Precisa averbar o divórcio?

Olá pessoal,estou tentando ajudar uma amiga a fazer a atribuição dela. A dúvida dela é seguinte: O pai é o português,ele a mãe dela se divorciaram,nesse caso,pra ela iniciar a atribuição dela é necessário fazer só a transcrição do casamento dos pais ou necessita fazer a averbação do divórcio tbm? Desde já obrigada.

Comentários

  • @Poliana Vieira,

    Basta transcrever o casamento dos pais. O divórcio não se faz necessário para a atribuição dela.
    Após ela receber a atribuição se os pais quiserem homologar o divórcio em Portugal para viver la ou casar novamente em Portugal, pode fazer.

  • editado June 2017
    Obrigada Maria Adelaide,sempre muito prestativa conosco aqui do fórum. Sabe me informar se tem alguma conservatória que ainda faça atribuição sem exigir transcrição de casamento?
  • @Poliana Vieira, hoje em dia afirmar isso está complicado, pois mesmo as que não exigiam estão exigindo.
    O pai dela foi o declarante na certidão de nascimento dela? Foi registrada com pouco tempo de nascida?
  • lgmdslgmds Member
    editado August 2017
    @MariaAdelaide, eu também no momento não irei fazer a homologação do divorcio de imediato pois sou fruto do primeiro e único casamento da minha mãe. Saberia me informar se teria problema em ela solicitar o cartão cidadão e passaporte junto ao consulado do RJ, já que não estaria com o status 100% atualizado? Eles implicariam com isso?Obrigado.
  • @lgmds,

    não implicariam com isso. Até porque, para homologar o divórcio é necessária a contratação de advogado.
    Então, não é assim tão simples. A única diferença é que estará com nome no cartão cidadão e passaporte diferente do nome do RG dela (se é que houve troca de nome qdo casou-se).
  • @Marcia, depois que ela divorciou do meu pai, permaneceu com o mesmo nome de casada, o mesmo que consta no RG dela atualmente, ou seja, so teria de diferente o status civil que em portugal por enquanto permanecerá casada mesma. Muito obrigado.
  • @lgmds,

    se foi assim, melhor ainda. Nem precisaria fazer passaporte português (se for o caso de ir a passeio. Ou seja, ir e voltar).Não terá problema.
  • @Marcia sabe me dizer se após minha mãe transcrever o casamento e emitir os documentos (cartão cidadão e passaporte) ela terá um prazo pra atualizar o status dela pra divorciada? Não sabemos quando iremos a Portugal para fazer isso, tenho medo que exista alguma cobrança ou futuramente ela vir a falecer e não conseguir regularizar o status! Obrigado
  • @Igmds..a homologaçao do divorcio só se faz necessária se sua mãe casar novamente e quiser atribuir o novo marido futuramente.
  • @lgmds,
    como o @Vlad mencionou, se sua mãe não mudou o nome (continua com o de casada), não terá divergência nos documentos (por exemplo: passaporte brasileiro x passaporte português ou CC). Logo, se não for morar lá, não precisa homologar o divórcio. Fique tranquilo.
    Mas, se for morar, sugiro que homologue.
  • Minha mâe é portuguesa nasceu em 1927, tem 90 anos. Ela tem o bilhete de identidade de cidadão nacional vitalicio e passaporte tirada em 1996, pois iria viajar para Portugal e ela tinha perdido o passaporte. Neste cartão não consta estado civil dela. O meu pai era brasileiro, eles se divorciaram em 1989 e faleceu 2006. Quero fazer atribuição de nacionalidade para depois passar nacionalidade por atribuição para minhas filhas. Preciso fazer averbação do divorcio de minha mãe com o advogado em Portugal? Me informaram de que como é somente atribuição não ha necessidade de averbação do divorcio, somente o assento do nascimento dela.
  • @gcarolinalobo, se seus pais casaram no Brasil..terá que transcrever o casamento deles antes de dar inicio ao processo. Não precisa fazer a averbação do divórcio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.