SAIUUUUUUUUUUUUU !!!!

Olá !!!

É com muita alegria que comunico a todos que, finalmente, a minha cidadania portuguesa foi conquistada. E isso não seria possível se não fosse as orientações dadas pelos membros dessa comunidade. Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram, que me orientaram à respeito dos procedimentos necessários.

No início de Fevereiro desse ano, eu começei a pedir orientações à respeito de cidadania por atribuição. No dia 24 de Março, depois de percorrer todos os passos que me foram ensinados, eu enviei os documentos para a CRC.

E hoje, quase 8 meses depois, eu recebi, pelo correio, a minha certidão de nascimento portuguesa. Como eu sou casado, ainda tenho que transcrever o meu casamento numa Conservatória do Registo Civil, em Portugal, o que farei através de procuração. Somente depois dessa averbação é que poderei emitir o Cartão do Cidadão e o Passaporte Portugues.

Mas o pior, o mais demorado, já passou, já consegui. Agora, já com a experiência adquirida, vou começar a providenciar a mesma coisa para meus filhos. Como o meu registo foi elaborado no Sistema Informático (Siric), eu acredito que as deles serão concretizadas em menos tempo. Pelo menos, é o que eu espero.

Só para as pessoas que estão interessadas em começar o processo, a minha despesa total foi de R$ 690,00 e o ítem mais caro foi o envio da documentação para Portugal, onde gastei R$ 530,00. Eu acho que o custo-benefício para obtermos a dupla nacionalidade é muito bom, vale muito a pena.

Enfim, novamente eu agradeço à força que todos vocês me deram.

Comentários

• Hamilton,
    Parabéns e lembre que se mora em SP ou MS pode fazer a transcricao de casamento, CC e passaporte de uma só vez pelo consulado de Sao Paulo.
    Felicidades!
  • Parabens, Hamilton !

Boa sorte !
  • Parabéns !!!!!!
  • Parabéns

Muito sucesso nessa nova jornada
  • Aeee Parabensss!!!!! e lembro de quando você apareceu aqui!!! Que bom que conseguiu
  • MÁRIO.

É verdade, Mário. Eu estava inseguro, ansioso e até um pouco desanimado, pois eu não sabia nada à respeito do local de nascimento do meu pai, que é falecido. E ai, com a ajuda do pessoal da comunidade, fui conseguindo as coisas aos pouquinhos.

E fui vendo que não adiantava ter pressa. Tinha que haver, sim, perseverança, esperança que as coisas iriam acontecer. E aconteceram, graças a Deus.

Agora, vamos ao segundo tempo, que é providenciar a transcrição do meu casamento em Portugal, para, então, poder iniciar a nacionalização dos meus filhos.

Um abraço.
  • Parabens Hamilton por mais essa grande vitória.
    A tua alegria foi a minha também e de muitos outros.
    Voce não precisa averbar casamento para tirar o CC e o Passaporte.
    Leve a sua certidão portuguesa em qualquer Consulado Portugues e de entrada nos documentos.
    Somente quando voce for nacionalizar os seus filhos, terá que averbar o seu casamento.
    O cartão Cidadão ele esta substituindo o BI, e custas 50 paus.
    O que eu achei meio chato, e que voce tem que voltar ao Consulado 2 vezes para tirá-lo
    Uma para dar entrada no CC, e a outra, para voce carimbar o dedão como impressão digital.
    Quando voce der entrada no CC, o Consulado vai enviar para a CRC os seus dados do cartão.
    A CRC vai enviar para voce um numeral, que com ele, voce vai retornar ao Consulado para finalizar o processo, e depois de 10 dias eles remetem o CC e o passaporte para voce.
    A resposta com o numeral do cartão leva 20 dias, para chegar, segundo um funcionário do Consulado me informou.
    Se a onde voce mora tem Consulado, vai economizar a grana das despesas postais, do envio do CC e o Passaporte para voce, se não meu amigo, reserve uns 300 paus para a despesa do passaporte e do Cartão.
    Lhe desejo toda a felicidade do mundo.
    Bom proveito Português, pela Nacionalidade.
  • José Alberto,
    É preferível que se transcreva o casamento para que quando peca o CC e o passaporte estes ja saiam com o estado civil atualizado. Como ele quer partir para os processos dos filhos deve transcrever o casamento para nao atrasa-los com exigencias da CRC.
  • Parabéns!!É legal ver os processos de pessoas que tinham as msm duvidas q as nossas aki na comu, se concretizando!!!mais um portuga na área...:D:D
  • É verdade Denise, voce está certíssima, eu nem havia atentando para esse parâmetro.
    Ainda bem que eu ainda não dei entrada no CC e Passaporte.
    Obrigado pela dica, vou ficar observar esse detalhe.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.