Dúvidas!!!!
Recebi esse email da CRC, e fiquei em duvida ,pois mandei o documento emitido da policia federal ,e nao mandei pro itamaraty, sera q eh isso? Qto ao documento q comprove a conhecimento da lingua portuguesa ,mandei o historico escolar do curso de pedagogia onde constava um ano de lingua portuguesa, agora ja nao sei,,sera q teria q ser do 2º grau, ou fundamentoa de primeira a quarta serie?
Terei acho eu q passa-los novamente no consulado pra novo carimbo?
Olha estou cheia de dúvidas, pois achei q com esses documentos não teria problemas.
Se por acaso ja aconteceu isso tambem com alguem ,gostaria q me dissesse o que fez, ou sanar minhas dúvidas, obrigada.
Segue abaixo o email q recebi.
Quanto tempo tenho pra enviar esses documento? pois nao disseram nada sobre isso e recebi dia 22.10.10
Exma. Senhora
Luciana Botelho Oliveira
Para conclusão do seu processo de naturalização deverá remeter novo registo criminal brasileiro, emitido pela Policia Federal (entidade com competência sobre a totalidade do território brasileiro) e documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa por não ter sido considerado documento suficiente para comprovar a conclusão de um ano (ou série) de escolaridade.
Sugere-se, assim, o envio a estes serviços de certidão de habilitações que comprove a conclusão da licenciatura ou de qualquer outro grau de ensino.
Terei acho eu q passa-los novamente no consulado pra novo carimbo?
Olha estou cheia de dúvidas, pois achei q com esses documentos não teria problemas.
Se por acaso ja aconteceu isso tambem com alguem ,gostaria q me dissesse o que fez, ou sanar minhas dúvidas, obrigada.
Segue abaixo o email q recebi.
Quanto tempo tenho pra enviar esses documento? pois nao disseram nada sobre isso e recebi dia 22.10.10
Exma. Senhora
Luciana Botelho Oliveira
Para conclusão do seu processo de naturalização deverá remeter novo registo criminal brasileiro, emitido pela Policia Federal (entidade com competência sobre a totalidade do território brasileiro) e documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa por não ter sido considerado documento suficiente para comprovar a conclusão de um ano (ou série) de escolaridade.
Sugere-se, assim, o envio a estes serviços de certidão de habilitações que comprove a conclusão da licenciatura ou de qualquer outro grau de ensino.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vou ser franco com voce, quando fiz o meu processo de Naturalização por Atribuição, eu não mandei nada disso, certidão de policia federal, chancela do Itamaraty, etc.
Eu mandei somente os documentos, que estão requeridos no formulário 1C e nada mais.
Ainda juntei para compor os documentos principais, o meu diploma de Bacharel de Direito.
Foi isso que eu mandei: a minha certidão de inteiro teor, a certidão de acento Português de meu Pai, uma copia da minha identidade, e o diploma. Só isso.
E depois de 8 meses, chegou a minha naturalização.
Não sei porque mandar certidão da policia federal de antecedentes criminais, como chancela de itamaraty.
Eu tive que somente autenticar pelo Consulado a minha certidão de nascimento de inteiro teor, o resto foi no Cartório.
Achei estranha essa mss, eu achava melhor voce dar uma ligada para a CRC. É muito mais seguro e prático, no sentido de esclarecer.
Envie o que eles pedem: novo atestado de antecedentes emitido pela Policia Federal(nao serve o da internet) e o diploma de conclusao do segundo grau, por exemplo, legalizados no consulado.
Anexe uma cartinha e mande o mais rapido possivel. Seu processo esta saindo do forno e só faltam esses documentos.
Boa Sorte!
José,
O seu processo foi por atribuicao e o da Luciana é por aquisicao, ou seja, naturalizacao. Na atribuicao nao se necessitam esses documentos, mas na aquisicao sim.
