"Estive hj em Évora , atendimento sem a menor condição ! A funcionária viu minha documentação superficialmente , disse que iria mostrar à conservadora . como havia juntado o formulário 1 C preenchido e assinado e com firma reconhecida por autenticidade ela retornou e falou que a conservadora disse que não ia analisar meus documentos e que daquela forma eu deveria enviar pelo correio ! Falei que estava lá com o propósito de dar entrada pessoalmente e tinha me deslocado de Lisboa para isto , mas de nada adiantou ! Falei que tinha um formulário em branco e preencheria e assinaria na presença ... mas de nada adiantou ! A conservadora pelo visto quer se livrar de trabalho ... A atendente disse que casos simples como o meu são processados lá mesmo mas quando são mais difíceis mandam pra Lisboa ( SIC) Em suma, perdi meu tempo ... disse que estaria levando de 7 a 8 meses ... o telefone toda hora tocava pra ela , enquanto eu aguardava , com pessoas querendo falar sobre processos de nacionalidade , mas ela mandava dizer que estava ocupada e ligar outro dia. Eu tentei ligar antes várias vezes e o telefone estava fora de serviço . Achei muita má vontade e resolvi não dar entrada por lá ".
Acho que a atitude dos subordinados é reflexo do líder!!
Esse tópico foi eu que abrir, conversei algumas vezes por telefone com a Conservadora Isabel. Em nenhum momento ela foi simpática e é muito ríspida nas suas respostas.
A dúvida fica, se ninguém do fórum, Facebook... conhecem essa conservatória, como ela pode estar cheio de processos???
É mentira da conservadora, ou tem advogados operando por lá?
Conforme mencionei no relato anterior, tive um breve contato direto com a conservadora Isabel, no qual ela informou que só receberá novos processos após o mês de dezembro. Seja qual for a razão, me parece uma decisão racional enviar para Tondela e Ovar. Nada obsta que após o mês de Dezembro, surjam novos obstáculos impostos por esta conservatória. Minha experiência pessoal me mostrou que não é prudente trocar o certo pelo duvidoso.
Bom dia comunidade, fiz o processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe por correio ma CRC de Évora e tive uma impressão diferente do que eu li aqui. Segue meu relato:
Antes do envio dos documentos, liguei para a conservatória em horário normal de atendimento, ao passo que fui atendido por Jaime. Ele me confirmou toda a documentação e que bastavam todos serem emitidos nos últimos 6 meses e apostilados. Ele também confirmou que aceitam a cópia autenticada da carteira de identidade brasileira como documento de identificação do requerente, desde que fosse relativamente recente. A única coisa que eles não poderiam fazer é uma pré-analise. Os documentos enviados foram: - Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor apostilada (não foi por cópia reprográfica) - Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade do requerente - Formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticação e apostilado. O assento de nascimento do pai dela estava apenas mencionado no formulário. - Comprovante de vale postal no valor de 177 euros (o adicional de 2 euros foi para evitar que uma evetual flutuação pudesse fazer o valor diminuir).
Tudo foi enviado em junho e rececionado por eles no dia 27 de junho (informação dos correios). Por e-mail, no dia 5 de julho fui informado que o processo foi recebido e designado internamente FR5xxx (fatura recibo).
Apenas em setembro recebi uma carta da CRC informando que o processo de atribuição havia sido aberto e numerado, desta vez com numeração normal. Quem estava tratando do assunto era a sra. Maria das Neves, sempre muito gentil e humilde. Fui contatando a CRC diretamente todo mês, até que nesta segunda-feira fui informado que o processo havia sido aprovado e o assento de nascimento estava sendo integrado. Ontem recebi o assento de nascimento e a informação que uma carta havia sido enviada, que está para chegar nos próximos dias.
