Dúvida na ordem apostilamento e sinal público

Olá pessoal,

Hoje quando fui apostilar minha certidão de casamento de inteiro teor e pedir a assinatura do notário reconhecida, o funcionário do cartório informou que lá só faziam o apostilamento, e que esse sinal público eu deveria fazer em outro cartório. Ele disse que eu poderia fazer antes ou depois de apostilar. Fiquei na dúvida e fiz antes do apostilamento... é isso mesmo? Ou terei que fazer o sinal publico depois também?

Comentários

  • @laurinhav, se já reconheceu a firma do notário não será necessário o sinal público (até mesmo porque sinal público e reconhecimento da firma do notário são a mesma coisa)

    O que achei estranho foi o funcionário apostilar antes do reconhecimento da firma do notário
    Geralmente só apostilam com o reconhecimento
  • Obrigada @Maria Nélida !
    Eu tinha entendido que são a mesma coisa, mas não entendi porque poderia ser feito antes ou depois.
    Esse cartório que fui só faz o apostilamento dos documentos que são originais de lá, por sorte me casei lá, senão teria que ir ao Rio fazer o apostilamento. Eles não fazem nenhum tipo de reconhecimento de firma.
    Na verdade nem sei se posso dizer que é cartório, chamam de registro civil. Não entendo muito dessas coisas, rs
  • @laurinhav, reconhecimento de firma é feita somente em cartório de notas e não em cartório de registo civil
    E,pelo menos aqui no RJ,o apostilamento também é feito em cartório de notas.
  • O cartório me enviou a certidão de inteiro teor, reprográfica, apostilada, mas sem o reconhecimento de firma! Me disseram que não tem como reconhecer q firma (sinal público) após o apostilamento, mas poderia tentar pelo sistema CENSEC. Alguém poderia me orientar quanto a isso, por favor? Abraços
  • editado September 2017
    Bom Tarde...

    (Gostaria de comentar o seguinte)...
    Se lermos o impresso ¨Apostila¨...Inclusive as ¨Letras pequeninas¨...Veremos que diz assim...

    ¨...Essa Apostila certifica apenas a assinatura, a capacidade do signatário, e, quando apropriado, o selo ou carimbo constantes no documento público. Ela não certifica o conteúdo do documento para o qual foi emitida.¨

    Salvo engano meu a Apostila ¨Certifica¨ que o Escrevente responsável pela emissão desse documento tem efetivamente competência para emitir/assinar tal documento...

    Se vocês olharem com atenção...poderão verificar que o carimbo/assinatura que esse escrevente do cartório colocou na certidão é exatamente o mesmo nome que consta no campo da Apostila que identifica quem emitiu o referido documento...:

    FOI ASSINADO POR : XXXXXXXXXXXXXXXXX

    NA QUALIDADE DE : ESCREVENTE AUTORIZADO

    TEM SELO / CARIMBO DE : OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS DO 32º SUBDISTRITO - SÃO PAULO - SP

    ***(Informações referentes a um de meus documentos apostilados)...

    Portanto...Acredito que a certificação dada pelo Apostilamento à essa assinatura por si só legitima a capacidade desse escrevente do Cartório pela emissão do documento...Tornando assim desnecessária qualquer outra certificação...

    ***Ressalto que essa é uma opinião minha...e referente ao meu caso em particular...Cuja totalidade da documentação se encontra na mesma cidade - São Paulo - SP ...Onde nasci e resido...

    Creio que podem haver diferentes situações dependendo de cada caso e suas especificidades...(Pode ser o caso de Documentos originalmente emitidos em cartórios de Cidades / Estados diferentes do local de residência atual do interessado.

    Penso que seria bem proveitoso se tivéssemos mais informação sobre esse assunto aqui no Fórum porque questões como essa que o @aliosh postou sempre aparecem por aqui...


  • @Nilton Hessel

    Exatamente. Não é possível apostilar sem reconhecer a assinatura do escrivão no ato do procedimento. As pessoas precisam parar de se procupar com reconhecimento de assinatura antes do apostilamento.
  • Bom dia. Alguem já teve problemas do Cartorio se recusar a reconhecer firma do formulario 1C com campos em branco? Os campos podem ser anulados (riscados/tracejados)? Estou com esse problema agora.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.