Problemas para conseguir certidão
Boa noite.
Estou com um problema para tirar minha cidadania, gostaria de saber se alguém consegue me ajudar.
No meu caso meu avô paterno é português, então tenho que tirar do meu pai primeiro. O problema é que minha mãe é segundo casamento do meu pai, e o consulado informou que é preciso averbal e fazer a separação do primeiro casamento dele via lei portuguesa, senão eu e meus irmãos não temos direito a cidadania.
O problema está aí, para fazer a averbação e separação, foram pedidos alguns documentos, como certidão de casamento e a certidão de nascimento dos dois. A certidão de casamento eu consegui, agora o problema é com relação a certidão de nascimento da ex-mulher do meu pai, nós temos poucas informações dela, pois eles se separaram tem muito tempo.
No cartorio em que está a de casamento, as certidões de nascimento deles não ficaram lá. As únicas informações que constam na certidão de casamento são os nomes dos pais dela, que ela nasceu no estado de sp e data de nascimento dela.
Pelo que andei pesquisando eu teria que ir de cartório em cartório do estado pesquisando para achar essa certidão, será que não existe outra forma de conseguir esse documento?
Fico grato se alguém puder me ajudar.
Estou com um problema para tirar minha cidadania, gostaria de saber se alguém consegue me ajudar.
No meu caso meu avô paterno é português, então tenho que tirar do meu pai primeiro. O problema é que minha mãe é segundo casamento do meu pai, e o consulado informou que é preciso averbal e fazer a separação do primeiro casamento dele via lei portuguesa, senão eu e meus irmãos não temos direito a cidadania.
O problema está aí, para fazer a averbação e separação, foram pedidos alguns documentos, como certidão de casamento e a certidão de nascimento dos dois. A certidão de casamento eu consegui, agora o problema é com relação a certidão de nascimento da ex-mulher do meu pai, nós temos poucas informações dela, pois eles se separaram tem muito tempo.
No cartorio em que está a de casamento, as certidões de nascimento deles não ficaram lá. As únicas informações que constam na certidão de casamento são os nomes dos pais dela, que ela nasceu no estado de sp e data de nascimento dela.
Pelo que andei pesquisando eu teria que ir de cartório em cartório do estado pesquisando para achar essa certidão, será que não existe outra forma de conseguir esse documento?
Fico grato se alguém puder me ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
teu pai não sabe onde a ex-mulher dele nasceu?, em qual cidade?, mesmo que tenham se separado ha algum tempo ele deve saber aonde ela nasceu.
Existem demasiados cartorios em Sao Paulo!!!!!
Voce tera que conseguir mais infomacoes com o seu pai: onde ele conheceu a senhora, onde ela morava, se ele lembra de parentes dela, onde esses moravam, etc. Com jeitinho acho que voce consegue mais informacoes que lhe ajudem a encontrar a certidao.
voce tem filhos ?
Não tenho filhos.
Denise,
Então, meu pai lembrou que pai dela era funcionário público em são paulo, então ela provavelmente deve ter nascido na capital mesmo. Vou fazer essa procura pelos cartórios de são paulo. Caso eu não encontre, estava pensando no processo via naturalização, será que é possível fazer com meu pai ainda vivo?
Muito obrigado pela ajuda que vcs estão me dando.
na faculadade provavelmente eles devem ter uma xerox da identidade dela ou copia de algum outro documento que possa indicar onde ela nasceu, explica a situação, pede para ver os arquivos dela, deve constar algo
vi que seus irmaos tambem querem, nao sei se eles tem filhos e nem sei se seu pai esta interessado na cidadania, mas no seu caso, se fizer a sua por naturalizacao, nao precisara da certidao da ex-mulher dele.
Se vc tem a certidão de casamento, não deve ser difícil encontrar a de nascimento. Para o casamento civil o cartório monta uma espécie de processo. Nele estão todos os dados dos nubentes, inclusive a certidão de nascimento. Ninguém casa sem essa certidão, até mesmo para o cartório ter certeza que o sujeito é solteito ou divorciado. Aliás, o cartório que fez o casamento é obrigado a comunicar o cartório do registro de nascimento para fins de averbação (então ele precisa saber onde foi feto esse registro).
Volte no cartório em que seu pai casou e peça pra que eles desarquivem esse processo. Peça também pra ver o livro em que o casamento foi registrado, em inteiro teor, lá possivelmente terá essa informação. Qualquer resistência por parte do cartório (embora os registros sejam públicos), leve seu pai com vc.
