residencia - passo a passo.
OI gente . minha esposa tem dupla cidadania e eu gostaria de saber como faço para pedir minha residencia ( se e possivel pedir) .. ......
obs : ouvi por terceiros q tem como ficar em outro pais e deixar o processo correndo em PT.. isso procede?
obg....
obs : ouvi por terceiros q tem como ficar em outro pais e deixar o processo correndo em PT.. isso procede?
obg....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
iremos para a Inglaterra...
E a permição de trabalho p/ cidadão europeu, que é o caso de sua esposa.
Mais a respeito de imigração tem as suas proprias regras.
Então a sua residência tirada em pt não serve p/ trabalhar em Inglaterra.
Mais ajuda p/ os outros paizes da união europeia, p/ viajar acompanhado do seu passaporte brasileiro, e quando kizer pedir a nacionalidade pelo casamento etc.....
Agora p/ se tirar a residência tem q se ter um morada aki, ou endereço de alguem conhecido.
Tem q averbar o casamento.
Tem q esperar até 4 meses p/ ficar pronta.
E só vc pode busca-la.
P/ da entrada a sua esposa tem q ir junto.
Eu digo q o ideal é vcs ficarem em pt durante pelo menos 6 meses até resolverem ir p/ outro país.
Nesse tempo vc troca a carta de condução e tira os outros documentos, transfere os estudos etc.....
Pq a sua esposa estara indo como portugues, p/ a inglaterra, entendeu?
mais depois 3 anos q eu der entrada na residencia eu ja tiro o passaporte portugues.. e verdade.?
declaração de irs ultimo ano , atestado da junta de freguesia , cartão do utente ou seguro saúde ,certidão de casamento aqui de Portugal , 3 últimos recibos de pagamento de sua esposa .. e mais ou menos isso .
Sidney esta certo. Não acredite em ninguém que conte outra coisa. Todos que conheço que tentaram na Inglaterra ou fora de PT não tiveram bom exito.Boa Sorte
A residência pelo casamento o q manda é a certidão de casamento portuguesa,
e os documento dele e dela.
O BI do portuga
O Passaporte do Brasieliro
O portugues tem q ir junto p/ assinar.
Morada.
O q acontece no SEF é q faz o atendimento confunde os varios tipos de residência.
Recibos verdes.
Trabalho.
União de facto.
Acolhimento familiar.
Estudante
Então eles no SEF troca a documentação toda e confundi todos nós.
Digo isso pq uma pessoa não tem como ter contra chegue, e nem irs se acabara de chegar do Brasil e nem por isso não deixa de ser portugues e o seu marido não pode ficar ilegal e sem documento, p/ pode tirar os demais documento e de trabalhar.
O funcinário do SEF pode até lhe pedir mais vc tem como dizer.
como eu posso ter numero de utente se não tenho documentação.
Como eu posso ter irs se não tenho documentação p/ trabalhar.(residência)
O que vem em 1º lugar é o documento de residência depois eu tiro o resto.
E se perguntar como esta em pt, sem trabalho diz q o tuga tem parente aki em pt, e esta na casa deles até arrumar trabalho e pode arrendar uma casa mais sem documento não daá
Certo?
neste caso o SEF da a lista de documentos a aos utentes, e aos utentes cabe levar os documentos , meus amigos precisaram de irs dela portuguesa , e todos os outros documentos que ja citei .
se vc não leva os documentos e vai dizer que não precisa eles simplesmente vai mandar você voltar para trás e não vão atender você .
as vezes no papel ate pode não precisar , mas fazer o'que ? quem precisa tem que se submeter nestas horas .
eles alegam que a pessoa que e portuguesa tenha que provar que pode te sustentar ate você esta legalizado e poder trabalhar .
Vc não esta errado o errado é o sistema!!!!
Digo isso pq eu tive varios problema em relação a isso,
o que acontece é q o que foxe ao normal os tugas não faz!
Agora não fax pq os brasileiros são calmos, o q eu quero dizer é q se as pessoas não tiverem atitudes aki em pt os tugas fazem da vida desta pessoa um inferno, jogo de empurra em purra.
