TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO.

Consegui a cidadania portuguesa depois de 8 meses de espera. Na carta que recebi junto com a certidão, a CRC informa que eu preciso transcrever o meu casamento. E ai surgem algumas dúvidas:

1) Por orientação da Denise, quando solicitei ao cartório a minha certidão de nascimento de inteiro teor, eu averbei ANTES o meu casamento. Portanto, nessa certidão, que já foi enviada para Portugal no meu processo de atribuição, já consta o casamento com a minha esposa. Então, para essa transcrição, eu preciso de uma certidão de inteiro teor do meu casamento OU eu devo solicitar uma segunda via dessa minha certidão de nascimento já com o meu casamento averbado ???

2) Assim como eu fiz com a minha certidão de nascimento, eu devo averbar o casamento na certidão de nascimento da minha esposa, ou não existe essa necessidade para esse tipo de processo ???

3) Eu moro no Rio de Janeiro. Pelo que eu tenho lido na comunidade, o Consulado do Rio de Janeiro está se esquivando de fazer transcrições de casamento. Eu tenho como fazer essa transcrição em Portugal, através de procuração. Eu gostaria de saber a opinião de vocês: devo tentar fazer pelo Consulado ou é melhor fazer por procuração ???

Por favor, aguardo resposta.

Comentários

• Hamilton,
    Tendo a possibilidade de fazer por procuracao diretamente em Portugal aproveite.
    Use o Consulado do Rio para legalizar os documentos:
    - certidao de casamento em inteiro teor
    - certidao de nascimento da sua esposa em inteiro teor com o casamento averbado
    - procuracao publica (ver modelo na guia de ajuda)
    - a sua certidao, como esta no SIRIC, pode ser impressa na conservatoria onde irao solicitar a transcricao necessitando para isso somente o numero da mesma.
    - 120 euros mais uma taxa (antes era de 5 euros, nao sei agora) por estar fazendo por procuracao.

Se voce quiser e puder, como ja vai mandar a procuracao, poderia tambem mandar os documentos dos filhos para que a pessoa que vai fazer a transcricao os entregue diretamente e voce economiza em tempo e correio (ver na guia de ajuda onde entregar os documentos, pois o endereco é diferente de quando mandamos por correio).
    Enquanto a transcricao vai sendo processada os documentos dos filhos ja estariam entregues, entendeu?
    Nesse caso voce armaria cada processo individualmente para que nao haja confusoes.
  • DENISE.

Oi, Denise. Mais uma vez eu lhe agradeço. Você foi uma das pessoas que mais me ajudaram na minha aquisição. E continua me ajudando agora.

Entendi. Já na semana que vem, vou começar a providenciar as documentações que você falou. Provavelmente devo enviar tudo no mês que vem para Portugal. E qualquer nova dúvida que eu tiver, volto a procurar a comunidade.

Obrigado mais uma vez.

Um abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.