Tempo total de espera desde o recebimento da documentação até a integração do assento: 212 dias (6 meses e 29 dias)
Minhas impressões: não percebi falta de interesse no meu atendimento, muito menos falta de decoro ou destrato por parte de nenhum dos funcionários. Os e-mails eram sempre assinados pela própria Conservadora e todos sempre foram muito prestativos, inclusive dando informações não solicitadas com o intuito de evitar desentendimento. Eu acredito que eles devem receber processos encaminhados por outras conservatorias. No entanto eu não voltaria a fazer por lá, justamente por conta do tempo de processamento maior em relação à Tondela por exemplo, mesmo para um caso nominal de atribuição como o da minha mãe.
Fica aqui meu relato pra quem quiser tentar. Boa sorte!
Estive na semana passada na Conservatória de Évora e conversei com o funcionário Jaime, que foi simpático e tudo indica ser a pessoa que mais tem experiência sobre processos de nacionalidade naquela conservatória. Ele informou que devido ao aumento de números de processos, especialmente os processos originários da Venezuela, o tempo de conclusão para qualquer processo de nacionalidade (incluindo atribuição) é de no mínimo um ano.
Segue meu relato, apenas para fins de atualização dos processos na CRC de Évora nos anos atuais. Estou vendo poucos processos por aqui sendo feitos por Évora.:
Enviado por correio (do Brasil) para a CRC de Évora - 30 de Setembro de 2022
CRC de Évora acusa recebimento (carta) - 24 de Outubro de 2022
Bolinha 1 (senha recebida por e-mail) - 10 de Março de 2023
Pulou para bolinha 4 no dia 7 de Outubro de 2023
Hoje é dia 05/01/2024 e até agora sem mais atualizações. Sigo esperando na bolinha 4.
Já estou há 438 dias no processo. Caso alguém tenha alguma dica de algo que eu possa fazer para acelerar o processo, fico agradecido.
Eu um outro grupo que frequento, vi essa mensagem da conservadora Maria isabel, bastante recente. Como ela escreveu, pretende pedir o encerramento do balcão de nacionalidade.
Você não acha que os processos deveriam ser centralizados para entrega e depois distribuídos pelas conservatórias. Porque a gente sempre viu isto acontecer aqui, alguém manda um processo para uma conservatória e finaliza relativamente rápido, a notícia corre e todo mundo manda para aquela conservatória, até que estas conservatórias não conseguem atender as demandas.
@texaslady Esses anúncios de que conservatórias menores fazem os processos mais rápidos acabam por sobrecarregar com centenas de pedidos de uma vez e acho que mesmo com a plataforma nova vai acontecer isso porque como disse a conservadora, só trabalha ela e mais 2 no balcão de nacionalidade e 1 vai se aposentar, e ela é a única conservadora de la, imagina isso para todas as conservatórias pequenas em PT, acho falta de planejamento demais porque o número de pedidos de nacionalidade estão em alta e precisam colocar funcionários o quanto antes, para fazer essa plataforma nova funcionar perfeitamente vai depender da entrada desses novos concursados. Deixar para concursar todos de uma vez é um erro absurdo que cometeram... enfim Portugal é um Brasil só que menor e europeu.
@welinty, penso que não podemos menosprezar o Brasil e nem Portugal, dizendo que lá é ruim como aqui, em todos os lugares existem pontos a serem melhorados, penso que cada local busca a melhor solução conforme as suas possibilidades. Reclamar de tudo é uma forma ruim de encarar as coisas, as coisas são como são.
Sera que quando uma conservatoria para de conceder cidadania ela transfere todos os processos pra outra conservatoria ou termina os que ja tem nao aceitando novos processos?
@Analuli Como o @eduardo_augusto falou, não tem como saber o que eles irão fazer pois depende dos processos que estão e na fase que pararam, obviamente eles não podem simplesmente abandonar ele e deixar parado para sempre pois isso pode gerar um processo contra eles.
