Onde procurar certidão de 1885, Porto?

Boa tarde,

Meu nome é Carolina Santos Carneiro e escrevo para solicitar auxílio na busca de uma certidão para o processo de nacionalidade portuguesa.

Informações essenciais:

Procuramos a certidão de nascimento de meu bisavô MARIO DE LIMA SANTOS

Nome: Mario de Lima Santos
Cidade de nascimento:Porto
Data de nascimento: 04/08/1885
Pai: José Francisco dos Santos Junior
Mãe: Clara de Lima Santos

Meu bisavô era português, o que possibilita ao meu avô materno (ainda vivo) se tornar cidadão português. Desse modo, a minha mãe poderia requerir também a cidadania e, por fim, chegaria a minha vez.

História do meu bisavô: O nome dele era Mario de Lima Santos. Ele nasceu no dia 4 de agosto de 1885, em um navio a caminho de terras portuguesas. Ele nasceu no navio porque foi levado pela família para nascer em Portugal. Seu pai era português da cidade do Porto. Não sabemos exatamente onde (frequesia). O nome do seu pai era José Francisco dos Santos Junior e o de sua mãe, Clara de Lima Santos. No Brasil, casou-se com Marinette Viale em 1909 (Porto Alegre). Veio a falecer na cidade de Cachoeira do Sul, em 1968.

Informações Adicionais

História do pai meu do meu bisavô, meu trisavô: José Francisco dos Santos Junior nasceu em Portugal, na cidade do Porto, em 1863, oriundo de uma família que mantinha as tradições do alto comércio português. De sua mãe, D. Ermelinda, resta uma fotografia tirada em Vizela. Veio para o Brasil (Pelotas) ainda menino, enriquecendo ao cabo de alguns anos. Homem elegante e educado, passou uma parte da existência sôbre os mares do mundo. Do Extremo Oriente, trouxe preciosas porcelanas, ainda em poder dos descendentes, havendo levado pelo menos uma vez, a espôsa e a filha (Esther), a conhecer sua família, em Portugal. Já no fim da idade madura perdeu a maior parte da fortuna conquistada, falecendo afinal (depois de 1912), a bordo, quando regressava da Europa para passar o Natal com seu segundo filho e espôsa. Existe dele um grande retrato a óleo, salvo engano, de Mestre Cervásio.
Deixou os seguintes filhos, que tomaram o apelido LIMA SANTOS ou SANTOS (58): Alvaro, Francisco de Paula, MARIO (meu bisavô), Heitor, Heraclito, Antonio, José, Esther e Ida. morreu em uma viagem no vapor Itapura do RJ para Porto Alegre, em 15 ou 16 de dezembro de 1916, aos 57 anos. Foi sepultado em Santos, no cemitério da Philosofia e exumado em 29.12.1916 (acho que para trazer o corpo pra cá e sepultar no RS), morreu de "congestão cerebral". José Francisco dos Santos Júnior era filho de Ermelinda Amália dos Santos, nascida em portugal e falecida em porto alegre em 27.04.1902, aos 84 anos, viúva.


Adicionei essa história do meu trisavô pois pode ser que o nome dele também seja achado em Portugal.

Se eu puder ajudar com mais alguma informação, favor acusar necessidade.

Atenciosamente,

Carolina S. Carneiro

Comentários

  • @Carolina

    No registro de Maria, irmã do José Francisco dos Santos Junior, nascida em 28/07/1855 vc poderá ver o endereço dos seus trisavós na freguesia de Massarelos: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=489520 - 182 tif - folha 181

    Não encontrei o José Francisco dos Santos Junior em 1863 - essa data estaria correta? Pois, dos sete irmãos encontrados o mais velho teria nascido em 1844 e a última em 1855. Tem um José nascido em 1852.
  • Mariza, obrigada! Encontrei um "Jozé" que nasceu em 1852 dos mesmos pais. Ele não nasceu em 1863 mesmo. Achei também o vapor no qual meus trisavós viajaram para Portugal para ter o meu bizavô, a até mesmo o registro do passaporte meu trisavô num livro de registro de passaportes com o número do passaporte dele. Não sei como proceder depois disso. Não consigo achar a lista de passageiros do vapor Tagus que viajou do Rio para Lisboa no dia 24/06/1885.
  • @Carolina Carneiro

    O José de 1852 pode ser o seu bisavô. É preciso procurar o Mario em Massarelos, folhear os livros por vários anos. E também em Miragaia, freguesia da Ermelinda.
    Não conheço listas de saídas dos navios, apenas dos que chegavam.
  • Mariza, o Mario nasceu na viagem que o meu bisavô fez a Portugal em 1885. Essa é a historia contada pela família. Não creio que possa ter sido em outros anos, pois há comprovação do navio que ele foi pra Europa e que ele voltou da Europa. Você acha mesmo assim que ele pode ter nascido em outro ano?
  • @Carolina
    Se há certeza que embarcaram em 1885 é preciso procurar a partir dessa data em diante por no mínimo dois anos.
  • @Mariza

    Conseguimos achar e a sua estimativa sobre o local de procura estava certa! Muito obrigada! A questão é que o meu bisavô tinha sido registrado como sendo do sexo feminino, e não do masculino. Isso dificultou tudo. Agora temos que retificar o assento dele.
  • @Carolina

    Como será essa retificação?
    Já se informou com o Arquivo Distrital se existe livro duplicado? Isso começou a ser feito a partir de um ano que agora não me lembro qual. Quem sabe está correto no livro cópia?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.