Então, estava pensando nisso mesmo, caso eu não consiga a certidão vou fazer por naturalização. Estava querendo evitar parar na minha geração o direito, mas se não tiver jeito...
Clarinha,
Essa certidão que tenho aqui realmente só tem os dados que mencionei. Meu pai ainda não foi no cartório, só ligou, porque ele é carioca e mora em são paulo, e o rapaz que atendeu foi olhar no livro e ele afirmou que não tem mais nenhum dado ou certidão de nascimento, não sei se ele não quis informar por ser por telefone. Vou ver se vou com meu pai lá para ver se pessoalmente consigo mais alguma nada.
Quanto ao registro do casamento na certidão de nascimento realmente tem, eu pedi a certidão dele de inteiro teor e apareceu o casamento e a separação.
Muito obrigado pela ajuda de todos
o direito nao vai parar porque voce nao tem filhos, filhos nascidos apos a naturalizacao, tem direito a cidadania por atribuicao e ai seguira sempre por atribuicao, caso facam de geracao em geracao.
Realmente fui olhar lá e é isso mesmo. Porém fala que é para o caso do pai ser falecido, vou ligar lá no consulado para ver se no meu caso é possível fazer também.
Muito obrigado pela dica.
o pai falecido ou nao, voce tem direito a fazer por naturalizacao direto do seu avo.
Fui no consulado de Santos hoje para ver a naturalização e me desaconselharam a fazer por ela. Falaram que tem chance de Portugal negar a naturalização. E falaram que pelo método de naturalização eu não terei a dupla cidadania, e sim perderei a nacionalidade brasileira e serei português. Será que é isso mesmo?
perder a nacionalidade brasileira voce nao ira perder, essa informacao que os consulados passam e' equivocada, o de Santos nao e' o primeiro a falar bobagem, e por isso tambem dizem que o pedido sera negado, eles nao sabem como e' o processo ( por incrivel que pareca, muitos consulados nao sabem muita coisa ! ) , por isso julgam a torto e a direito.
Naturalizacao e' um pouco mais demorado, mas com os documentos em ordem, nao tem porque se preocupar, se voce tiver muita dificuldade em encontrar a certidao, opte por naturalizacao, e' um direito seu e envie direto pra CRC, so use o consulado para legalizacoes de documentos.
como disse a cibele , os consulados espalham esse boato aos 4 ventos .
na nossa cabeça sempre pensamos , vou pedir informação para o consulado porque eles são o órgão oficial , mas na verdade os funcionários são muito mal preparados e quase sempre nos passam informações incorretas e erróneas infelizmente.
ai eu fico me perguntando quantas pessoas não vão ao consulado para darem entrada e processos de nacionalidade e são aconselhadas a desistirem do processo por falta de informação correta .
Eu tinha achado estranho essa informação que perde a cidadania brasileira, nunca tinha ouvido falar nisso. E o pessoal de Santos é confuso mesmo, uma moça que me atendeu primeiro falou que por naturalização só depois que o pai morreu, depois veio um cara que falou que não, pode tirar com o pai vivo. E foi esse funcionário que afirmou que eu perco a nacionalidade brasileira se tirar a portuguesa por naturalização.
Bom, eu vou tentar mais uma vez achar essa certidão, um funcionário de um cartório me deu a dica que posso solicitar uma buscar indo na corregedoria que fica no forum joão mendes, aí eles fazem uma busca total em são paulo. Se não achar desse jeito não acho mais!
Grato pela ajuda.
Fica aqui minha dica de novo...
Todo casamento exige um processo prévio, conhecido como "habilitação ao casamento". Nesse processo os noivos juntam todos seus documentos pessoais, especialmente a certidão de nascimento. São publicados editais, etc. Casamento é um negócio formal...
Pegue a certidão do primeiro casamento do seu pai, veja o cartório que ele casou, vá lá e peça para eles desarquivarem o processo de "habilitação". Lá estará uma via da certidão de nascimento. É simples demais...
Agora, esse caminho via João mendes é muito enrolado, haja vista a quantidade de registros civis na capital paulista....
É fogo, vc vai ao consulado achando que terá informações precisas e é ao contrário...
Clarinha,
Daqui a uns dias eu tirarei férias e com isso acho que vou no RJ ver se consigo mais alguma coisa, mas a princípio parece ser aquilo mesmo, parece que naquela época não ficavam cópias desses documentos.
Flávio,
Será que na hora que eu for tirar o meu não dará problema deu ser filho de segundo casamento? Se não tiver você poderia me orientar como faço esse pedido via portugal? Porque via Santos sem averbar o casamento eu não consigo tirar nem a dele.
Obrigado.