Troca de CNH brasileira por portuguesa
hlopes
Member
Olá Pessoal,
Tudo bem?
Estou para ir em breve para Portugal, minha carteira de motorista, vence agora dia 03/01/2018, eu indo para Portugal lá para Outrubro/2017 eu consigo realizar a troca de minha CNH?
Obs: não possuo nacionalidade ainda.
Att,
Henrique Fernandes Lopes.
Tudo bem?
Estou para ir em breve para Portugal, minha carteira de motorista, vence agora dia 03/01/2018, eu indo para Portugal lá para Outrubro/2017 eu consigo realizar a troca de minha CNH?
Obs: não possuo nacionalidade ainda.
Att,
Henrique Fernandes Lopes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
não sei dizer qual o procedimento mais tranquilo, quem mora lá pode dizer com mais propriedade.
beijo
Me ajudou bastante, vou tentar correr para ver se consigo renovar antes de ir para lá.
complementando o @Wesley Prado, tem que renovar a CNH brasileira e entrar com pedido da carteira de motorista internacional.
Procedimentos para a carteira internacional:
1. Pagar o DUDA
2. Agendar a entrega da documentação (agendar pelo site ou por telefone)
3. Comparecer no posto com a documentação
OBSERVAÇÕES:
Se a CNH estiver vencida, não pode tirar a internacional
Se tiver que alterar algum dado na CNH, alterar antes de tirar a internacional
Aqui no Rio, o prazo de entrega varia de 1 a 3 dias úteis
Serviço pode ser solicitado pelo próprio, pais, filhos, cônjuges, desde que comprovem o parentesco
Vencimento da carteira internacional, é igual ao vencimento da CNH
Documentos necessários:
original e cópia da carteira Nacional de Habilitação
original e cópia da carteira de identidade
original e cópia do comprovante de pagamento da taxa de serviço (Duda código 204-6, R$ 114,68)
O processo é o mesmo de quem não tem nacionalidade?
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/TrocaCartaConducao/OutrasSituacoes/Paginas/OutrasSituacoes.aspx
Entre outros detalhes, tem que certificar a carteira de motorista brasileira em um consulado aqui em Portugal.
Boa tarde! Ainda sobre troca de CNH, tenho uma dúvida que não encontrei resposta: Minha CNH Brasil tem o código EAR = Exerce Atividade Remunerada porque dirigi Uber no Brasil, ao fazer a troca pela Carteira de Condução portuguesa mesmo tendo EAR preciso fazer a averbação no grupo II ou o EAR da CNH do Brasil o substitui?
Ressaltando que em Portugal pretendo dirigir UBER e o IMT obriga após a troca da CNH do Brasil pela CNH de Portugal ir no IMT para averbar o Grupo II na CNH Portugal. (semelhante ao EAR do Brasil o Grupo II na CNH de Portugal indica que exerce atividade remunerada)
Espero ter-me feito entender, bem como, que esta dúvida ajude outras pessoas.
Obrigado.
@Pires Pires
ate onde sei eles só não revalidam a categoria D e E da CNH , já vi muita gente revalidando e trabalhando , já deve sair com a autorização.
sera que esse link te ajuda?
https://blog.atlanticbridge.com.br/validar-carteira-de-motorista-estrangeira-dirigir-em-portugal
Sobre esse assunto, pelo que entendi até agora:
.Apenas residentes em Portugal podem pedir a troca. Não é apenas ter a dupla cidadania.
.A carteira deve estar na validade, se estiver próximo do vencimento antes de você ir morar lá, melhor renovar!
.O prazo para a troca é de 2 anos após ser resistente! Não pode passar disso e não deixar para fazer na última hora.
.Sobre a cópia autenticada no consulado, A princípio, as CNHs novas com o código qr no verso, dispensam isso! Carece de confirmação!
. Depois de pedir a troca, a CNH será recolhida, e entregue de volta para o Brasil. Você pode pedir a CNH de volta qdo retornar ao Brasil, entregando a carteira portuguesa.
. Durante o processo de obtenção da carta, será entregue uma provisória!
. Custo de 30 euros, não sei se cobre as avaliações médicas. Se alguém souber...
Fontes :