FAMILIA COUTINHO GOUVEA - FRANÇA COUTINHO -- AJUDA LOCALIZAR CERTIDÃO E ONDE NASCEU

Boa noite amigos!

Procuro informações para obter a certidão nascimento do meu bisavó para processo de dupla cidadania , porem não consigo localizar quase nada , ja procurei no familysearch , cepeste , arquivo nacional SP e RJ, remessa , E-tombo ,e etc.. , unica coisa que consegui achar foi o cartão de imigrante dele com sua esposa e seus dois filhos , mais nada , talvez por falta de experiencia de procurar algo tão difícil de se obter nos dias de hoje.
Acho um belo serviço de quem consegue encontrar e ajudar os outros , pois é um trabalho árduo e merece parabéns para quem o faça vocês tem meu respeito guerreiro!!!
Bom vamos lá , já não é de hoje que estou a procura conforme eu disse e nesse tempo conseguir obter as seguintes coisas a baixos.. Vamos la !!!


Hoje enviei e-mail para 325 conservatórias que localizei na internet , porem 25 e-mail ja voltaram dando inexistentes rs
.
Preciso encontrar certidão de nascimento de meu bisavô , porem não sei a data nascimento dele e nem seu local de nascimento , estou enviando alguns dados que tenho dele para ¨facilitar ou diminuir¨ a dificuldade em localiza-la com tao poucas informações.

São elas;

DADOS DO IMIGRANTE
.-
NOME BISAVÔ : JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA
Nº DA ORDEM : 0767
IDADE: 32 ANOS
SEXO : MASCULINO
NAÇÃO/NACIONALIDADE: PORTUGUESA
ESTADO CIVIL : CASADO
DATA CHEGADA AO BRASIL: 1908
NAVIO : CORCOVADO
.-
ACOMPANHANTES
-
ESPOSA: MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO
Nº DA ORDEM: 0768
IDADE : 28 ANOS
.-
FILHOS
-
NOME:JOSE COUTINHO
Nº DA ORDEM 0769
IDADE: 6 ANOS
.-
NOME: MARIA COUTINHO
Nº DA ORDEM : 0770
IDADE : 3 ANOS
-
PORTO DE ENTRADA : LEIXÕES
-
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ;

A baixo listarei uma possível data de nascimento e falecimento do JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA, porem pode não ser essas datas , pois não temos documentos comprovatórios.
-
NASCIMENTO :1867
FALECIMENTO: 1952
IDADE DO FALECIMENTO : 85 ANOS
-
PAIS JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA
PAI : MANOEL COUTINHO
MÃE: RITA RODRIGUES DA CONCEIÇÃO
-
PAIS MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO
PAI JOSE MARTINS FRANÇA E
MÃE JESUÍNA GUIMARÃES FRANÇA
-
Saliento também que estou em contato com investigadores que caçam esses tesouros que são as certidões de nascimento , para a tão sonhada dupla cidadania portuguesa ! Porem dependendo do valor que será cobrado ficara inviável para minha família e eu pagar pelos serviços , estou aguardando o orçamento dele ainda , as informações acima foi as que eu passei para ele.
Desde já muito obrigado a quem puder me ajudar , vocês são GUERREIROS !!!!!

Atenciosamente
Solenir Coutinho
«1

Comentários

  • Procure nos livros de passaporte: http://tombo.pt/d/porto#J-E/026
    O ano de 1908 começa no livro 139, mas procure um pouco antes do início do ano.

    Ali pode haver a indicação do concelho.
  • Meu amigo , boa tarde , estou olhando o livro 139 conforme dito , porem tenho uma enorme dificuldade e ler a escrita , poderia me ajudar a ver se consta no livro o meu bisavô? desde ja obrigado
  • Pelo cartão de imigrante, ele não teria nascido por volta de 1876?
  • É pouco provável que o passaporte dessa família tenha sido tirado no Porto, pq os passaportes do governo civil do Porto estão na base de dados do Cepese.
  • Opa , isso Eneida , nasceu em 1876 sim .. pois é guilherme , no momento estou folheando o livro que o amigo me passou porem até agora não localizei nome dele.. As informações que tenho são essas que passei somente , alguma luz para me guiar no local provável ?
  • @Guilherme Moreira, e onde mais se tirava passaportes naquela época? O CEPESE contém dados apenas dos passaportes tirados no Porto?
  • Eneida,

    em todos os distritos.

