Qual caminho vocês me aconselham seguir?

Amigos vou tentar explicar minhas possibilidades (ou não), de repente vocês me dão um auxilio de qual caminho seguir.
Conversando com minha mãe, ele disse que minha avó nasceu em Portugal, região de Mira e veio bebê para o Brasil, porém o RG e a Certidão de Casamento dela diz que ela é brasileira, então não sei se por acaso ela teria sido registrada lá em Portugal antes de vir ao Brasil. Minha avó é viva (apesar de acamada). Minha bisavó, mãe dela, (já falecida) era portuguesa, talvez nascida na mesma região, porém segundo uma tia minha ela teria trocado de nome quando desembarcou no Brasil (não fui atrás pra saber) e com nome muito diferente um do outro.
A outra possibilidade, seria meu bisavô, tbm por parte de mãe, que era português.. porém ele e meu avô são falecidos, restando pelo que pesquisei somente a naturalização né pra minha mãe, mas devido essa mudança de lei, não sei como fico na história.
O que vocês acham que devo fazer? Isso pra não começar um processo e perder dinheiro com emissão de certidões que depois não serviriam pra nada.

Comentários

  • Se ela foi registrado no Brasil como Brasileiro e não foi registrada em Portugal, acredito que você não se enquadra na naturalização de netos. =/
  • da uma olhada nesse link, talvez lhe ajude ... http://www.cidadaniaportuguesa.com/bisnetos/
  • @Francis, aconselho a esperar a nova lei ser publicada ainda esse mes .
  • no seu lugar, eu tentaria fazer primeiro a atribuição da sua avó... iria atrás da documentação da sua bisavó,se pode retificar o nome, etc
  • @Vlad pen o que mudaria pra mim aprovando essa nova lei?
  • @Jaime os nomes são bem diferentes... Albina da Costa Esgalha para Albina da Costa Rolla (ou sem o Costa).. dificli retificar não?
  • O que mudaria pra mim nessa mudança de Lei ?
  • @Francis, ninguém sabe ainda o que virá com a nova lei..Temos q esperar a Publicação que deve ocorrer ainda este mês
  • Pessoal, infelizmente perdi a minha mãe recentemente. Então a situação mudou.
    Agora com alterações da lei já em vigor, qual caminho seguir?
  • editado July 2017
    @Francis , Sinto muito pela perda da sua mãe logo agora..mto triste isso..que pena..O que pode vc fazer é tentar agora pela lei de Atribuição de netos que ja está valendo , mas que infelizmente criaram um monte de restrições.Precisa ver se sua avó é mesmo portuguesa ou não.Se não for ,vc precisa atribuir ela pela sua bisavó, e depois vc como neto já que sua mãe faleceu.Se sua avó vier a falecer, vc perderá todas as possibilidades.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8126/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ainda-nao-enviou-a-documentacao#latest
  • Boa tarde amigos... só pra dar uma atualizado por aqui. Como o nosso colega alertou ali em cima, caso minha avó falecesse eu perderia o direito. Pois bem, no ultimo dia 19 de Dezembro minha avózinha nos deixou... 2017 realmente foi um ano terrível para nossa família... mãe, avó, tios,
    Encontrei um parente, aqui pelo fórum, ele tinha muita coisa da nossa árvore genealógica, mas esbarrávamos na mudança de nome feita pelos nossos antepassados ao chegarem no Brasil.
    Minha esperança agora, já que não vou poder seguir minha linhagem é me naturalizar italiano por casamento, pois minha esposa é descendente e estamos reunindo toda a documentação.
  • @FrancicJonas , sinto muito, pela tua Vovó.
    Mas, boa sorte na outra opção Italiana.
    Outra possibilidade, é você ir morar em Portugal, como casado com Européia, e depois de 6 anos morando legalmente em Portugal, você pode pedir Aquisição de Nacionalidade Portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.