AJUDA : CASAMENTO/ÓBITO

Tenho a cidadania por atribuição, sou divorciada e tenho um filho com 11 anos que quero transmitir a cidadania, o meu ex marido, falecido, brasileiro, divorciado, foi quem fez a declaração do nascimento do menor. Eu sei que tenho que fazer a transcrição do casamento, mas alguém sabe me informar se posso entrar com a certidão de óbito junto com a do casamento pelo consulado sem precisar fazer a revisão do divórcio?  E para solicitar a atribuição do menor e eu sendo a única responsável, Portugal aceitará o pedido?
Grata,
Marília 

Comentários

  • Este filho e do 1 casamento , se for um unico casamento e o filho do mesmo vc faz a transcrição de casamento e depois pede a atribuição do seu filho somente vai ser obrigada a fazer o divorcio em portugal se este filho for do 2 casamento .
    Adriana
  • Oi Adriana, obrigada por responder...o meu filho é deste casamento e divórcio, mas quando eu entrar com a atribuição do meu filho, vai ser preciso da assinatura de ambos e é qdo terei que apresentar o óbito. A minha dúvida é se cairei na exigência de regularizar o divórcio primeiro ou se o pai por não estar mais presente, Portugal desconsidere o processo do divórcio. Eu vou tentar buscar a informação junto ao consulado e depois posto aqui, porque são dúvidas que surgem e pode até ter casos parecidos. abçs, Marília
  • Se voce estiver em Sao Paulo ou MS pode se informar no consulado de Portugal em SP.  Sei que para pedir a cidadania de seu filho o consulado exige que o seu cartao do cidadao ou BI estejam atualizados.  Quem sabe se como o seu ex marido é falecido pode-se abrir alguma brecha. Fale com eles.
  • Marilia, como vai?
    Acabei de fazer meu processo de divorcio em Portugal, meu ex também era falecido e não teve jeito, tive que buscar todos os documentos,fiz a transcrição do casamento com  óbito.O fato que ele já tinha se casado e tive que ir atrás da esposa dele ( a viúva) , foi de lascar, não acreditava no que estava acontecendo comigo.
    A a viúva que teria que assinar meu divórcio com ele. Minha advogada entrou com todos os recursos para não ir atrás dela, o juiz em Portugal queria de todo jeito encontrar, pois tinha um filha menor de idade no meio e que eu nem tinha nada haver com isso, não tive filhos come ele.
    Sou casada a 21 anos com meu marido e tenho 2 filhas.Como queria passar cidadania para elas tive que fazer todo este processo durou 10 meses e acabou de sair.
    No site do consulado tem tudo, entra no setor Casamentos, depois transcrições e lá terá tudo mastigadinho pra você, talvez não terá problemas ¨eu acho¨, sei de uma coisa , eles não passam nada batido.
    Um conselho, vai regularizando aos poucos, faça a transcrição com óbito.Um dia mais para frente resolva o divórcio tbm vale a pena.
    Boa sorte    
  • Oi Graziela!
    Eu acompanhei o seu caso e fico feliz que já tenha resolvido, o meu ex marido não casou novamente, não teve mais filhos...até entrei no site do consulado antes, mas fica confuso pq falam do casamento/óbito, fiquei na dúvida quanto ao divórcio, mas é isso, vou fazendo aos poucos e vendo as exigências, até pq para passar a cidadania, agora vou fazer sozinha, acredito que não tenha nenhum empecilho quanto a isso, mas vou postar tudo na comunidade e muito obrigada pela ajuda. Uma informação: Portugal se achar que a parte contrária foi prejudicada no processo de divórcio, sem direito a defesa...eles não fazem a homologação por lá? pode-se estar divorciada no Brasil, mas se Portugal julgar e decidir não valida lá, quer dizer que se a pessoa tiver filhos no segundo casamento corre o risco de não conseguir transmitir a cidadania. Abraços,    
  • Oi Marilia,
    Portugal se achar que a outra parte será prejudicada ele não dá a sentença, enquanto não provar isso.
    No meu caso ele tinha uma filha maior e outra menor com mães diferentes , provei que uma filha era maior, e a mãe da menor foi notificada, não tinhamos bens, tudo isso eles procuram saber antes de dar a sentença.
    o filho do segundo casamento não perde o direito a cidadania, mas terá que contratar um advogado que sabe o caminho para provar o sangue, a minha advogada falou sobre isso, mas custava 1000 euros e o divórcio 1540, optei por deixar minha vida em ordem, pois queria usar meu nome , coisa que divorciada no Brasil tive que fazer os documentos portugues usando o nome do ex marido, achei horrivel.
    de qualquer jeito você será divorciada em Portugal.
    Marilia , não tem jeito e chorei muito, não me conforma em me divorciar de um defunto, procurei todos os meios e caminhos, só me restou contratar um advogado e fazer isso logo, mas me sito aliviada.
    Já dei entrada no Consulado de São Paulo no meu casamento e novos documentos, em meio a isso já pedi a certidão das meninas para legalizar no Itamaraty.
    A transcrição de casamento depois de enviar os documentos e estiver tudo em ordem 4 dias sai, gosto do Consulado são pontuais até demais.
    É isso, qualquer dúvida , pergunte.Boa sorte!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.