Busca de Certidão
Gente,
Primeiramente os desejo uma ótima tarde.
cheguei na comunidade por indicação de um amigo, que teve ótimas experiências aqui.
Bom, meu problema é um pouco difícil, eu acho.
eu tenho todos os documentos de meu bisavô portugues. Quase todas, para dizer a verdade. Me falta certificado de óbito (que o cartório Brasileiro perdeu, mas, depois de comparecer ao fórum João Mendes, acho que conseguirei - tenho todas as informações).
Minha maior luta está em encontrar o nascimento dele. O que tenho de registros diz que Nasceu em funchal, em 1894. Acontece que, ao entrar em contato com o Arquivo Distrital de Madeira, me retornaram que não encontraram o Registro. (inlusive vou colocar abaixo, caso tenha algum parente por aí. rsrsrs):
nome: Manoel Dias
Nascimento: 16/08/1894
Filiação: Francisco Dias e Maria de Vasconcellos Dias.
Local: funchal.
O que me parece estranho é que a pessoa do arquivo me perguntou a freguesia que ele nasceu (imagino que seja como um bairro), ou seja... AO que parece ela não olhou em todos os registros pois, provavelmente, existem muitos registros não informatizados.
Alguém tem alguma idéia de como eu conseguiria esse documento? Gostaria de entregar tudo pronto ao consulado, com a intenção de agilizar.
Um abraço à Todos.
Ricardo
Primeiramente os desejo uma ótima tarde.
cheguei na comunidade por indicação de um amigo, que teve ótimas experiências aqui.
Bom, meu problema é um pouco difícil, eu acho.
eu tenho todos os documentos de meu bisavô portugues. Quase todas, para dizer a verdade. Me falta certificado de óbito (que o cartório Brasileiro perdeu, mas, depois de comparecer ao fórum João Mendes, acho que conseguirei - tenho todas as informações).
Minha maior luta está em encontrar o nascimento dele. O que tenho de registros diz que Nasceu em funchal, em 1894. Acontece que, ao entrar em contato com o Arquivo Distrital de Madeira, me retornaram que não encontraram o Registro. (inlusive vou colocar abaixo, caso tenha algum parente por aí. rsrsrs):
nome: Manoel Dias
Nascimento: 16/08/1894
Filiação: Francisco Dias e Maria de Vasconcellos Dias.
Local: funchal.
O que me parece estranho é que a pessoa do arquivo me perguntou a freguesia que ele nasceu (imagino que seja como um bairro), ou seja... AO que parece ela não olhou em todos os registros pois, provavelmente, existem muitos registros não informatizados.
Alguém tem alguma idéia de como eu conseguiria esse documento? Gostaria de entregar tudo pronto ao consulado, com a intenção de agilizar.
Um abraço à Todos.
Ricardo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
No meu caso, meu avô era da Freguesia de Dardavaz, Concelo de Tondela, Distrito de Viseu.
Entendo que, no seu caso, deve ter tb a freguesia. Descubra quais são as freguesias que pertencem a Funchal e procure em cada uma delas. Não vai ter jeito.
Outra coisa - antes de 1910 não havia a Certidão de Nascimento, e sim o Assento de Baptismo.
Espero ter ajudado.
De qualquer forma já peguei a relação, são 10. Maaaasssss, a moça quer saber qual!!
Acho que é pra não ficar procurando em (pelo menos) 10 livros diferentes, registros manuais, mas eu realmente não sei disso.
estou esperando a prefeitura em devolver a certidãod e óbito dele, esperando que apareça algo. Mas sinceramente, meio que já perdi esperanças.
Será que não existe otro funchal em portugal?
Entre no site do arquivo regional a madeira e procure o passorte e/ou assento de casamento do seu parente ou antepassados. Encontrando algo poderia ser um ponto de partida para encontrar o assento e batismo. Eu fiz isso e encontrei.
Tambem deveria investigar no consulado portugues da sua regiao se ele tinha incricao consular.
A dica do Memorial tambem é muito boa. Veja no site antes de ir ate la.
Dei uma olhadinha no site. Ha "trocentos" Manuel Dias, mas voce com os nomes dos trisavós, com o porto onde pode ir limpando a lista e chegar ao seu parente.
