União estável no preenchimento do formulário
Sofia
Member
Olá gente! Eu tava preenchendo o formulário 1c e me deparei com uma dúvida. Eu tenho um contrato de união estável. (Não sei se a lei mudou ou como funciona pra Portugal). Eu como requerente coloco Casada ou solteira no estado civil? Meu filho depois vai precisar tirar a cidadania dele, e aí esse contrato precisará ser transcrito para Portugal? (O pai foi o declarante na certidão dele )
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Terá de transcrever o casamento ou homologar a união estável (processo bem mais custoso que o casamento, pois envolve gastos com advogado e homologação na justiça portuguesa), para realizar o processo de seu filho, visto que não foi a declarante na certidão dele.
Uma sugestão seria transformar esta união estável em casamento (com data retroativa) para facilitar a transcrição por lá.
um homem divorciado que agora está em união estável, qualo estado civil que deve ir no formulário 1C? O documento de identificação que será enviado é o passaporte que não consta o estado civil.
Obrigada
na certidão de nascimento consta o que?
Se constar apenas o divórcio, coloca divorciado.
Se tiver averbado tb a união estável, coloca união de facto.
Caso não tenha o numero,envie uma e-mail para - crcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
informando o nome dos nubentes e peça que te enviem o numero da transcrição
Imprima o e-mail e envie junto com os documentos
Pode colocar casado que não terá problemas já que o ACP não exige a transcrição quando o pai é portugues declarante
nem na certidão de nascimento e nem o documento de identificação, que é o passaporte, não consta nada sobre o estado civil. Lembrando que ele é um homem divorciado que agora está em união estável, qual estado civil que deve ir no formulário 1C?
OBRIGADA!!
coloque então, a realidade: união estável.
temos que preencher o documento com a realidade. União estável não é solteiro.
A homologação desta união pode ocorrer posteriormente ou não.
entendi. Que bom que deu tudo certo!