Compilado de duvidas - Atribuição

Boa tarde.
Estou terminando de conseguir os documentos, listados no site do consulado, para tirar a cidadania da minha avó, filha de português. Porem, estou em duvida no processo, e em cada passo a ser seguido.
Descrição do meu caso:
Meu bisavô João Antunes (português), veio para o Brasil e casou em 1928 com a brasileira Maria da Gloria Luiz (posteriormente, Maria da Gloria Antunes), e teve dentre outras filha, minha avó, Vilsia Antunes.
Meu bisavô já morreu, e minha avó é viúva.
Perguntas:
Sei que preciso averbar o casamento do meu bisavó, mas preciso registrar o seu óbito ?
Posso averbar o casamento da minha avó só quando for tirar a nacionalidade da minha mãe ?
Vejo muita gente procurando histórico escola e certidão de antecedentes criminais, mas no site do consulado não esta na lista. Preciso deles?
Quanto custa o pedido de nacionalidade mais averbação de casamento?
No site também fala que posso averbar o casamento do meu bisavô junto com o pedido de nacionalidade da minha avó. Posso fazer tudo no mesmo dia? – Como fazer ?

-Qualquer outra dica é muito bem vinda! :)

Comentários

  • editado June 2017
    Sei que preciso averbar o casamento do meu bisavó, mas preciso registrar o seu óbito ?

    R. Se fizer pelo consulado, sim, eles exigem. Já se fizer diretamente por uma Conservatória em PT (o que indicamos aqui no forum), não necessita transcrever o óbito.


    Posso averbar o casamento da minha avó só quando for tirar a nacionalidade da minha mãe ?

    R. Sim, é nessa ordem. Assim que concluído o processo de sua avó, você faz a transcrição de casamento da sua avó, após a conclusão dessa transcrição, de entrada no processo de atribuição de sua mãe, após isso, transcreva o casamento da sua mãe, apos concluída a transcrição do casamento de sua mãe, de entrada no seu pedido de atribuição.


    Vejo muita gente procurando histórico escola e certidão de antecedentes criminais, mas no site do consulado não esta na lista. Preciso deles?

    R. Não, pois os seus processos são de atribuição da nacionalidade portuguesa (sem pular geração), pai/mae para filho/a

    Quanto custa o pedido de nacionalidade mais averbação de casamento?

    R.Transcrição de casamento: 120,00 euros
    Atribuição da nacionalidade: 175,00 euros

    Some mais os custos com documentações, autenticações, apostilamento e envio. Total de uns 900 a 1200 por processo.


    No site também fala que posso averbar o casamento do meu bisavô junto com o pedido de nacionalidade da minha avó. Posso fazer tudo no mesmo dia? – Como fazer ?

    R. Como funciona o consulado, eu não sei te dizer. Aqui no forum, recomendamos fazer as transcrições de casamento pela Conservatória de Ponta Delgada, que defere esses pedidos em normalmente uma semana ou duas semanas. Feito isso, envie o processo de atribuição para umas dessas CRCs (Conservatórias): http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • @NelsonTeixeira,

    Boa tarde!

    1-Depende, foi seu avô quem declarou no cartório o nascimento da sua avó? Veja na certidão de nascimento dela. Não precisa do óbito.
    2-pode, mas as conservatórias só aceitam 1 processo por vez. Aconselho quando for fazer da sua mãe, antes envia a transcrição da sua avó para Ponta Delgada ou 4ªCRC de Porto e após uns 20 dias a transcrição ficará pronta. Neste momento pode fazer a atribuição da sua mãe. ACRC de Ovar aceita mandar a transcrição da sua avó e atribuição da sua mãe, só que a transcrição junto demora muito, mais de 3 meses e depois mais 4 meses a atribuição, não vale!!. Se vc tem duas conservatórias que só fazem transcrição é rápido e bem melhor!!
    3-histório escolar e antecedentes é só para processo de aquisição, quando pula geração, não é seu caso. E neste momento aquisição está num momento de mudança.Ainda está muito no ar o que vão exigir.
    4-já expliquei isso no item 2.
    Outro detalhe, consulado é tudo diferente. Quando vc envia para a conservatória direto, sem passar pelo consulado as exigencias são menores!!

    Valor atribuição: 175 euros
    Valor transcrição: 120 euros
    Esses valores vc paga no correio um vale postal internacional. Pesquise aqui o que vem a ser e como faz.


  • Muito obrigado pela ajuda, @Maria Adelaide e @Fábio Malta Montanha,
    Vou seguir o conselho de vocês e fazer pelas conservatórias. Eu só não sei como funciona por elas, tinha pesquisado pelo consulado.
    É só juntar os documentos e enviar para o endereço ? preciso fazer algum tipo de cadastro ou entrar em contato antes?
    Se tiver algum link com mais informações dos documentos e o passo a passo seria muito útil.
  • Tenho uma outra dúvida
    Tenho alguns documentos do meu bisavô que as datas de nascimento não batem.

    05/11/1902 - CIC (cartão de identificação do contribuinte); Certidão de nascimento (documento de Portugal).
    06/11/1902 - Carteira de Trabalho, Certidão de casamento .