A residência pelo casamento da minha esposa tivemos q ir 3 vzs ao SEF, isso tudo por falta de documentos q eles mesmo não informaram q tinha q ter, na 3º vez a minha esposa ficou 1 hora sem ninguêm à atender, o funcionário q estava atendendo foi almoçar, e o meu filho reclamado q estava com fome.
A minha esposa já orientada por mim fez um estardalha-so dentro do SEF (rodo a bahiana)rsrsrsrs chamou a responsavel e mandou ver.
Num estante arrumaram um atendente p/ dar continuidade ao atendimento.
É a mesma coisa no consulado do Rio, se la não faz averbamento de casamento e estão a orientando as pessoas a mandar pelo correio então eles tem q informa p/ onde mandar e nada mais.
Se não informar como fazer corretamento, estão deixando de cumprir a lei e a obrigação deles como consulado, digo isso pq a lei diz q todo cidadão portugues tem q esta em dia com suas responsabilidades civis.
EXEMPLO. Eu fui ao registro civil p/ ver de q forma a Denise poderia fazer o seu averbamento de casamento em pt, ela mora em Hondura e la não tem consulado pt e então não pode fazer reconhecimento de assinatura p/ a procuração.
Continuação......
E perguntei a funcionária...
Vc tem um modelo da procuração p/ averbarção de casamento?
Ela....sim é esta mais tem q esta carimbado no consulado portugues!
Eu...Ok, mais tem um detalhe, onde a pessoa mora não tem consulado port, como se faz neste caso?
Ela.. tem ir ao MRE (ministerio de realções exteriores) p/ saber onde é consulado mais proximo.
Eu.. é no mexico e no mexico não carimba, pôs Honduras é outro país.
Então ela dize na cara de pau...Eu não posso fazer nada o problema não é meu!!!!!
Eu... vou colocar de uma forma diferente p/ entender melhor....até então estava calmo.
Eu.. As certidões são de SP, e em SP tem consulado e as cert estão carimbadas pelo consulado, o q não da p/ carimbar é a procuração.
ELA... EU JÁ DIZE NÃO É PROBLEMA MEU!!!!!!
Eu.....JÁ COM RAIVA<MINHA Sra EU NÃO ESTOU AKI A MAIS DE 2 HORAS, E ESTOU JÁ NISSO A MAIS DE 3 MESES TENTANTO RESOLVER O PROBLEMA(Mentira) EU NÃO SAI DAKI SEM UMA SOLUÇÃO DO PROBLEMA, E ALEM DISTO EXISTE UM LEI Q OBRIGA O CIDADÃO PT A TER O SEU ESTADO CIVIL EM DIA, ENTÃO SE A Sra Q REPRESENTA O REGISTRO CIVIL ESTA SE NEGANDO A DAR UMA SOLUÇÃO AO PROBLEMA, O QUAL EU CONCORDO´Q É ATÍPICO, ENTÃO A Sra ESTA DEIXANDO DE CUMPRIR A LEI!!!!! AGORA SE VC NÃO PODE RESOLVER O PROBLEMA, QM PODE ?
AI jà todos olhava p/ nós.
Ela ... melho com uma cara de raiva tão grande, mais só pergunto,, vc é q mesmo dela?
Eu ....Amigo!!!
Ai o tel toca ela atende,,,, Sim Sra, Sim Sra Dra.
Eu opa deve ser a juiza do registro civil eu figuei a olhar com cara da matador p/ intimidar e deu certo ela passo o problema p/ juiza e sugeriu?
Ela... secalhar é melhor mandar pelo correio? Sim pôs.
E assim foi dado uma solução p/ o problema agora é rezar p/ dar certo.
Aki é assim
Boa sorte p todos!!!!
que situação hein kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mas em Portugal as coisas só funcionam assim mesmo , infelizmente .
quanto ao sef , la no sef cada atendente lhe diz uma coisa diferente , a falta de preparo e de vontade deles e enorme . este casal de amigos meu ela portuguesa ele brasileiro já foram no sef 4 vezes e nada sempre pedem uma coisa diferente .
eu aconselhei eles a pedirem uma lista de documentos por escrito e assinado por alguém la , eles fizeram isso e agora deu certo .
rsrsrsrs