    Não. Do Porto tem quase tudo. Da maior parte dos outros distritos do norte de Portugal tem alguma coisa.
  • E então oque eu faço amigos? rs
    alguma solução , luz para mim ?
  • Bom dia , segue todos os dados que tenho até o momento, agora com data nascimento , caso alguém puder me ajudar em algo .

    DADOS DO IMIGRANTE
    .-
    NOME BISAVÔ: JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA
    Nº DA ORDEM: 0767
    IDADE: 32 ANOS
    NASCIMENTO: 1876
    SEXO: MASCULINO
    NAÇÃO/NACIONALIDADE: PORTUGUESA
    ESTADO CIVIL: CASADO
    DATA CHEGADA AO BRASIL: 1908
    NAVIO: CORCOVADO
    PORTO DE ENTRADA: LEIXÕES

    .-
    ACOMPANHANTES
    -
    ESPOSA: MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO
    Nº DA ORDEM: 0768
    IDADE: 28 ANOS
    NASCIMENTO: 1880
    .-
    FILHOS
    -
    NOME: JOSE COUTINHO
    Nº DA ORDEM 0769
    IDADE: 6 ANOS
    NASCIMENTO: 1902
    .-
    NOME: MARIA COUTINHO
    Nº DA ORDEM: 0770
    IDADE: 3 ANOS
    NASCIMENTO: 1905
    -
    -
    FILIAÇÃO JOSE MARIA COUTINHO

    PAI: MANOEL COUTINHO
    MÃE: RITA RODRIGUES DA CONCEIÇÃO
    -
    FILIAÇÃO MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO

    PAI: JOSE MARTINS FRANÇA
    MÃE: JESUINA GUIMARÃES FRANÇA
  • @solenir

    Os sobrenomes Martins França aparecem muito em Gondomar: http://tombo.pt/f/gdm09
    Sugiro que vc pesquise o casamento de José Maria e Maria Luiza França em todas as freguesias do Concelho de Gondomar. Pode ter ocorrido entre 1899 a 1901.
  • @Mariza Guerra , estou olhando os livros conforme me disse la ja , até agora ainda nao encontrei , mais de qualquer forma obrigado. é um busca incansável e bastante árdua !
  • Andei analisando la , porem parei , devido a receber uma informação importante que diminuíra certamente os locais para procurar , meu bisavó era de COIMBRA , isso é tudo que ficamos sabendo , porem sei que existe diversas freguesias e mesmo assim continua gigante a procura mais é melhor do que procurar em Portugal todo rs
  • Alguém para me ajudar?
  • @solenir

    Tem entrada do vapor Corcovado em:
    29/04/1908 - a família não consta
    29/07/1908 - a lista não está digitalizada
    07/10/1908 - idem
    16/12/1908 - idem
    Se você já pesquisou os nomes no Arquivo Nacional - espero que já tenha feito -sugiro que peça busca para a lista de passageiros nessas datas, pois ao saber onde embarcaram poderá limitar a área. Se eram de Trás-os-Montes embarcaram em Leixões se de Coimbra a possibilidade de embarque seria em Lisboa.
  • Bom dia @Mariza , sim já realizei a busca no arquivo nacional porem não obtive sucesso , essa busca de passageiro eu peço onde no arquivo nacional atrevais de e-mail ? eu estou olhando todos os livros de emissão passaporte no ano 1908 relacionado a Coimbra , faltam 10 livros agora para termina rs
  • Sim, seria no Arquivo Nacional. Se encontrá-los em alguma lista terá também a data mais próxima da emissão do passaporte.
  • Boa tarde , criei uma arvore da familia se ajudar em algo o link é https://drive.google.com/open?id=0BwxoDwdaRESeeFJ5WUQyQkpONms

