Cartão Europeu de Seguro de Doença

Pessoal, bom dia!
Não soube se aqui era o melhor lugar para esta postagem. Por favor, se não for no local adequado me avisem.
Mas seguinte, procurei no fórum e também não achei nada sobre o tema.
Estou me mudando para Paris no próximo semestre e tenho a cidadania portugues (já com o Passaporte e o CC). E gostaria de saber como eu posso fazer meu Cartão Europeu de Seguro de Doença para utilizar a assistencia social (médicos) na França. Eu imagino que talvez isto vá dar em implicações com o Fisco, mas não custa tentar.
Já estive no Consulado de São Paulo e me informaram que antes de solicitar eu precisaria tirar o NIF, e por enquanto ainda estou me programando para ir até o BCP abrir uma conta e conseguir um NIF temporário. Mas, fora isso, alguém sabe melhor destas implicações fiscais depois e como funciona o uso da assistência social em Portugal? Também já foi o caso de alguém tirar este Cartão de Seguro de Doença?
Sou estudante e estou indo para um intercâmbio.
Espero que alguém possa me ajuda.
Obrigado desde já,
Lucas
«1

Comentários

  • se for para portugal pode tirar o PB4, seguro aceito em portugal para atendimento na rede publica, é só ir no posto do INSS designado pra isso em sua cidade, aqui no Rio fica no centro da cidade.
    se for pra outos países, sendo cidadão europeu DOCUMENTADO tem direito em qualquer país da zona do Euro.
  • @Lucaspereira estou na mesma situação, mas estou indo para a Suécia. Ontem passei o dia todo tentando achar informações sobre isso. Não sei se estou certa, mas pelo o que eu entendi no cartão do cidadão vem um número do NISS com 9 dígitos, no site da segurança social direta acredito que é possível pedir um número com 11 dígitos e assim pedir o CESD pela internet. No consulado de SP me disseram que eu tinha que ir até Portugal resolver isso, mas eu não confio muito no consulado.