Enviar pedido, Consul. SP ou PT?

Olá, fiz em 2009 a nacionalidade de minha avó e até agora enrolei para fazer a do meu pai. Agora ja solicitei os documentos (mais uma vez) e vou dar continuidade.
Moro em SP e gostaria de saber se vcs indicariam o consulado de SP ou fazer diretamente em portugal, como estão os prazos!?!
Abs
Andréa

Comentários

  • Fiz a do meu avô pelo CGPSP, em menos de 1 mês saiu....o atendimento é excelente e muito eficiente....recomendo!
    Mandarei em breve meu processo de Naturalização para o ACP, ai verei como é diretamente por PT....
  • Obrigada Wladimir, vou mandar pelo CGPSP!! Depois conto como foi.

  • Acho melhor voce fazer tudo pelo Consulado de SP, é bem mais rápido e o serviço é de primeira. Boa sorte.
  • Tendo todos os documentos em ordem, Sao Paulo é uma otima opcao.
    Siga as indicacoes do site.
  • Não consegui declarar o óbito da minha avó no consulado. Me devolveram os documentos com uma carta dizendo que minha avó é estrangeira e eles não poderiam fazer. Liguei lá para esclarecer e disseram que minha avó não tinha registro algum no consulado, uma vez que o processo de atribuição dela foi feito em Portugal. 
    Então eu devo declarar o óbito dela em Portugal e depois fazer o processo de nacionalidade do meu pai!? Será que demora? O processo de meu pai vou fazer pelo Consulado de sp mesmo.
    Obrigada pelos coments

  • Para declarar o óbito de minha avó eu pt eu só preciso enviar a certidão de óbito? Sem custo algum? Qual o endereço que devo enviar? Nos site do irn eu encontrei essa lista de CRcivil 
    Posso enviar para qualquer um? E qual a validade da certidão?
    Obrigada!!
  • Estranho isso....o sistema é online....tem lá, deveria ter aqui....
    Para sanar as dúvidas, mande um email para o Sr Mário...acho que ele poderá te orientar melhor....
  • Andréa,
    Voce mandou ao consulado os dados do registro de nascimento portugues da sua avó? Se concederam a nacionalidade à sua avó, ela nao pode ser tomada como estrangeira no consulado. Ela é portuguesa!
    Parece-me que ai ha um mal entendido.
    Comunique-se com o consulado e explique bem o caso.
  • Andréa,
    Abaixo as opcoes para transcrever óbito no consulado.
    Veja em qual se encaixa a sua avó.
    http://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-obito/

  • Só para esclarecer na carta que o consulado me enviou está escrito que a devolução era por apresentar as seguintes irregularidades:
    "Uma vez que a falecida é estrangeira e solteira, não cabe a esses serviços proceder à transcrição de seu óbito."

    Realmente eu não enviei o assento de nascimento, que foi averbado em 2009. E minha avó nunca se casou, ela é solteira, mesmo tendo 5 filhos....

    Acabei de preencher o formulário no site do consulado e vou colocar hoje mesmo no correio, junto estou encaminhando uma cópia do assento de nascimento. Quando tiver novidades aviso vocês.

    Muito obrigada a todos pela ajuda!!

    image
  • Deu certo!!!

    Hoje recebi um e-mail do Consulado de Portugal de SP dizendo: 

    "O serviço por parte do Consulado já foi finalizado. 
    Receberá os documentos na morada se ainda não os recebeu. "

    Enviei junto uma cópia do assento de nascimento que foi averbado em portugal. Meu pai colocou no correio dia 21/02.

    Agora já vou dar entrada no processo de nacionalidade de meu pai.

    Obrigada a todos pela ajuda!!
  • Na verdade ele postou dia 25 de fevereiro,acabei de confirmar. Achei muito rápido!! :D
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.