Qual caminho vocês me aconselham seguir?
FrancisJonas
Member
Amigos vou tentar explicar minhas possibilidades (ou não), de repente vocês me dão um auxilio de qual caminho seguir.
Conversando com minha mãe, ele disse que minha avó nasceu em Portugal, região de Mira e veio bebê para o Brasil, porém o RG e a Certidão de Casamento dela diz que ela é brasileira, então não sei se por acaso ela teria sido registrada lá em Portugal antes de vir ao Brasil. Minha avó é viva (apesar de acamada). Minha bisavó, mãe dela, (já falecida) era portuguesa, talvez nascida na mesma região, porém segundo uma tia minha ela teria trocado de nome quando desembarcou no Brasil (não fui atrás pra saber) e com nome muito diferente um do outro.
A outra possibilidade, seria meu bisavô, tbm por parte de mãe, que era português.. porém ele e meu avô são falecidos, restando pelo que pesquisei somente a naturalização né pra minha mãe, mas devido essa mudança de lei, não sei como fico na história.
O que vocês acham que devo fazer? Isso pra não começar um processo e perder dinheiro com emissão de certidões que depois não serviriam pra nada.
Conversando com minha mãe, ele disse que minha avó nasceu em Portugal, região de Mira e veio bebê para o Brasil, porém o RG e a Certidão de Casamento dela diz que ela é brasileira, então não sei se por acaso ela teria sido registrada lá em Portugal antes de vir ao Brasil. Minha avó é viva (apesar de acamada). Minha bisavó, mãe dela, (já falecida) era portuguesa, talvez nascida na mesma região, porém segundo uma tia minha ela teria trocado de nome quando desembarcou no Brasil (não fui atrás pra saber) e com nome muito diferente um do outro.
A outra possibilidade, seria meu bisavô, tbm por parte de mãe, que era português.. porém ele e meu avô são falecidos, restando pelo que pesquisei somente a naturalização né pra minha mãe, mas devido essa mudança de lei, não sei como fico na história.
O que vocês acham que devo fazer? Isso pra não começar um processo e perder dinheiro com emissão de certidões que depois não serviriam pra nada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Agora com alterações da lei já em vigor, qual caminho seguir?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8126/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ainda-nao-enviou-a-documentacao#latest
Encontrei um parente, aqui pelo fórum, ele tinha muita coisa da nossa árvore genealógica, mas esbarrávamos na mudança de nome feita pelos nossos antepassados ao chegarem no Brasil.
Minha esperança agora, já que não vou poder seguir minha linhagem é me naturalizar italiano por casamento, pois minha esposa é descendente e estamos reunindo toda a documentação.
Mas, boa sorte na outra opção Italiana.
Outra possibilidade, é você ir morar em Portugal, como casado com Européia, e depois de 6 anos morando legalmente em Portugal, você pode pedir Aquisição de Nacionalidade Portuguesa.