Naturalização para netos com mãe viva

Boa noite, estou no início desta saga e tenho muitas dúvidas. Vocês poderiam me ajudar?
1- Sou neta de português já falecido, minha mãe que está viva e é a filha não deseja a nacionalidade, soube que posso adquirir a minha pulando ela pelo processo de naturalização. Já tenho os documentos mais sou casada e em alguns documentos como identidade estão com meu nome de casada e não o de solteira como está na minha certidão de nascimento. A primeira pergunta é: Tem algum problema meu nome não ser o mesmo em todos os documentos?
2- Caso eu consiga a nacionalidade, posso perder a nacionalidade brasileira?
Muito obrigada.

Comentários

• Nao e' so ajuda, e' NECESSARIO, mesmo nos processos de naturalizacao, provar que o filho do portugues tenha sido reconhecido na menoridade.
  • Vc esta certa, cibele!!!
    Eu fui pelo o q esta escrito e não me lembre do detalhe da menor idade....Meus parabéns e continue assim.

Então, vc tem q averbar o casamento de sua avó!!!
  • meu caso

aproveitando o tópico para demonstrar o que aconteceu no meu caso. Fiz todo o processo de aquisição de nacionalidade para o meu pai. Após dei entrada no meu sem averbar o casamento dele, todavia, meu pai e minha mãe não eram casados quando do meu nascimento.
    Agora acabo de receber a notícia de que meu processo foi despachado e esta seguindo para o registo.

abss
  • Aline,

naturalizados nao perdem a nacionalidade brasileira.

Sobre a diferenca dos nomes, nao tem problema, mas voce tera que mostrar as mudancas, o correto seria voce averbar seu casamento na sua certidao de nascimento, para constar a mudanca do nome, ou, enviar uma certidao de casamento para que vejam, se decidir enviar a certidao de casamento, tera que ser de inteiro teor e legalizada no consulado.

Eu prefiro averbar, fiz assim em todos os meus processos, mas fica a seu criterio.
  • Valeu Cibele, obrigada.
  • Renata,
    A maioria das Conservatorias nao aceitam fazer por correio. Os consulados deveriam fazer, principalmente se estao integrados ao SIRIC (sistema registro informatizado). Nao sei porque o do Rio nao faz!!!!
    A outra opcao é fazer em Portugal pessoalmente ou por procuracao para um amigo ou familiar la.
    O nubente portugues devera passar a procuracao. Se mortos poderia ser um dos filhos a passar a procuracao.
  • Bom li todo tópico e fiquei com dúvida. Se o Rio de Janeiro não faz as transcrições de casamento, como farei isso por correio ja que algumas CRCs não aceitam via correio?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.