Não consegui localizar registro de batismo no tombo.pt

Gostaria de conseguir a certidão de nascimento de meu avô ALBINO DA SILVA VIGÁRIO.nascido em 13 de maio de 1889, filho de MANUEL MARIA VALENTE SABINO e MARIA DA SILVA VIGÁRIO.
Consegui localizar o registro de passaporte de meu bisavô (registro 1205) que veio com meu avô para o Brasil datado de 13 de maio de 1908 chegando dia 02 de junho de 1908 no Rio de Janeiro no vapor Konig Wilhelm II vindo de Lisboa.
No passaporte informa que os pais de meu bisavô se chamavam AGOSTINHO LUIZ DA SILVA e JOANNA MARIA VALENTE, suas idades eram 47 anos e 18 anos e que eram de Aveiro, da freguesia de Pardilhó e concelho de Estarreja.
Entrei no site tombo.pt nas freguesias de Estarreja e não consegui localizar o registro de batismo por vola desta data 13 de maio de 1889.
Se alguém puder me ajudar com mais alguma dica de como conseguir o registro, agradeço.

Comentários

  • Olá Paulo Copolillo

    Talvez ampliar o período de busca
  • Verdade Kleber Silva Aguiar. Já estou fazendo. Obrigado.
  • Paulo Copolillo

    Registro de Albino
    http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1084399 clique em _m0150.tif nº 72 de 18/05/1890 nascido em 11/05/1890 na freguesia de Pardilhó
  • Muito obrigado Kleber Silva Aguiar, agora vou pesquisar aqui no fórum como pedir essa certidão.Te agradeço. Grande abraço.
  • SylvioSylvio Member
    @Kleber olá eu estou querendo conseguir a certidão de minha avó de Bragança, já achei até meus penta avós e não acho a da minha avó, você tem ideia de como eu consigo Kleber?
  • Olá @Sylvio

    Passe o nome e filiação da sua avó
  • SylvioSylvio Member
    editado June 2017
    Bom dia @Kleber seguem os dados que consegui até agora:
    Minha avó : Anna Fernandes - Bragança - 05/10/1910
    Pai : Francisco António Fernandes 1885, Mãe : Rosária Fernandes 1883 - aparentemente vieram em 25/12/1911 - no Vapor Espagne, saído do porto de Gibraltar, os nomes batem com algumas diferenças.
    Avô (Não sei se de pai ou mãe) : Manuel José - 1848 - Bragança - Bragança - Carragosa Filiação: Venâncio Pires e Maria Pires
    Meu trisavô Manuel veio no Vapor Ortega em 02/02/1922 por carta de chamada de meu Bisavô Francisco.
    Já achei uma ficha dela no familysearch com número de R.E. Só não acho o Conselho e Freguesia. Fico desde já agradecido por qualquer ajuda. Abraço!
  • SylvioSylvio Member
    Bom dia @Kleber esses dados eu já havia encontrado, meu problema está realmente em acha os dados de minha Avó Anna, onde nasceu e tudo mais. Afinal para obter a cidadania preciso da certidão de nascimento dela, se conseguir mais alguma coisa em relação a minha avó, agradeço.
  • Boa noite Kleber, sabe dizer se esse número 72 do livro onde está o registro de nascimento de meu avô é o número do assento que temos que colocar no formulário 1C.
  • Paulo Copolillo

    Se encontrou o registro passe o link para uma orientação melhor
  • Kleber, segue o link:
    http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1084399
    m0150
    numero 72 de 18 de maio de 1890
  • Kleber, vou abrir uma nova discussão sobre o sobrenome de minha mãe na certidão de nascimento dela:
    Ela foi registrada como Eunice da Siva não tendo o sobrenome do pai Albino da Silva Vigário.
    Será que a falta do sobrenome Vigário vai dar problema.
  • Paulo Copolillo

