Certidão de Nascimento de Inteiro Teor

A você que pretende iniciar o seu processo de atribuição, muito cuidado. Existe uma folha distribuída no consulado português do Rio de Janeiro com as instruções para que se dê início a tal processo. É uma folhinha muito eficiente caso você tenha optado por dar entrada no processo no consulado, mas atenção, SOMENTE se você optou por iniciar o processo por intermédio do consulado.

Acontece que a minha irmã, munida de tal folhinha, saiu à caça dos documentos necessários exigidos pelo consulado. Mas, assim como eu e seguindo as dicas daqui da comunidade, ela optou pelo envio direto da documentação à Conservatória dos Registos Centrais (CRC). Pois bem, fizemos tudo por igual, exceto por um detalhe: a minha irmã não tirou a certidão de nascimento de inteiro teor (ad verbum). MAS POR QUE ELA NÃO TIROU?! Bem, duas razões a fizeram optar pela certidão do tipo cópia do livro. A primeira, era que ela teria que se mudar imediatamente para São Paulo, sendo que a certidão de inteiro teor demoraria 5 dias para ficar pronta. A segunda razão era que a tal folhinha de instruções do consulado deixava livre a escolha para a certidão, ou seja, poderia ser tanto do tipo cópia do livro quanto do tipo inteiro teor (ad verbum). O funcionário do cartório confirmou a informação contida nas instruções do consulado, relatando que outras pessoas optam pela cópia do livro para entrarem com pedido de atribuição de cidadania junto ao consulado. E ele não estava errado, só que acontece que nós não iríamos proceder junto ao consulado, iríamos enviar a documentação diretamente à CRC. O fim dessa história toda? O processo da minha irmã caiu em exigência. A justificativa para tal, segundo a CRC, está baseada no Código Processual Civil português, o qual exige para este procedimento a certidão de nascimento de inteiro teor.

Conclusão: se você pegou a folhinha de instruções do consulado, mas optou por enviar a documentação diretamente à CRC, não se engane, ENVIE UMA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR (AD VERBUM).

Abraços a todos,

Vitor.

Comentários

• Excelente explicacao !
  • - > EXPLICAÇÕES D + ACABAM ENROLANDO...

Meus Caros,

Qual seria a diferença em solicitar pelo CRC ou no Consulado Portugues no centro do Rio ???

Uns dizem que solicitando pelo CRC é mais rapido, porem mais exigente porem outros não!

Qual o 1° Passo pra mim adquirir minha dupla nacionalidade?.

Somente a certidão de nascimento do meu avô?

Sou neto de portugueses e não tenho filhos...
  • A diferenca eh que, pelo consulado do RIO, o processo so da dor de cabeca, ninguem informa nada e pode levar mais de um ano, no minimo.
  • CRC

O consulado do Rio não tá aceitando pedido de nacionalidade para netos. Eu tive que mandar tudo pra Lisboa...
    O primeiro passo é localizar a certidão de nascimento do ascendente português. Sem ela não se faz nada...
  • Raphael,
    De uma pesquisadinha na guia de ajuda da comunidade. Ai encontrara a lista de documentos necessarios para naturalizacao ou aquisicao que é o seu caso, se o filho do portugues (seu pai ou sua mae) nao quiserem a nacionalidade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.