Eh um caos esta procura..
eu tenho os documentos do Memorial do Imigrantes e do Arquivo nacional.
O Memorial do Imigrante disse que eu tenho que descobrir o Navio (olha isso).
quanto ao Arquivo de Madeira não tem absolutamente nada. Ele saiu de Madeira fugido, então não tinha passaporte ou veio como acompanhante de outra pessoa.
Não tenho o nome dos Trisavós, se tivesse me ajudaria um montão..
Sabe, estou quase desistindo. Meu pai era muito pequeno quando ele faleceu (4 anos) não elmbra de nadíca de nada.
sim tenho simmmm
Paciencia!!! Eu demorei uns 2 anos pesquisando!
Pra falar a verdade estou começando a desconfiar que esse registro da Madeira está furado! Outro dia fui pesquisar Manuéis nascidos em 1894 (ano), não tinha nenhum (até parece! rsrsrs).
Alguém já foi nas igrejas dos mórmons?
funciona?
Coloque aqui os nomes dos trisavós e datas e eu tento procurar.
O ARM me ajudou muitíssimo. Encontrei um montao de coisas la.
Tem que colocar os nomes com a ortografía que eles tem la. Por exemplo: Manuel pode ser Manoel; Antonia pode ser Antónia, etc.
vou colocar o que sei (de madeira)
Meu bisavô se chamava Manoel Dias (aqui, lá deve ser Manuel), Natural de Funchal e nascico aos 16/08/1894.
Os pais deles eram:
Francisco Dias e Maria de Vasconcellos Dias.
Sei que ele chegou no Brasil em 1910, pelo porto de Santos. Mas, segundo meu avô, filho dele (e meio gagázinho) ele veio fugido, de lá.
Em todos os docs que tenho dele, diz que os pais já são falecidos. O que me leva a crer que morreram na peste de 1910 (o que casaria com o fato de ele ter vindo só, duvido muito que os pais deixariam um garoto de 15 anos cruzar o atlântico).
Na verdade o que sei dele, por hora é só.
Não sei se tinha irmãos, não sei com quem veio. Pra falar a verdade sinto que não sei quase nada. Aqui no Brasil tenho todos os rastros, nnúmeros de documentos (RNE, Carteira de Estrangeiro, RG). Agora em Funchal1!
Uma pergunta só existe uma Funchal em Portugal?
http://www.ceha-madeira.net/arquiv
meu avô nasceu em 1894 e, depois de ler esse site, entendi que existe alguma coisa da Madeira na Torre do Tombo (inclusive se ler no arquivo da madeira, existem algumas freguesias que só tem registros a partir de 1894). Pode ser que esteja na torre né?
kkk
Enfim, hoje pego no serviço funerário a informação de óbito (torcendo para que apareça algo sobre o nascimento).
Assim que tiver novidades lhes passo.
http://www.bparpd.azores.gov.pt/Serv
O q vc tem q enteder é q as vzs as pessoas confunde de onde vem com onde nasceu.
O que sei é que está escrito; Natural de funchal!
Até já tenho o contato da moça que trabalha la. Mas existem aquí algumas freguesia que começam a ter seus arquivos em 1894, imagino que antes disso esteja na torre do tombo.
Pq no arquivo de madeira não está. Isso a moça que trabalha me disse. Inclusive ela me perguntou qual a freguesia, acho que é para me dizer que nao deveria estar lá.
http://antt.dgarq.gov.pt/
Tomara que exista algo...
O problema é qe eles querem saber a freguesia, que eu nao sei1!
: (
Não, e vcs nao sabem.. Ontem fui no serviço funerário da Capital para buscar o resultado de óbito do meu avô (já havia tido problemas com o óbito da mulher do portuga).
Eles me entregaram uma certidão emitida pelo SVO que o consulado não aceita. VOu ter que entrar via Fórum da Justiça com o pedido de busca!!
ALiás, estive pensando, com essa busca louca (saí do nada mesmo, só com nome), descobri muitas coisas! Poderia ser interessante colocar aqui os canais de busca de documentos e informações na capital, o que vcs acham?