    Confirmado, 72 é o nº do assento para preenchimento do formulário. Sobre o sobrenome, acredito que não terá problema, poderá ter problemas se os nomes dos avós paternos de Eunice for diferentes dos pais do Albino
  • Ok. Muito obrigado mais uma vez.
  • Kleber, acabei de ver. São iguais, que bom.
    Abç.
  • Kleber, agora que descobrimos que o nome do meu avô é Albino da Silva Vigário o que devemos colocar no modelo 1C no campo filiação de minha mãe: Albino da Silva ou Albino da Silva Vigário. Na identidade dela consta filha de Albino da Silva, já que ela foi registrada assim.Muito chato ter que colocar o nome dele errado agora que sabemos que não é esse o nome correto. O que você acha?
    Abç.
  • Paulo Copolillo

    Preencha conforme registro de nascimento de Eunice
  • Obrigado. Também penso assim.
  • Paulo, você sabe o nome dos pais da mãe do seu bisavô JOANNA MARIA VALENTE?
    Pergunto isso pois coincidentemente a mãe do meu bisavô também tinha o mesmo nome e era da mesma freguesia.

    Joanna Maria Valente, dona de casa natural do Concelho de Estarreja, Pardilhó. Nasceu em 1846
    Pais: Agostinho Valente e Leocadia Maria Neves

  • @alexandredesa
    Não sei. Só descobri esse nome porquê constava no passaporte dele que encontrei através da Net.
  • @alexandredesa
    Qual o nome do seu avô ou avó e os seus pais, pois podem ser irmãos do meu avô Albino e primos da minha mae que ainda é viva.
  • @alexandredesa
    Agora que vi na sua postagem que Joanna era casada com Estevão, quando a minha Joanna era casada com Agostinho Lopes da Silva. Não é a mesma Joanna.
    Abç.
  • Bom dia a todos, estou procurando o assento de minha avó desde 2016-2017, será que está mais fácil de encontrar agora em 2023? Alguém teria informações novas sobre assentos de 1911? Grato

  • editado March 2023

    @Sylvio

    Cartão de imigração de Anna Fernandes - diz que era originária de Bragança, data de nascimento 05/10/1911. Pode ter erro na data, se for anterior a 1911 ainda era registro paroquial e estará nos Arquivos Ditritais, não nas Conservatórias.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99NZ-BFDG?cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQK7N-RLL7

    =================

    Consta um filho, irmão de Anna (Alfredo ou Alferedo - 1891) também batizado em Aveleda, Bragança, Portugal:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XYD-RTJY

    Já tentou procurar nessa localidade?

    E nas localidades próximas? Veja que são todas aldeias bem pequenas. Para ter uma idéia, pela wikipedia Carragosa tinha 196 habitantes em 2011, Aveleda 190 habitantes... Bragança tem apenas 34 mil habitantes no censo 2021...

    Veja que alguns registros da sua familia foram feitos em paroquias próximas, vale a pena pesquisar nas vizinhas também se ainda não tiver feito:


    =================

    Imagino que nesse longo tempo tenha pesquisado muita coisa, por gentileza informe:

    a - O marido era o Ismael Fernandes? Qual o local / data onde se casou - se possível link ou arquivo da certidão...

    b - pediu inteiro teor da certidão de casamento?

    c - tentou pedir desarquivamento do processo de habilitação de casamento no cartório onde se casou? Pode ser que tenha apresentado certidão portuguesa no processo de casamento, ou tenha feito declaração do local de onde era originária

    d - localizou em qual paroquia (igreja católica) foi celebrado o casamento de Anna? Em alguns casos os registros eclesiásticos mencionavam no livro de casamentos a paroquia onde a pessoa foi batizada... vale a pena buscar esse documento caso ainda não tenha

    e - tentou encontrar o registro do passaporte dos pais de Anna para o Brasil no Arquivo Distrital (possivelmente deve ser um unico passaporte para a família, em nome do pai). Em alguns Arquivos Distritais há também conservados os processos de emissão de passaportes, onde os requerentes apresentavam transcrição de seus assentos de nascimento. Não sei se dos menores também era apresentada, mas pode dar uma indicação do local onde a família residia, e por ela ter vindo para o Brasil ainda muito pequena provavelmente deve ser o local do batismo...

  • editado March 2023

    @Sylvio

    Corrigindo:

    "Alferedo Augusto"

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1184682 m0081.tif n.º 14

    Os pais eram naturais de: ele de Peredo? (está dificil de ler), concelho de Macedo de Cavaleiros , ela de Soutelo da Gamoeda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.