    Obs;Antes de achar o documento com uma prima, eu mandei um email para CRCPCom Tábua, procurando o número do assento dele, e fiz o pedido com a data 06/11/1902, eles me retornaram falando que acharam e informatizaram sob o nº 10/2017 , porem eu não consigo, através do portal do cidadão, solicitar uma cópia para confirmar a data, (o site é mega confuso).
    O que eu devo fazer ?
  • @Nelson, pode solicitar através do consulado tb.
  • @Nelson
    Não precisa fazer cadastro nem entrar em contato com a conservatória. É só mandar todos os documentos exigidos e uma cópia do vale postal num envelope direto para a conservatória.
    O assento de nascimento do deu bisavô pode ser solicitado junto a qualquer consulado português.
  • Portugas, td bem? No formulário 1C, "Emitido por", em relação ao RG de SP, eu coloco o que? SSP? Ademais, a certidão de nascimento do requerente consta como António, e seu RG consta Antonio. Tem problema? Grato
  • @Pedro no campo "emitido por" ha espaço para vc colocar Secretaria de Seg. Publica / Sao Paulo.
  • Pessoal, o número do RG eu coloco 725486-4 (com dígito e número) ou sem o dígito só o número? Ademais, a data de emissão é a mesma de expedição? e emitido é secretaria de segurança pública SP? Grato
  • Estou com uma dúvida quanto ao processo de atribuição.
    Está em despacho o processo por atribuição da minha filha, que é filha de português.
    Agora queremos fazer a atribuição do filho dela. A minha pergunta : Será necessário fazer a transcrição do casamento de minha filha?
    Ela é casada com brasileiro.
    Agradeço o esclarecimento.
  • @aidirosorio, se o filho dela for fruto deste casamento, ele terá de ser transcrito antes de realizar a atribuição.
  • É realmente necessário a transcrição do casamento do português?
    Não acho por nada a certidão de casamento deles, só tenho na certidão do requerente que eles são casados, pq faz muitos anos e minha vó não lembra de nada.
    O declarante na certidão dela não é o português.
  • @Amaanda , terá que transcrever
  • Pessoal, a cartorária que fez a autenticidade da firma exigiu que todos os campos que não foram preenchidos, fossem riscados. Então todos os quadros 2, 3 e 4 foram riscados onde não há nada escrito. Há problema?
  • @caiodib Quando mandei os documentos para atribuição, mandei também a certidão de casamento da minha filha.
    O documento 1C foi preenchido como casada.
    Mesmo assim tem que ser feita a transcrição do casamento?
    Sendo assim, ela já aparece como casada. Estou errada?
    Agradeço o esclarecimento.
  • @aidirosorio, o processo é de atribuição, e o estado civil dela constará como solteira. A certidão de casamento enviada, foi para provar a mudança do nome.
    O processo de transcrição de casamento terá de ser feito depois que a atribuição for finalizada.
  • @caiodib, agradeço a sua resposta. Onde posso conseguir o formulário para o pedido de transcrição e instruções para o preenchimento?
    Que documentos são necessários?
    Qual a consevatória indicada?
    Agradeço a atenção.
  • @aidirosorio

    Transcrição de casamento - documentos necessários:

    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
    - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
    - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório.
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e 4ª CRC do Porto
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view

    Endereços para envio do VALE POSTAL: €120
    (finalidade: manutenção de residente)
    (pagtº em espécie ou cartão de débito Banco do Brasil)

    • IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada
    OU
    • IRN, IP
    Rua do Cunha, nº 404
    4200-250 – Porto
  • @VladPen , agradeço os seus esclarecimentos.
    Quanto ao preenchimento do requerimento tenho algumas dúvidas:
    1- No primeiro parágrafo: residência habitual é onde moro hoje?
    2- Grau de parentesco: Se é a própria esposa(que conseguiu a nacionalidade portuguesa) que está pedindo a transcrição ,coloca "esposa"?
    3 - No terceiro parágrafo: 2º nubente: É a esposa ,que obteve a cidadania, coloca os dados do nascimento no Brasil?
    Desculpe tanta dúvida , mas a insegurança em cometer algum erro é enorme.
    Agradeço os esclarecimentos.
  • @VladPen - Mais uma dúvida:
    Quando receber o assento do nascimento (estou aguardando esse assento que está em despacho,já que pedi atribuição de nacionalidade ) devo enviar essa certidão original ou posso enviar uma cópia?
  • @aidirosario

    Envie uma cópia do assento original.
  • @Mariza @VladPen @caiodib .Acho que consegui entender tudo. Muito obrigada por toda atenção. Um abraço para todos que fazem esse trabalho que é de grande ajuda para todos nós.
  • Estou com uma dúvida na certidão de casamento para a transcrição desse casamento
    OSORIO todos estão sem acento e na realidade é com acento como em todos os outros documentos.
    Preciso retificar a certidão brasileira para OSÓRIO? É motivo para não ser aceito?
    Está errado o nome de solteira / o nome de casada / o nome da mãe /o nome do pai - td sem acento.
    Retifico ou não? Agradeço mais uma vez a ajuda.
  • editado July 2017
    @aidirosorio, isto não necessita retificar, mas caso queira, é algo que o cartório deveria fazer, pois nas outras certidões, os nomes estão grafados corretamente, não estão?.
  • Sim, em todos os documentos está certo. Hoje estive no cartório e me disseram que eu tinha 5 anos para retificar, como isso não foi feito, agora teria que ser pago.
    Tem que abrir um processo que pode levar de 40 a 60 dias - custo:R$ 264,75
    E para ter uma certidão nova retificada: R$124,94
    Achei um absurdo, pq o erro foi do cartório e não fiz essa retificação pq não reparei nesse detalhe. Só agora com o pedido de nacionalidade eu reparei nisso. Agradeço a resposta tão rápida.
  • @aidirosorio eu tive o mesmo problema com minha certidão de casamento, eles erraram o acento em meu nome, depois de 11 anos o cartório fez a retificação sem custo, pois foi erro deles!
  • Amigos, tenho uma dúvida besta, mas que está travando o que preciso fazer. Já preenchi todo o Formulário para atribuição, mas a parte do nome não, pois meu sobrenome é grande e o espaço para "apelidos" é pequeno. Faz como?
  • Já consegui! Desculpem-me!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.