    O arquivo nacional vai emitir uma certidão para mim , vamos ver os dados que vai ter , assim que eu receber posto aqui também , muito obrigado !
  • Alguém pode me ajudar a solicita certidão por esse site?
    http://www.civilonline.mj.pt ?? pelo que li nele pode solicitar certidão de qualquer pessoa , sem saber a conservatória do registro.
  • PARA QUEM PUDER ME AJUDAR , INFORMAÇÕES MAIS COMPLETAS E DETALHADAS..

    DADOS DO IMIGRANTE
    .-
    NOME BISAVÔ: JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA (Falecido em 27/08/1956 no Brasil cidade Paty do Alferes-Rio de Janeiro, com 86 anos).
    Nº DA ORDEM: 0767
    IDADE NA IMIGRAÇÃO: 32 ANOS
    NASCIMENTO: 1876 (Não sabemos dia e mês correto)
    SEXO: MASCULINO
    NAÇÃO/NACIONALIDADE: PORTUGUESA
    ESTADO CIVIL: CASADO
    DATA CHEGADA AO BRASIL: 16/11/1908
    NAVIO: CORCOVADO
    PORTO DE ENTRADA: LEIXÕES
    .-
    ACOMPANHANTES
    -
    ESPOSA: MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO (falecida, não sabemos data do óbito, porem faleceu no Brasil)
    Nº DA ORDEM: 0768
    IDADE: 28 ANOS
    NASCIMENTO: 1880 (Não sabemos dia e mês correto)
    FILHOS
    -

    FILIAÇÃO JOSE MARIA COUTINHO
    PAI: MANOEL COUTINHO (falecido, não sabemos data do óbito )
    MÃE: RITA RODRIGUES DA CONCEIÇÃO (falecida, não sabemos data do óbito )
    -
    FILIAÇÃO MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO
    PAI: JOSE MARTINS FRANÇA (falecido, não sabemos data do óbito )
    MÃE: JESUINA GUIMARÃES FRANÇA (falecida, não sabemos data do óbito)
    -
    Jose Maria Coutinho Gouvêa Casou com Maria Luiza França Coutinho (Não sabemos a data do casamento e o local foi em Portugal)
    Tiveram os seguintes filhos
    NOME: JOSE COUTINHO (falecido, não sabemos data do óbito. Veio de Portugal junto a sua mãe e seu pai Maria Luiza e Jose Maria).
    Nº DA ORDEM 0769
    IDADE: 6 ANOS
    NASCIMENTO: 1902 (Não sabemos dia e mês correto)
    -
    NOME: MARIA COUTINHO (Não sabemos se é a mesma que Maria do Carmo França Coutinho, pois em sua certidão de casamento consta natural do Brasil, porem não acreditamos nessa chance vindo a ter o cartão de imigração dizendo que veio de Portugal e as datas de nascimento bate com a de Maria do Carmo, se for faleceu em 19/02/1995 no Brasil Itaguaí – Rio de Janeiro. Veio de Portugal com seu pai e mãe Maria Luiza e Jose Maria)
    Nº DA ORDEM: 0770
    IDADE: 3 ANOS
    NASCIMENTO: 02/10/1905
    MARIA DO CARMO OU MARIA COUTINHO CASOU EM VALENÇA- RIO DE JANEIRO COM DIOGENES RIBEIRO GUIMARÃES 12/09/1945
    NOME: JESUINO FRANÇA COUTINHO
    NASCIMENTO: 22/11/1912 NO BRASIL AFONSARINO – RIO DE JANEIRO
    FALECIMENTO: 18/04/1998 NO BRASIL VALENÇA-RIO DE JANEIRO
    JESUINO FRANÇA COUTINHO NÃO CASOU APENAS JUNTOU COM VICENTINA BEBIANA DA SILVA E TIVERAM 4 FILHOS, O QUAL CITO SOMENTE MINHA MÃE
    NOME: SONIA COUTINHO DE CARVALHO (VIVA)
    IDADE: 66
    NASCIMENTO: 17/02/1951 BRASIL VALENÇA-RIO DE JANEIRO
  • Bom dia @kleber , que noticia maravilhosa essa amigo , porem como visualizo os arquivos ou é somente o texto que se encontra mesmo quando abro o link?
    "PROCESSO DE INVENTÁRIO OBRIGATÓRIO