Comentários
"Estive hj em Évora , atendimento sem a menor condição ! A funcionária viu minha documentação superficialmente , disse que iria mostrar à conservadora .
como havia juntado o formulário 1 C preenchido e assinado e com firma reconhecida por autenticidade ela retornou e falou que a conservadora disse que não ia analisar meus documentos e que daquela forma eu deveria enviar pelo correio !
Falei que estava lá com o propósito de dar entrada pessoalmente e tinha me deslocado de Lisboa para isto , mas de nada adiantou !
Falei que tinha um formulário em branco e preencheria e assinaria na presença ... mas de nada adiantou !
A conservadora pelo visto quer se livrar de trabalho ...
A atendente disse que casos simples como o meu são processados lá mesmo mas quando são mais difíceis mandam pra Lisboa ( SIC)
Em suma, perdi meu tempo ... disse que estaria levando de 7 a 8 meses ...
o telefone toda hora tocava pra ela , enquanto eu aguardava , com pessoas querendo falar sobre processos de nacionalidade , mas ela mandava dizer que estava ocupada e ligar outro dia.
Eu tentei ligar antes várias vezes e o telefone estava fora de serviço .
Achei muita má vontade e resolvi não dar entrada por lá ".
Esse tópico foi eu que abrir, conversei algumas vezes por telefone com a Conservadora Isabel. Em nenhum momento ela foi simpática e é muito ríspida nas suas respostas.
A dúvida fica, se ninguém do fórum, Facebook... conhecem essa conservatória, como ela pode estar cheio de processos???
É mentira da conservadora, ou tem advogados operando por lá?
Att
Conforme mencionei no relato anterior, tive um breve contato direto com a conservadora Isabel, no qual ela informou que só receberá novos processos após o mês de dezembro. Seja qual for a razão, me parece uma decisão racional enviar para Tondela e Ovar. Nada obsta que após o mês de Dezembro, surjam novos obstáculos impostos por esta conservatória. Minha experiência pessoal me mostrou que não é prudente trocar o certo pelo duvidoso.
Com os melhores cumprimentos
Antes do envio dos documentos, liguei para a conservatória em horário normal de atendimento, ao passo que fui atendido por Jaime. Ele me confirmou toda a documentação e que bastavam todos serem emitidos nos últimos 6 meses e apostilados. Ele também confirmou que aceitam a cópia autenticada da carteira de identidade brasileira como documento de identificação do requerente, desde que fosse relativamente recente. A única coisa que eles não poderiam fazer é uma pré-analise. Os documentos enviados foram:
- Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor apostilada (não foi por cópia reprográfica)
- Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade do requerente
- Formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticação e apostilado. O assento de nascimento do pai dela estava apenas mencionado no formulário.
- Comprovante de vale postal no valor de 177 euros (o adicional de 2 euros foi para evitar que uma evetual flutuação pudesse fazer o valor diminuir).
Tudo foi enviado em junho e rececionado por eles no dia 27 de junho (informação dos correios). Por e-mail, no dia 5 de julho fui informado que o processo foi recebido e designado internamente FR5xxx (fatura recibo).
Apenas em setembro recebi uma carta da CRC informando que o processo de atribuição havia sido aberto e numerado, desta vez com numeração normal. Quem estava tratando do assunto era a sra. Maria das Neves, sempre muito gentil e humilde. Fui contatando a CRC diretamente todo mês, até que nesta segunda-feira fui informado que o processo havia sido aprovado e o assento de nascimento estava sendo integrado. Ontem recebi o assento de nascimento e a informação que uma carta havia sido enviada, que está para chegar nos próximos dias.
Tempo total de espera desde o recebimento da documentação até a integração do assento: 212 dias (6 meses e 29 dias)
Minhas impressões: não percebi falta de interesse no meu atendimento, muito menos falta de decoro ou destrato por parte de nenhum dos funcionários. Os e-mails eram sempre assinados pela própria Conservadora e todos sempre foram muito prestativos, inclusive dando informações não solicitadas com o intuito de evitar desentendimento. Eu acredito que eles devem receber processos encaminhados por outras conservatorias. No entanto eu não voltaria a fazer por lá, justamente por conta do tempo de processamento maior em relação à Tondela por exemplo, mesmo para um caso nominal de atribuição como o da minha mãe.
