Certidões de Inteiro Teor

Estou em Minas Gerais e gostaria de saber como posso proceder para ter a minha certidão e a certidão de minha mãe (pois a de meu avô português já está com o selo do consulado) de inteiro teor, reconhecida pelo Itamaraty e com o selo branco do consulado português. Quais os passos a seguir?

Comentários

• Guilherme,

precisa enviar pra legalizacao no Itamaraty de Brasilia, tem o endereco no guia de ajuda, essa legalizacao nao tem custo e quando retornar, voce devera levar as certidoes no Consulado Portugues de Minas para legalizacao consular.
  • Em tempo

Já foi feito a transcrição de casamento do avô? Por BH demora em média 2 meses e pelo exposto nesta comunidade, estão exigindo.

Antes de pedir a certidão atualizada é aconselhável observar se todos os dados estão corretos entre a certidão do progenitor e filho(a) : datas, nomes, locais...
  • Ainda com algumas dúvidas

Pois então, somos de BH mas resido atualmente em Juiz de Fora. Estou querendo adquirir a cidadania de avô para neto, pulando minha mãe. Por aqui não tem mais o consulado português. Seria melhor pedir alguém de lá para retirar as certidões (a minha e de minha mãe) diretamente nos cartórios? A certidão de inteiro teor é a cópia do livro de registros? Qual a diferença para aquela certidão que todos tem? Depois ir pessoalmente no representante do Itamaraty ou também se pode enviar pelo correio? Após o reconhecimento das certidões levar ao consulado português ou se tem opção de enviar pelos correios? A certidão de meu avô (de inteiro teor e com o selo branco) me foi enviada por meus parentes em Portugual e tenho também a certidão de casamento dele, com a assinatura do oficial do registro civil. O que mais seria necessário em relação as certidões?
    Agradeço todos os esclarecimentos!
  • Guilherme

Resido também em Juiz de Fora, é bom unirmos força. O vice-consul Sr. Manoel faleceu há mais de um ano, não arrumaram substituto e fecharam o Consulado Honorário.
    O GUIA DE AJUDA desta comunidade esclarece muitas dúvidas. Pulando de avô para neto, se você já tiver filhos, estes não terão direito à nacionalidade portuguesa.
    Sugestão pessoal: caso você tenha irmãos com filhos e interessados na cidadania, reúnam-se para decidir o que for melhor para a continuidade de direito.

Certidão de inteiro teor vem narrando “tim-tim por tim-tim do que foi escrito no ato do registro (a da minha mãe, ortografia da época e até um erro eles transcreveram: “...dita finada, digo dita creança...”) A simples é um resumo do dados. Antes de pedir, verifique nas certidões que vc.já tem se todos os nomes, locais e datas correspondem à do seu avô português.
    O endereço de cartórios abaixo pode facilitar alguma coisa. Aqui em JF, pedem um prazo de 4, 5 e pode custar de 22 a 26 reais.
    http://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html

Todos os documentos precisam de autenticação do Consulado. Quanto a enviar pelo correio, esta comunidade vem trazendo informações que o processo é mais rápido do que por Consulado. RJ e SP já fazem desta forma. “minêro é minêro, uiai!”

Seria interessante entrar em contato com o Consulado BH e se informar sobre a transcrição de casamento de seu avô, e se houver, óbito ( casou-se aqui ou PT?). Eles exigem Tb que o português VIVO tenha inscrição consular. Funcionam de 2ª. A 6ª., exceto 4ª. De 8h a 12h. Atendimento com senha. Aconselhável chegar pelo menos 1 hora antes, pois tem fila.
    Atendentes: Juliana (dúvidas iniciais); Flavio Aredes (transcrição)
    Enviei vários e-mails até me responderem... BOA SORTE
    mail@cnbel.dgaccp.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.