Atribuição para Bisnetos de Portugues

Gostaria de saber se eu posso obter a nacionalidade portuguesa, uma vez que sou bisneto de Português e minha avó ainda é viva. Porém, meu pai que seria o filho da minha avó (descendente), é falecido. É possível eu conseguir a nacionalidade, sendo meu pai falecido e eu o bisneto de Português ?

Comentários

  • Então, fui hoje ao consulado em botafogo e me informaram que se eu quiser eu posso, porém eu teria de fazer uma troca de nacionalidade. Deixaria de ser brasileiro para ser português e pelo que eu entendi, seria assim, somente, por meu pai ser falecido. Outra coisa que eu não entendo é se há diferença entre um cidadão que nasceu em portugal e um descendente que adquiriu a dupla cidadania. Pq por exemplo: Eu tiraria pela minha avó, sendo que ela é a descendente e nao a Portuguesa de fato ! Então, o fato dela adquirir a dupla cidadania dela a torna no mesmo "nível de importância" que o meu bisavô q ele sim era Portugues ? pq se for dessa forma, caso minha avó venha a falecer sem antes obter a dela, o meu tio vai estar na mesma situação que eu.(Lembrar que eu tiraria plea a minha avó naturalizada e o meu tio por um Portugues de fato). Acho q ficou meio complicado rs
  • O que seria esse formulário 1C ?
  • Boa tarde pessoal,
    Gostaria de saber quais os documentos completos que preciso para obter a cidadania portuguesa. Sou bisneta de português. Meu bisavô José Mendes nasceu em 1871 na Freguesia de Alvorge, Concelho Ansião, Distrito de Leira. Filho de Antonio Mendes e Tereza de Jesus Mendes.
    Já encaminhei email para o Arquivo Distrital de Leira solicitando a certidão de nascimento do meu bisavô, mas ainda não obtive resposta. Os Arquivos Distritais demoram muito para responder?
    O que será preciso para começar o processo? Como as certidões devem ser solicitadas no cartório?
    - Certidão de nascimento do meu bisavô (inteiro teor em cópia reprográfica, etc.???..)
    - Certidão de nascimento e casamento da minha avó ? (inteiro teor???)
    - Certidão de nascimento e casamento da minha mãe (inteiro teor, etc????).

    Obrigada pela ajuda!!
  • @helobrina, para vc conseguir sua Atribuiçao primeiro tera que pedir a do seu pai pela nova lei. Seu pai conseguindo, ai vc pode solicitar a sua. Os Arquivos Distritais demoram a responder ou nem respondem.Pode tentar pelo telefone.l: +351 244 004 400 | Fax: +351 244 004 401
    Mail geral: mail@adlra.dglab.gov.pt
    Para a atribuiçao de netos tem as informações aqui:
    http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
  • Bom dia,
    Minha mãe é neta de português que já é falecido, o pai é brasileiro é também falecido e não requereu a cidadania. Ela tem chance de conseguir a cidadania portuguesa ? Caso seja possível quais são os documentos. Obrigada.
  • @Andreia de uma lida no link acima
  • Bom dia a todos. Sou bisneto de portugueses e consegui a certidão de nascimento de meu Bisavô nos arquivos do Tombo : )
    Minha avó, brasileira, já é falecida e meu pai ainda vivo, tb brasileiro.

    Pela lei nova (jul 17) meu pai tem de conseguir a nacionalidade via atribuição antes para depois passar para mim. Mas ele precisa compravar a efetiva ligação à comunidade nacional: exemplo, morar em Portugal, ter um imóvel lá, visitar frequentemente. Isso se tornou um complicante, nao? Alguém já passou por isso? É possível contornar essa condição?

    Obrigado a quem puder ajudar.
  • @Tiago, pela nova lei e necessário cumprir essas exigências.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.