Fica aqui meu relato pra quem quiser tentar. Boa sorte!
Estive na semana passada na Conservatória de Évora e conversei com o funcionário Jaime, que foi simpático e tudo indica ser a pessoa que mais tem experiência sobre processos de nacionalidade naquela conservatória. Ele informou que devido ao aumento de números de processos, especialmente os processos originários da Venezuela, o tempo de conclusão para qualquer processo de nacionalidade (incluindo atribuição) é de no mínimo um ano.
Boa sorte a todos.
Segue meu relato, apenas para fins de atualização dos processos na CRC de Évora nos anos atuais. Estou vendo poucos processos por aqui sendo feitos por Évora.:
Enviado por correio (do Brasil) para a CRC de Évora - 30 de Setembro de 2022
CRC de Évora acusa recebimento (carta) - 24 de Outubro de 2022
Bolinha 1 (senha recebida por e-mail) - 10 de Março de 2023
Pulou para bolinha 4 no dia 7 de Outubro de 2023
Hoje é dia 05/01/2024 e até agora sem mais atualizações. Sigo esperando na bolinha 4.
Já estou há 438 dias no processo. Caso alguém tenha alguma dica de algo que eu possa fazer para acelerar o processo, fico agradecido.
Eu um outro grupo que frequento, vi essa mensagem da conservadora Maria isabel, bastante recente. Como ela escreveu, pretende pedir o encerramento do balcão de nacionalidade.
@eduardo_augusto ,
Você não acha que os processos deveriam ser centralizados para entrega e depois distribuídos pelas conservatórias. Porque a gente sempre viu isto acontecer aqui, alguém manda um processo para uma conservatória e finaliza relativamente rápido, a notícia corre e todo mundo manda para aquela conservatória, até que estas conservatórias não conseguem atender as demandas.
@texaslady
Acredito que com a implementação do novo sistema, isso deixe de ser relevante...
@eduardo_augusto ,
acredito que mesmo com prazos reduzidos pela implementação da plataforma, sempre haverá esta propaganda sobre as conservatórias menores.
@texaslady Esses anúncios de que conservatórias menores fazem os processos mais rápidos acabam por sobrecarregar com centenas de pedidos de uma vez e acho que mesmo com a plataforma nova vai acontecer isso porque como disse a conservadora, só trabalha ela e mais 2 no balcão de nacionalidade e 1 vai se aposentar, e ela é a única conservadora de la, imagina isso para todas as conservatórias pequenas em PT, acho falta de planejamento demais porque o número de pedidos de nacionalidade estão em alta e precisam colocar funcionários o quanto antes, para fazer essa plataforma nova funcionar perfeitamente vai depender da entrada desses novos concursados. Deixar para concursar todos de uma vez é um erro absurdo que cometeram... enfim Portugal é um Brasil só que menor e europeu.
@welinty, penso que não podemos menosprezar o Brasil e nem Portugal, dizendo que lá é ruim como aqui, em todos os lugares existem pontos a serem melhorados, penso que cada local busca a melhor solução conforme as suas possibilidades. Reclamar de tudo é uma forma ruim de encarar as coisas, as coisas são como são.
Sera que quando uma conservatoria para de conceder cidadania ela transfere todos os processos pra outra conservatoria ou termina os que ja tem nao aceitando novos processos?
@Analuli
Não existe uma regra para isso. Decisões são tomadas caso a caso.
@Analuli Como o @eduardo_augusto falou, não tem como saber o que eles irão fazer pois depende dos processos que estão e na fase que pararam, obviamente eles não podem simplesmente abandonar ele e deixar parado para sempre pois isso pode gerar um processo contra eles.