamento ja foi transcrito, fica mto fácil.Não precisa transcrever a separaçao e nem a certidão do seu pai.
  • @Angelica

    Bem tranquilo, como o @Vlad falou acima. Basta, no mínimo, vc ter o número de assento dela, e o restante são todos docs seus.
  • @Vlad Pen e @Karina Barbosa muito obrigada pela informação.

    Estou começando a pesquisar agora com minha tia. Assim que eu tiver os dados em mãos o que devo fazer? Procuro ou envio essas informações para onde?
  • @Angelica, quando tiver essas informaçoes, dai só entrar com o processo..vc volta aqui q te dou as orientaçoes.
  • Minha Mãe nasceu em Santa Cruz, a freguesia é Santa Cruz.
    Adelina de Gouveia Vieira Prioste Santos nascida no dia 22/3/1950
    Filiação: Abel Vieira Prioste e Maria de Gouveia
  • editado July 2017
    @Angélica,, no requerimento de Pedido de nacionalidade vc tem q informar Freguesia ,Concelho e região.Possivelmente Freguesia de Camacha, Concelho de Santa Cruz, Ilha da Madeira.O n° do registro vc pede por e-mail.
  • editado July 2017
    @Angélica
    crcpcom.santa-cruz@dgrn.mj.pt
  • Muito obrigada @Vlad mandei um e-mail para santa cruz.
    você sabe quanto tempo até eles responderem?
    tenho dois filhos posso já mandar os doc. deles também?
  • @Angélica, primeiro sua atribuição, depois a dos filhos
  • @Vald Pen como dá pra dizer que a mãe dela pode ser de Camacha?
    Nos documentos disponíveis só consta o concelho de Santa Cruz: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9NM-SKG7?i=546&cc=2140223

    Meu bisavô, por exemplo, era da Ilha de São Miguel... mas não consigo saber exatamente o concelho e freguesia. Existe algum caminho pra isso?
  • Olá estou preenchendo o formulário 1c, e me ficou uma dúvida no campo estado civil que deixei em banco, por enquanto, moro com meu companheiro há 11 anos, temos dois filhos, uma de dez anos e outro de um ano e oito meses. Queremos a cidadania para ele também, o que gostaria de saber é se para isso é melhor oficializarmos nossa união antes de mandar meus documentos? e se a união estável é o suficiente ou é melhor o casamento?
  • @Angelica a menos que você se case seu estado civil é solteira. ( a menos que você tenha se casado e divorciado, então seu estado civil é divorciada).
    Se quiser pedir a nacionalidade para o seu companheiro das 2 uma:
    Ou se casa e espera 3 anos pra poder solicitar.
    Ou abre um processo judicial aqui e em Portugal para reconhecer a União estável/ união de fato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.