Troca de CNH brasileira por portuguesa

Olá Pessoal,

Tudo bem?

Estou para ir em breve para Portugal, minha carteira de motorista, vence agora dia 03/01/2018, eu indo para Portugal lá para Outrubro/2017 eu consigo realizar a troca de minha CNH?

Obs: não possuo nacionalidade ainda.

Att,

Henrique Fernandes Lopes.

Comentários

  • eu não tenho certeza, mas acho que tem a mesma validade, então se renovar aqui, quando trocar lá não haverá alteração, mas se trocar lá sem renovar aqui, em tres meses tera de renovar novamente lá.
    não sei dizer qual o procedimento mais tranquilo, quem mora lá pode dizer com mais propriedade.
    beijo
  • hlopeshlopes Member
    Minha preocupação é exatamente essa, pois parece que só consigo renovar antecipadamente com 1 mês de antecedência, só que vou viajar com uns 3 meses antes, estou um pouco preocupado.
  • Vc não conseguirá trocar a CNH brasileira pela portuguesa se ela estiver vencida.
  • hlopeshlopes Member
    Wesley, mas vamos supor que eu entregue ela para a troca com 1 mês antes de vencer, sabe como que funciona?
  • Não será aceito. Meu pai fez a troca de CNH quando morou em Portugal e foi-lhe dito que o prazo máximo para realizar a troca é de seis meses antes do vencimento. Eles emitem a CNH portuguesa e retém a brasileira para devolver ao Brasil. Quando vc voltar ao Brasil, precisará fazer uma nova CNH. Sugestão: antes de fazer a troca, faça uma cópia da CNH brasileira para facilitar quando for fazer uma nova aqui.
  • hlopeshlopes Member
    Wesley, muito obrigado!
    Me ajudou bastante, vou tentar correr para ver se consigo renovar antes de ir para lá.
  • @hlopes,
    complementando o @Wesley Prado, tem que renovar a CNH brasileira e entrar com pedido da carteira de motorista internacional.

    Procedimentos para a carteira internacional:
    1. Pagar o DUDA
    2. Agendar a entrega da documentação (agendar pelo site ou por telefone)
    3. Comparecer no posto com a documentação


    OBSERVAÇÕES:
    Se a CNH estiver vencida, não pode tirar a internacional
    Se tiver que alterar algum dado na CNH, alterar antes de tirar a internacional
    Aqui no Rio, o prazo de entrega varia de 1 a 3 dias úteis
    Serviço pode ser solicitado pelo próprio, pais, filhos, cônjuges, desde que comprovem o parentesco
    Vencimento da carteira internacional, é igual ao vencimento da CNH


    Documentos necessários:
    original e cópia da carteira Nacional de Habilitação
    original e cópia da carteira de identidade
    original e cópia do comprovante de pagamento da taxa de serviço (Duda código 204-6, R$ 114,68)
  • No meu caso, eu já tenho a nacionalidade e quero trocar a CNH brasileira pela carta portuguesa (chego lá em 24/11).
    O processo é o mesmo de quem não tem nacionalidade?
  • @Karina Barbosa , todas as informações oficiais e atuais estão nesse site :
    http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/TrocaCartaConducao/OutrasSituacoes/Paginas/OutrasSituacoes.aspx

    Entre outros detalhes, tem que certificar a carteira de motorista brasileira em um consulado aqui em Portugal.
  • tania870tania870 Member
    editado December 2019
    Aproveitando o tópico, alguém poderia me informar se eu trocar minha CNH categoria B pela portuguesa poderei dirigir motos de até 125cc? Digo isso porque olhei no site do IMT e lá diz assim: categoria B - Veículos ligeiros; veículos de categoria A1 (que são as motos de 125cc) para maiores de 25 anos ou portadores de licença de condução de ciclomotores. Essa regra das motos vale para quem fazer a troca da CNH categoria B brasileira pela portuguesa? Desde já agradeço a ajuda!
  • Vale! contanto que tenha 25 anos
  • editado January 6

    Boa tarde! Ainda sobre troca de CNH, tenho uma dúvida que não encontrei resposta: Minha CNH Brasil tem o código EAR = Exerce Atividade Remunerada porque dirigi Uber no Brasil, ao fazer a troca pela Carteira de Condução portuguesa mesmo tendo EAR preciso fazer a averbação no grupo II ou o EAR da CNH do Brasil o substitui?

    Ressaltando que em Portugal pretendo dirigir UBER e o IMT obriga após a troca da CNH do Brasil pela CNH de Portugal ir no IMT para averbar o Grupo II na CNH Portugal. (semelhante ao EAR do Brasil o Grupo II na CNH de Portugal indica que exerce atividade remunerada)

    Espero ter-me feito entender, bem como, que esta dúvida ajude outras pessoas.

    Obrigado.

  • @Pires Pires

    ate onde sei eles só não revalidam a categoria D e E da CNH , já vi muita gente revalidando e trabalhando , já deve sair com a autorização.


    sera que esse link te ajuda?

    https://blog.atlanticbridge.com.br/validar-carteira-de-motorista-estrangeira-dirigir-em-portugal

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.