eu de novo com nome diferente

Caros Amigos

Bem Vamos lá, encontrei a certidão de nascimento de meu Avô Portugues, como disse em uma mensagem anterior ele tem o Nome Brasileiro de Carlos Augusto dos Santos e na certidão portuguesa Carlos Augusto Carolino.

Consegui o Pasaporte do Pai de Meu Avô (Carlos) e que esta com o nome de Francisco Joaquim dos Santos que este é filho de Diogo Carolino dos Santos (Meu tataravô)

Alguém ja passou por isso, ou sabe como poço fazer ja que esta uma mistura danada de nomes

Detalhe Na certidão de nascimento de Meu avo o pai dele é ... Carolino e no Passaporte é dos Santos

Já me falaram que quando foram vir para o Brasil fizeram essa mudança nos nomes agora não entendo como e porque fizeram isso ja que deve ser meio complicado

estou meio que perdido nisso tudo....

Comentários

• obrigado pela ajuda Denise!

olha só, ligaram para o meu pai do consulado para ele ir buscar uma carta avisando sobre a cidadania dele. Pelo que ele me falou é o numero do assento dele!

agora vem minha dúvida, a mulher no consulado disse que o próximo passo agora seria enviar as certidoes de casamento dos meus pais e de divorcio! isso me levaria muito tempo, é realmente necessário?

posso prosseguir com minha atribuicao como? preciso pedir a certidão dele de portugal antes de enviar os documentos?
  • Doug
    Legal que ja tenha saido o assento do seu pai.
    Atualmente a CRC esta pedindo a transcricao de casamento e em caso de divorcio a homolagacao do mesmo. Sao dois processos e se fazem por separado, sendo que a transcricao pode ser feita em alguns consulados, mas a homologacao so em Portugal e precisa de advogado.
    Teria que ver se aceitam o seu processo so com a transcricao do casamnto deles.
  • ah, e quanto que demora mais ou menos para sair a transcição e o divorcio?
  • mais uma duvida, entrei no portal do cidadao para pedir a certidao do meu pai, que localidade devo selecionar? o assento dele saiu faz 2 semanas nao sei como proseguir
  • obrigado pela ajuda Denise, mais uma coisa pra complicar a nossa vida!

com o numero de assento do meu pai, posso pedir a certidão de nascimento dele em portugal agora?

que passos sigo para fazer a transcrição de casamento deles?
  • Só para completar a informacao da Cibele: antes de pedir a certidao em inteiro teor da sua mae, verifique se o casamento está averbado. Ha casos em que os cartorios nao se comunicam. Se isso aconteceu é só pedir ao cartorio onde casaram que mande uma notificacao para o cartorio onde ela foi registrada. Só entao peca a certidao em inteiro teor.
    Boa Sorte!
  • Doug,

o local de nascimento e' a cidade e o estado que ele nasceu no Brasil.

Concelho=Estado
    Freguesia=Cidade.

A transcricao de casamento tera que ser feita ou no Consulado ou direto em Portugal, pessoalmente ou atraves de procurador, nao pode ser enviada pelo correio, e nao precisa fazer a homologacao do divorcio nesse momento, faca apenas a transcricao e entre com o seu pedido de nacionalidade, seu pai vai precisar da homologacao apenas se quiser os documentos dele atualizados, e a homologacao precisa de advogado em Portugal e custa caro, pode chegar a 800 euros.
  • Ah, com o numero do assento ja e' possivel pedir a certidao.

Pra transcricao, vai precisar:

1. certidao portuguesa d enascimento do seu pai.
    2. certidao de nascimento de inteiro teor da sua mae, legalizada no itamaraty e consulado.
    3. certidao de casamento de inteiro teor, legalizada no consulado.

so isso.

caso tenha algum conhecido em portugal, e queira fazer por la, seu pai tera que fazer uma procuracao publica pra pessoa e legaliza-la no consulado.
  • Diogo

Esquece tudo. O mais importante e a certidão de nascimento dele. Tudo tem que estar conforme o nome dele de batismo. Passaporte nao serve pra nada no processo. Esse é o ponto. Os outros nomes errados em certidoes brasileiras (Teu pai e Teu) terao que ser corrigidos por advogado ai no Brasa. Antes de tudo coragem, nao é maratona, é seu sonho. Atitude
  • Obrigado pela atenção

Entendi então, vou prescisar retificar Certidadão de Casamento e Obito de meu avo no Brasil e posteriomente os documentos de meu pai seria isso?

Mais como provar que ele Meu avô é ele mesmo... eu tenho certeza pois data de nascimento nome da mãe local todo bate menos nome
  • Diogo,

eu tambem fiz retificacoes nas certidoes brasileiras, atraves de advogado, por meio de acao judicial, e' um processo simples que demora um pouquinho, o meu demorou 5 meses, mas no fim fica tudo certo, as certidoes brasileiras tem que ser retificadas de acordo com a certidao portuguesa, e voce deve anexar no processo TODAS as certidoes a serem retificadas, porque pra cada certidao o juiz emite um "CUMPRA-SE" e o cartorio so retifica se tiver esse mandado do juiz, cartorio nenhum retifica baseado em mandado de outra certidao, entao, e' importante que desde o comeco do processo todas as certidoes brasileiras "possiveis e imaginarias" estejam anexadas, pra que no futuro nao tenha que abrir um novo processo, mais gasto e mais atrasos.
  • e nao se preocupe, o juiz sabe analisar que trata-se da mesma pessoa nas certidoes ( so os portugas e' que nao sabem ! heheh ).
  • consegui era isso mesmo! obrigado pela ajuda pessoal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.