    NÍVEL DE DESCRIÇÃO
    Documento composto Documento composto
    CÓDIGO DE REFERÊNCIA
    PT/ADVRL/JUD/TJCPRG/C-E/082/158
    TIPO DE TÍTULO
    original
    DATAS DE PRODUÇÃO
    1896 A data é certa a 1896 A data é certa
    DIMENSÃO E SUPORTE
    1 proc.; papel
    ÂMBITO E CONTEÚDO
    Inventariado(a)(s): Rita da Conceição Rodrigues; Inventariante(s): Manuel Coutinho
    COTA ATUAL
    Cx. 18
    COTA ORIGINAL
    8
    IDIOMA E ESCRITA
    Português
    Adicionar à minha lista Adicionar à minha lista"
  • @solenir

    Solicite à AD de Vila Real http://www.advrl.org.pt/contactos.html informações do processo pode constar alguma freguesia e um ponto de partida
  • @kleber joia amigo , solicitei ja hehe , vamos aguarda ! obrigado.
  • Resposta do inventario...
    Rita da Conceição Rodrigues faleceu, aos 20 de janeiro de 1896, na freguesia de Cidadelhe, concelho de Mesão Frio, no estado de casada com Manoel Coutinho.
    Filhos:
    José Coutinho, solteiro, 27 anos;
    Anna Rodrigues Coutinho, solteira, 25 anos;
    Francisco Coutinho, casado;
    Henriqueta Rodrigues, solteira, 20 anos.
  • @solenir

    Registro de José
    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1061562 clique em _m0058.tiff nº 17 de 07/11/1869 nascido em 22/10/1869 na freguesia de Cidadelhe http://tombo.pt/f/msf02
  • @Kleber , rapaz , você é bom nisso... meu muito obrigado , quebrou uma floresta cara ... Me diga uma coisa meu amigo , isso ta me encucando....
    no brasil é Rita Rodrigues da Conceição no inventario é Rita da Conceição Rodrigues...
    Jose Coutinho no caso o filho de Rita Rodrigues e Manoel Coutinho , no brasil é Jose Maria Coutinho , filho dos mesmo nomes , ainda sim pode ser que nao seja nada do que procuro ?
  • Alguem saberia me responder a duvid que perguntei ao amigo kleber ?
  • @solenir

    Sabe se José veio, talvez ainda solteiro, para o Brasil?
    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1028189
  • Ola @kleber , o Jose veio casado com Maria luiza França Coutinho , chegaram em 1908 , ele com 32 anos de idade e sua esposa com 28 anos.. ele trouxe o filho um com 6 anos de idade com nome de JOSE COUTINHO , e uma menina com 3 anos de idade com nome de Maria Coutinho
  • @solenir

    Então desconhece essa possível emigração e um retorno a Portugal?

    Era normal o assento de batismo apenas com o primeiro nome, a composição do nome viria na vida adulta.

    Talvez a CRC onde ingressar o processo aceite a divergência no nome de Rita, que também era comum.

    Irmão Francisco, avó materna possui Gouveia no sobrenome, no registro de José também consta
    http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004/PRTC0808D_ADVRL-PMSF02-001-Lv004_M_00007.jpg

    Enriqueta, já possui algumas alterações
    http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004/PRTC0808D_ADVRL-PMSF02-001-Lv004_M_00021.jpg


    Acredito que seja ele que procura
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.