Transcrição de casamento e vale postal
LuisiEB
Member
Boa noite amigos, já estou reunindo os documentos para atribuição do meu pai (filho de pai e mãe portugueses), gostaria de saber primeiramente, se quando sair a cidadania dele e eu for dar entrada na minha cidadania, necessitarei transcrever o casamento dele com minha mãe (ele é o declarante da minha certidão).
Outra dúvida boba é quanto ao envio do vale postal, ele vai junto no envelope dos documentos ou separado?
Já li que tem que enviar uma cópia dele, fiquei confusa quanto à esta parte do procedimento.
Agradeço o esclarecimento.
Outra dúvida boba é quanto ao envio do vale postal, ele vai junto no envelope dos documentos ou separado?
Já li que tem que enviar uma cópia dele, fiquei confusa quanto à esta parte do procedimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Meus avós se casaram em Portugal.
Devo fazer pelo meu avô ou avó? O q me recomenda?
Faça pelo avô.
Só tenho o assento de nascimento de minha avó. Mas estou tentando providenciar p de meu avô.
Mesmo que o casamento deles não tenha sido averbado, posso fazer por ele?
Poderá entrar com o processo através da avó, porém é preciso analisar o registro do seu pai, Se estiver dito que os pais se casaram em Portugal vc não precisará se preocupar com o assento do avô.
Porém, o avô pode ser natural da mesma freguesia da avó. E os casamentos ocorriam normalmente na freguesia da noiva.
Obs:Se seus avô nasceu antes de 1911, precisa de uma cópia certificada do assento e não só o n°,data, etc,etc.
Minha principal duvida: posso transcrever o casamento dela com meu pai (ele é o declarante da minha certidão) simultaneamente?
Outra dúvida preciso aguardar para enviar os meus documentos escolhi o ACP?
civil.vngaia@irn.mj.pt
Agradeço muito.
"Contudo, se o Assento de Nascimento do(a) português(esa) inda não estiver "informatizado" e você não o possuir em mãos, precisará indicar a localização do mesmo preenchendo os campos "Freguesia", "Concelho", "País", "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" e completar com o nome da CRC onde está localizado o assento. Os 2 quadradinhos localizados antes de "Conservatória do Registo Civil" só deverão ser preenchidos quando houver mais de uma conservatória na cidade (Exemplo: 3 CRC Porto, 4 CRC Porto). Não esquecer que no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
=(
Se não estiver informatizado, normalmente assentos antigos, anteriores a 1911, terá que enviar cópia certificada do assento. Se não estiver informatizado outras conservatórias não tem acesso ao assento e o processo cairá em exigência.
Ou essa postagem ou é muito antiga (anterior a minha participação no fórum) ou tem erro de digitação (mais provável), aonde está escrito "Contudo, se o Assento de Nascimento do(a) português(esa) inda não estiver informatizado" a informação válida atualmente é "Contudo, se o Assento de Nascimento do(a) português(esa) estiver informatizado"...
Sigo com algumas dúvidas.
Estou fazendo a nacionalidade da minha prima, nascida em 1984. A mãe dela é a portuguesa. Porém seu pai foi o declarante em sua certidão. Eles não casados. Apenas tem uma união estável, realizada apenas 8 anos.
1 - Tenho como fazer, sendo a mãe portuguesa e o pai declarante?
2 - Minha outra dúvida é que a mãe dela já foi casada e divorciada. O divorcio consta na certidão de nascimento da minha prima. Tem algum empecilho?
Obrigada. Patrícia.
1- como ela nasceu após 1978 pela lei portuguesa a maternidade fica estabelecida pelo que consta na certidão de nascimento. O que é recomendável é, caso tenha, enviar junto cópia autenticada apostilada de algum documento que a mãe tenha assinado na menoridade para comprovar o reconhecimento como filha, pode ser matrícula escolar, carteira de vacinação, declaração da maternidade, etc...
Esse documento é apenas para evitar uma possível exigência pois, apesar de por lei não ser necessário, alguns conservadores acabam solicitando essa comprovação.
2 - Tem que ver como consta o nome da mãe dela no assento português e na certidão de nascimento dela, pode ser que tenha que fazer algo por causa de mudanças de nome pelo casamento / divórcio.
Terá que observar a certidão reprográfica de sua prima. Se constar a união estável dos pais, terá que fazer todo o processo (primeiro casamento, divórcio e união estável).
Aliás, se seu tio (atual companheiro de sua tia) tenha acesso à nacionalidade, sua tia terá que fazer o trâmite todo.
Eu só quis complementar. E aproveito para te agradecer o carinho e a grande ajuda que tem nos dado por aqui.
A união estável,acredito eu, que não deva constar na certidão de nascimento dela, pois aconteceu a pouco tempo, com o segundo marido.
Podemos,então fazer normalmente? Envio para o Porto?
Agora @Marcia não entendi quando vc pergunta "Aliás, se seu tio (atual companheiro de sua tia) tenha acesso à nacionalidade, sua tia terá que fazer o trâmite todo."
Obrigada, mas uma vez pelos esclarecimentos Patrícia.
são processos independentes:
de sua prima e do seu tio (segundo marido da sua tia).
Eu apenas citei o caso dele, para que vc saiba que ele também tem direito.