Viajar para Portugal sem passaporte

Boa noite, pessoal!

Eu estou planejando me mudar para Portugal agora no meio do ano, mas não vou conseguir fazer meu CC e passaporte a tempo de viajar.

Queria fazê-los lá em Portugal mesmo que é mais rápido e barato.

Vocês acham que terei problemas na imigração? Vou chegar por Lisboa.

Eu terei o meu passaporte brasileiro e meu assento de nascimento português. Será que isso ajuda caso encrenquem comigo?

Obrigada!

Comentários

  • @Raylla, vc pode entrar como turista com o passaporte brasileiro e permanecer legalmente até 6 meses.Talvez seja exigida a passagem de volta, não tenho certeza.
  • E em caso de cônjuge brasileiro indo para morar junto com esposa portuguesa por atribuição? Como faz com essa questão de ser obrigatório a passagem de volta?
  • @leticia pelos relatos que já vi, o seu marido não vai conseguir embarcar no Brasil sem passagem de volta.
    A reunião Familiar só pode ser pedida em Portugal ao final de 90 dias de estadia como turista. e tem que ter seguro saude.

  • @cristina entendi, obrigada!
  • @Vlad e outros colegas

    Nós como turistas podemos ficar até 6 meses? Não são 3?

  • @karina são 3 meses , renováveis por mais 3
  • Ah é mesmo @Vlad, obrigada!
  • @Raylla...Boa Noite...

    Eu entrei em Portugal no final do ano passado com meu Passaporte Brasileiro...já tinha a Nacionalidade Portuguesa...mas não os Documentos Portugueses...(Aproveitei a viagem pra fazer tudo por lá)...Só que diferentemente de você, eu não pretendia ficar...voltei ao Brasil 50 dias depois...

    Honestamente não sei te dizer se o fato de já ser português pode facilitar se houver qualquer questionamento por parte dos fiscais da imigração...(Mas deve ser fácil de descobrir isso no site do SEF).
    No meu caso, fui com toda a documentação certinha...

    Para entrar com Passaporte Brasileiro...:

    # Passaporte (com validade de pelo menos 6 meses após a data da passagem de volta)...;
    # Passagem de volta...;
    # Comprovante de hospedagem...(Voucher)...Pelo período de permanência...Ou Carta Convite...;
    # Comprovante de que tem dinheiro para permanecer pelo período que pretende...(70,00 euros por entrada +
    40,00 euros por dia de permanência)...(Cartão de Crédito Internacional com um bom limite ajuda)...;
    # Seguro de saúde...(Brasileiros Podem substituir esse seguro pelo PB-4 / INSS).

    Acho que é só...

    Espero ter ajudado...Boa Sorte...
  • @Mei mesmo com assento eles vão pedir passagem de volta e seguro saúde obrigatório.

    Como eu faço esse seguro saúde obrigatório?
  • Se eu já tiver o passaporte Português, vale a pena eu tirar o brasileiro, ele ai ter alguma utilidade para mim?
  • @augustopovoa, complementando a @Mei já li o relato de uma pessoa que chegando no Brasil apresentou o PEP e foi questionada sobre o passaporte brasileiro, o agente de imigração fez a pessoa apresentar este para liberar a entrada. Não sei esse caso foi a regra ou a exceção mas não acredito que valha a pena economizar tão pouco para correr o risco de ter esse tipo de aborrecimento. O passaporte brasileiro está R$ 257,25 e tem validade de 10 anos.
  • Sair com o PEP e o RG não seria um problema, mas sempre vai gerar questionamento por parte da PF. Eu perguntei isso ao sair do Brasil, e obtive esta resposta. Terá de justificar o motivo de não ter feito o passaporte brasileiro.
  • Mas eu já ter um passaporte (Português) já não justifica? rs
  • @augustopovoa tem relatos que a polícia federal informou para brasileiros com o PEP que esse passaporte vale lá, aqui se você é brasileiro tem que apresentar o passaporte brasileiro. Por isso te falei que era melhor fazer os dois. Quando entrar / sair do Brasil utilizar o brasileiro e no exterior utilizar o PEP para entrada / saída de outros países.
  • editado February 2018
    @augustopovoa estarei viajando para Portugal esse ano e apesar de ter o PEP, estou renovando meu passaporte brasileiro.Vc pode sair só com o R.G se for para países do Mercosul. Pode até ser q consiga sair só com o R.G. para Portugal, mas não é garantido q não vá ter problemas ou questionamentos.
  • @Mei, tem o link desse fórum?
  • Boa noite. Sobre essas exigencias mencionadas pelo @Nilton Hessel, isso eh exigencia de portugal? Pois ano passado passei pela imigracao na Franca, Islandia, Reino-Unido e Irlanda e o maximo que me perguntaram foi quanto tempo iria ficar. A agente Francesa se quer abriu a boca pra falar comigo. So pra deixar claro isso foi com meu passaporte brasileiro e ainda estou me preparando para dar entrada na cidadania portuguesa. Nao sei se faz diferenca mas tambem tenho visto americano no passaporte.
  • @roquefort...

    Na minha postagem que você citou eu passei as informações sobre as regras a serem seguidas para Brasileiros entrando em Portugal como turistas...

    Pelo pouco conhecimento que eu tenho...São essas as regras...

    Em 2015 e 2016 só me pediram meu Passaporte...NADA ALÉM DO PASSAPORTE...!!!
    Porém...Em minha mochila estavam ao alcance da mão todos os comprovantes citados...

    Em última análise você precisa APENAS de um passaporte válido...

    O que pode acontecer é o fiscal de imigração começar a fazer perguntas e solicitar alguns documentos para comprovar suas respostas...Se você estiver com tudo certinho...Não tem porque se preocupar...
    Eu sempre preferi fazer dessa maneira...Mas...Quem quiser arriscar ...É por conta e risco...

    Vou me permitir aqui fazer um rápido comentário...

    Conhece o metro da cidade do Porto...?
    As estações não tem bloqueios...Qualquer um pode vir andando pela rua e entrar no trem sem pagar...Mas se o fiscal te pedir o bilhete e você não tiver com você um bilhete validado para aquele trecho onde se encontra...A coima/multa que você será *convidado* a pagar pode chegar a até 100 vezes o valor da passagem que você *surrupiou* do sistema...

    É claro que as consequências...E custos que você pode vir a ter se for barrado na imigração podem ser bem mais significativos do que os 150 euros que deixaria com o Metro do Porto...

    Boa Sorte...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.