Precisa averbar o divórcio?
Olá pessoal,estou tentando ajudar uma amiga a fazer a atribuição dela. A dúvida dela é seguinte: O pai é o português,ele a mãe dela se divorciaram,nesse caso,pra ela iniciar a atribuição dela é necessário fazer só a transcrição do casamento dos pais ou necessita fazer a averbação do divórcio tbm? Desde já obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Basta transcrever o casamento dos pais. O divórcio não se faz necessário para a atribuição dela.
Após ela receber a atribuição se os pais quiserem homologar o divórcio em Portugal para viver la ou casar novamente em Portugal, pode fazer.
O pai dela foi o declarante na certidão de nascimento dela? Foi registrada com pouco tempo de nascida?
não implicariam com isso. Até porque, para homologar o divórcio é necessária a contratação de advogado.
Então, não é assim tão simples. A única diferença é que estará com nome no cartão cidadão e passaporte diferente do nome do RG dela (se é que houve troca de nome qdo casou-se).
se foi assim, melhor ainda. Nem precisaria fazer passaporte português (se for o caso de ir a passeio. Ou seja, ir e voltar).Não terá problema.
como o @Vlad mencionou, se sua mãe não mudou o nome (continua com o de casada), não terá divergência nos documentos (por exemplo: passaporte brasileiro x passaporte português ou CC). Logo, se não for morar lá, não precisa homologar o divórcio. Fique tranquilo.
Mas, se for morar, sugiro que homologue.