Engraçaçado q mandei tudo isso ,mas como ja fez um ano ,penso eu q por isso estejam pedindo isso novamente, mas irei fazer sim ,ia mandar do fundamental, penso em nandar os dois ..rsrs, pois ele acho q nao tinham o q inventar entao estao pedindo isso de novo ,ate porque o diploma de pedagogia consta 1 ano da materia lingua portuguesa, os outros diplomar q possuo nao constava essa matéria por isso resolvi mandar esse na época.
Agora outra duvida :
* tiro a certidao com nome de casada ou solteira, ou pode tirar das duas formas e mandar?
obrigada novamente, e até q enfim acho q esta saindo o meu processo ,mas isso ja fez um ano de espera...
Mande como o nome q vc esta agora ou seja se estiver nos seu documentos o nome de casada q assim seja feito.
Em relação aos estudos todos mandam os do básico ou no maximo 2º grau, o q foxe ao normal eles estranham e pede aquilo que esta dentro da normalidade p/ não ser diferente aos demais, isso é medo, do q não conhece.
luciana vc mora onde no brasil ou em portugal?
quanto o histórico escolar e bom mandar do primário .
Aliais o certificado de antecedentes criminais pela internet é valido sim!
Eles até prefere este pq tem como com o numero q sai no documento confirmar na internet se é a mesma pessoa.
Até o momento não precisa altenticar no consulado e nem no itamaraty.
La vai
Muitos simples. Comoa validade do seu "antecedente criminal" é de 90 dias(Não é necessario Itamaraty), claro que eles pediram um novo para renovar o processo.
Quanto ao seu certificado, mande seu "historico escolar" de qualquer ano. Este é infalivel. Tem sua notas de portuges. Eles vâo amar
Siga estas pistas e vai tudo correr bem
Boa Sorte Portuga
Quanto aos antecedentes criminais, quando apresentei meus documentos no consulado, a senhorita que me atendeu disse que era preferível o emitido na polícia federal (foi de fato o que apresentei).
Se optar pelo da internet, verifique atentamente os seus dados, pois ao que parece o sistema "aceita" e emite o certificado caso você acidentalmente erre uma letra de seu nome, isto é, o sistema não compara o nome com o número do seu documento de identificação.
Bem fiz pela internet no site da policia federal ,espero q lá aceitem, e preciso agora o carimbo do consulado neh!
e do historico fazer uma copia autentica e acho q tambem preciso do carimbo do consulado, que com o passar do tempo ja me desmemoriei do trâmite todo..rs
Agora espero q dê tudo certo...e agradeço muito a todos dessa comunidade ,q sem vcs nao teria chegado aonda estou ,,bem pertinho...de conseguir o dito cujo..rs
beijos...LU
Eu nunca fiz este tal atestado criminal ainda mais pela internet, e se fice-se, ta arriscado ter q se folha corrida, rsrsrsrsr brincaderinha....
É assim o atestado criminal pela internet é melhor aki pq tem como o SEF e CRC entrar no sistema da policia federal e ver pelo numero se o atestado é realmete da pessoa mesmo, pq isso ( mesmo q o nome tenha uma letra errada).
Pq isso, aki em pt à muitos Brazucas metido a esperto (qr fazer dinheiro), o consulado do Brasileiro em Lisboa faz este tipo de serviço, p/ tirar o atestado criminal, aki é pelo nome e se a pessoa tiver um nome comum, damora muito tempo.
P/ qm tem urgência acaba por fazer pelos dispachantes q oferece este tipo de serviço na fila do consulado brasileiro, como sendo mais rápido.
Só q o esperto já tem um modelo no seu computador, e só troca o nome e os dados e o numero do documento permanesse isso p/ ganhar tempo e não gastar com a internet.
E a vitima paga e quando da entrada fica agarrado por falsificação e tem q explicar de onde veio aquele atestado criminal.
Lebrando tem muitos Brasileiro q são do interior do Brasil e não tem acesibilidade a internet.
Os proprios Brasileiro que deveriam ajudar os outros brasileiro, praticam crime de falsicificação em cima do seu proprios compatriotas e ainda suja o nome do BRASIL no exterior.
Pronto já falei.................