Meu caso...algumas dúvidas

Olá, tenho lido os tópicos da comunidade e já tirei muitas dúvidas aqui!

Acredito que meu caso seja simples, sou neto de portugueses, minha mãe ainda não é portuguesa...
Aqui somos 3 irmãos que desejamos obter a cidadania e nenhum de nós tem filhos.
Meus avós moram em Portugal então podem ajudar com os documentos que possam ser necessário de lá!

Não sei se fazemos 1º o processo da minha mãe ou diretamento os nossos..., me parece que por atribuição é mais simples e rápido, então é menos provável que tenhamos problemas...

Minhas dúvidas são quanto ao tempo...
Quanto tempo tem levado um processo de atribuição?
E um processo de aquisição por ser neto?
E se formos fazer a transcrição do casamento em Portugal, demora muito tempo?

Outro pequeno "detalhe" é que minha mãe é divorciada, mas ainda não casou de novo, sei que se fizermos o processo de atribuição teremos que transcrever o casamento antes, a CRC costuma exigir também a homologação do divórcio?

Obrigado! E desculpem pelo tamanho do texto... heeh

Comentários

• Ah, esqueci de dizer...

Somos do Niterói, então pelo que andei vendo aqui o consulado não é uma opção... teremos que mandar diretamente pra CRC.
  • Não sei se fazemos 1º o processo da minha mãe ou diretamento os nossos..., me parece que por atribuição é mais simples e rápido, então é menos provável que tenhamos problemas...

Resp: Sua mae tem que decidir se deseja a cidadania portuguesa. Em caso positivo os 4 processos seriam por atribuicao. Se ela nao quiser voces poderiam fazer por naturalizacao/aquisicao.
    Atribuicao esta demorando entre 6 e 8 meses e aquisicao 1 ano aproximadamente.

se formos fazer a transcrição do casamento em Portugal, demora muito tempo?

Resp. Em primeiro lugar a atribuicao da sua mae e logo a transcricao cuja demora depende da conservatoria onde apresentem o pedido. Dificil de dizer aqui.

Outro pequeno "detalhe" é que minha mãe é divorciada, mas ainda não casou de novo, sei que se fizermos o processo de atribuição teremos que transcrever o casamento antes, a CRC costuma exigir também a homologação do divórcio?

REsp: a homologacao sera exigida quando ela va atualizar seu estado civil e tera que ser feita com advogado.

O Consulado do Rio só deve ser usado para a legalizacao dos documentos que poderao ser enviados diretamente a Lisboa por correio ou aos seus avos para que os entreguem la.
    A transcricao de casamento podera ser feita por eles tambem, mas sua mae devera dar uma procuracao para um deles quando ja tenha a cidadania.

Concomitantemente com a transcricao de casamento, voces (filhos) poderiam enviar seus documentos, mas esse é um assunto para daqui a uns meses!!! rsrsrsr
  • Obrigado pelas respostas!

Outra dúvida que surgiu agora...

Só é preciso que um dos pais(ou avós) seja português, nesse caso em que ambos são portugueses, é necessário a certidão de nascimento de ambos ou basta fazer o pedido "escolhendo" um dos pais?
  • Basta a certidao de nascimento de um dos portugueses, desde que seja a certidao do portugues que tenha declarado o nascimento do filho e quando nao houve casamento, mas, se eles tiverem sido casados, a CRC tem exigido a transcricao mesmo quando o portugues tenha sido o declaranete, entao, tera que fazer a transcricao do casamento e ai precisara da certidao de nascimento de ambos.
  • No meu caso os dois são casados e o casamento já foi feita a transcrição do casamento, pois eles voltaram a morar em Portugal...

Então nesse caso será necessário enviar as duas certidões?
  • Nao, basta a certidao portuguesa de um deles com o casamento averbado.
  • Obrigado pela ajuda!
  • Aproveitando o tópico...

Estou começando a reunir os documentos pro processo da minha mãe, na certidão de nascimento dela não está averbado o casamento(e nem o divórcio...).

Nesse caso é preciso mandar também a certidão de casamento no processo!? Ou só é necessário depois quando for fazer a transcrição do casamento!?
  • 1º a sua mãe tem q nascer em pt.
    Quando o processo dela estiver concluido vc ter q fazer o averbamento do casamento dela.
    É uma coisa de cada vez.
    Depois vc da entrada no seu pedido.
    Entendeu.
  • Obrigado.

É que como o estado civil dela é divorciada fico com medo que depois peçam para enviar uma certidão de casamento comprovando o divórcio, o que iria atrasar ainda mais o processo...
  • Ricardo,

se os documentos dela estiverem com o nome de casada ( tera que enviar uma copia de um deles, RG ou passaporte ), entao tera que comprovar a mudanca do nome, o ideal e' averbar o casamento dela na certidao de nascimento, e' simples, so pedir no cartorio, ou, enviar a certidao de casamento para mostrar a mudanca dos nomes.
  • Depois do divórcio ela voltou a usar o nome de solteira, então o RG dela já está com o nome de solteira. A certidão só serviria mesmo pra comprovar o divórcio...

E se for mandar a certidão de casamento pode ser uma simples?
  • sim, nesse caso, pode ser certidao simples do casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.